20 de março de 2017

Frase do dia

Eu vejo um novo começo de era de gente fina, elegante e sincera, com habilidade pra dizer mais sim do que não. (Lulu Santos)

A volta do boêmio

Nos anos quarenta, do século passado, Nelson Gonçalves cantava: “ele voltou, o boêmio voltou novamente”. Pois, no terceiro mês deste ano de 2017, os moradores da Marina, em Itacuruçá, só ajustam uma palavra nesses versos e cantam: “ele voltou, o buraco voltou novamente.” Registre-se que ele já foi consertado na atual gestão municipal.

Processo seletivo em Itaguaí

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e a Prefeitura de Itaguaí chegaram a um acordo judicial, na última quarta-feira, pelo qual o município vai suspender a contratação de pessoal temporário. A exceção ficará quanto à nomeação para cargos comissionados de direção, chefia e assessoramento. Também ficou acertado que o Poder Executivo do município deverá efetuar o pagamento até o dia 20 de maio dos salários de dezembro dos servidores efetivos que recebem até R$ 1.500 brutos. O acordo foi celebrado durante audiência especial realizada na 19ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça, com a participação do órgão em auxílio à 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Angra dos Reis, e da Procuradoria de Justiça com atribuição e da Procuradoria Geral do Município de Itaguaí, além do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro, parte interessada no caso. (Fonte: MPRJ)

É Friboi?

A Operação Carne Fraca, deflagrada pela Polícia Federal na última sexta-feira, já fez história. Além de ser a maior investigação já realizada pela Polícia Federal , envolvendo mais de 1.100 policiais em seis estados do País e no Distrito Federal, também apontou grandes nomes da indústria alimentícia, como a JBS (dona da Seara, BigFrango e Friboi) e a BRF Brasil (que controla marcas como Sadia e Perdigão).  Consumidores revoltados expressaram sua comoção na internet, não sem razão, e as hashtags #CarneFraca, #CarnePodre e #CarnePodreFriboi estavam entre as Trend Topics do dia. A Friboi foi grande alvo das mensagens consternadas dos consumidores que, inclusive, defenderam um boicote ao frigorífico. “A Friboi não está nem aí para as carnes podres que vendeu, mas sim como vai vender o resto”, escreveu um internauta. “O nome da operação deveria ser #CarnePodre ao invés de Carne Fraca ”, apontou outro. (Fonte: Último segundo. Ig)

É Friboi? II

Líder mundial nas exportações de carnes de frango e bovina, o Brasil viu a credibilidade da produção presente em mais de 150 países ameaçada após a Operação Carne Fraca, que tornou público esquema de pagamento de propinas a auditores fiscais agropecuários para liberação em frigoríficos de carnes impróprias para o consumo. O escândalo teve proporção elevada por envolver duas entre as maiores empresas mundiais do setor: BRF, dona das marcas Sadia e Perdigão, e JBS, detentora da Friboi e da Seara Alimentos. O tamanho do estrago causado no mercado ainda será conhecido, mas a dimensão é calculada pela importância do setor para a economia brasileira. No ano passado, o grupo carnes respondeu por US$ 12,6 bilhões da balança comercial, se consolidando como o terceiro principal segmento exportador no país. De toda a produção de carne brasileira, cerca de 25% é vendida para o Exterior e 75% consumida no mercado interno.

Para refletir

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s