17 de março de 2017

Frase do dia

Um ser humano tem o direito de viver com dignidade, igualdade e segurança. Não pode haver segurança sem uma paz verdadeira, e a paz precisa ser construída sobre a base firme dos direitos humanos. (Sérgio Vieira de Melo) 

A novela

Aconteceu, ontem, mais um capítulo da “novela que nunca termina”, a das eleições de 2016. Diz o despacho interlocutório a respeito da audiência realizada no juízo eleitoral de Mangaratiba a respeito do processo que envolve o ex-prefeito Dr. Ruy Quintanilha e o vereador eleito Anderson Quadros:  “Aos 15 de março de 2017 foi aberta a audiência às 13:40 horas na presença do MM Juiz de Direito Marcelo Borges Barbosa e o ilustre representante do Ministério Público.  Ao pregão, responderam a parte autora e a parte ré Anderson Quadros acompanhadas pelos seus patronos, bem como as testemunhas conforme termos em apartado. Pelas partes foi dito que não possuem provas a serem produzidas e requerem prazo para alegações finais. Pelo Juiz foi deferido o seguinte Despacho: Às partes em cinco dias para apresentarem alegações finais.  Nada mais havendo, mandou o MM. Juiz  encerrar a presente às 14:30 horas”. Em breve, os últimos capítulos.

Biometria

A partir de hoje, sexta-feira, os eleitores de mais oito municípios poderão fazer o cadastramento biométrico. Entre eles está Mangaratiba. Para ser atendido, o eleitor deve agendar o comparecimento pelo site do TRE-RJ, ou pelo telefone (21) 3436-9000. Até o momento, mais de 900 mil eleitores já realizaram a biometria no estado do Rio. O sistema com leitor biométrico identifica as impressões digitais e impede que alguém vote no lugar de outro eleitor, ou mesmo que utilize um documento falso de identidade para tirar o título, já que cada pessoa possui impressões digitais únicas. Quando comparecer ao cartório eleitoral, o eleitor terá os seguintes dados coletados: assinatura, fotografia e impressões digitais. Mais informações no site www.tre-rj.jus.br/biometria.

Biometria II

O novo sistema de identificação eleitoral pretende expurgar dos registros todas as suspeitas de fraudes praticadas nas eleições de 2012 e de 2016. Em 2102, suspeita-se que foram mais de seis mil inscrições ou transferências irregulares para Mangaratiba. Em 2016, a suspeita é de que alcançaram cerca de três mil títulos.

Biometria III

Levando em conta a “mania” do brasileiro de deixar tudo para a última hora, é prudente que cada um de nós aproveite os próximos meses para realizar esse recadastramento, vez que, a partir de abril do ano que vem (seis meses antes das eleições de 2018) a revisão e digitalização das impressõies digitais deve ser interrompida e, quem não tiver feito o recadastramento não poderá votar nas eleições de outubro de 2018, para presidente, senador, governador, deputados federais e estaduais.

Biometria IV

A alternativa, para aqueles que deixarem para a última hora o recadastramento digital, certamente será a de esperar longas filas na porta do cartório eleitoral.

Cabo de guerra

A justiça estadual determinou a suspensão (temporária) da contratação temporária de servidores para compor o quadro necessário ao funcionamento da educação em Itaguaí. A pressão em favor dessa medida adveio do Sindicato dos Professores de Itaguaí e de vereadores que fazem oposição ao atual governo. Na contramão dessa posição, e em defesa do direito das crianças e adolescentes poderem ter aulas regulares, um grupo já se posiciona de outra forma, como mostra a convocação a seguir.

Anúncios

2 respostas em “17 de março de 2017

  1. Cabo de guerra.
    Professor.
    Itaguaí já pagou dezembro de 2016 e o décimo terceiro dos seus famintos servidores?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s