04 de março de 2017

Frase do dia

Quando os homens pensam que são como os deuses, geralmente são muito menos que homens. (D H Lawrence)

Caixa eletrônico

Nessa sexta-feira, um dos caixas eletrônicos de Itacuruçá, instalado na padaria do Cerrado, voltou a funcionar. Os outros dois, instalados na padaria da praia, em frente ao quiosque do Zé do Milho, continuam inoperantes.

Idade da pedra

Apesar do retorno à atividade de um caixa eletrônico no distrito, continuamos no limiar da “idade da pedra”, ou melhor dizendo, como cidadãos de segunda classe. Por aqui, e em Muriqui, quem não pode (ou não quer) colocar suas contas de consumo em débito automático, precisa gastar nove reais de passagem para ir a Itaguaí pagar suas contas e honrar os compromissos.

Problemas “a balde”.

Acabou o carnaval e, com o fim do evento, também a pressão de demanda sobre os serviços públicos. Entretanto, curiosamente, se nos dias de folia não tivemos maiores problemas, bastou passar a quarta-feira de cinzas para eles voltarem. Metade de Itacuruçá está sem água nas torneiras. A outra metade se contenta com um fraco fio que mal consegue chegar nas torneiras de jardim.

Descaso absoluto

Uma equipe da Secretaria Municipal de Educação de Itaguaí encontrou 2 mil agendas escolares abandonadas, desde 2012, no almoxarifado. O material foi adquirido pelo atual prefeito, Carlo Busatto Júnior, no último ano do seu mandato passado. Mas, como tinham a logomarca da sua gestão, não foram usadas pelo sucessor, Luciano Mota, nem por seu sucessor Wesley. Como as agendas não associam, em suas páginas, a data ao dia da semana, podem ser reutilizadas em qualquer ano. Sendo assim, elas já foram redistribuídas pelas escolas da rede municipal. (Fonte: Jornal Extra)

Utilidade pública

A campanha de vacinação contra gripe será antecipada neste ano, a exemplo do que ocorreu em 2016. O ministro da Saúde, Ricardo Barros, afirmou que postos de saúde de todo o País vão ofertar o imunizante para grupos prioritários a partir de 17 de abril. Para profissionais de saúde, a vacinação começa ainda mais cedo: a partir do dia 10 de abril. Professores das redes pública e particular de ensino passarão neste ano a ser vacinados contra a gripe em postos de saúde. A classe profissional não fazia parte do grupo beneficiado pela campanha. A antecipação do calendário foi feita diante do pedido de secretários estaduais de Saúde da Região Sul do País. Entre as justificativas para solicitação estava o comportamento que a doença apresentou no ano passado. O aumento de casos da infecção foi registrado logo depois do verão, antes mesmo de a vacinação ter início. O fenômeno levou a um aumento importante de casos de gripe e de mortes provocadas pela doença. (Fonte: Agência Estado)

Quaresma

O verdadeiro jejum foi o tema da homilia do Papa Francisco na missa celebrada na manhã dessa sexta-feira, na Capela da Casa Santa Marta. As leituras do dia falam do jejum, da penitência a que somos convidados a fazer no tempo da Quaresma para aproximar-nos ao Senhor. A Deus agrada “o coração penitente” – diz o Salmo – “o coração que se sente pecador e sabe ser pecador”. Na primeira leitura – tirada do Livro do Profeta Isaías – Deus repreende a falsa religiosidade dos hipócritas que jejuam enquanto cuidam dos próprios negócios, oprimem os operários e brigam “ferindo com punhos iníquos”.  Por um lado fazem penitência e por outro cometem injustiças, fazendo “negócios sujos”. O Senhor, ao contrário, pede um jejum verdadeiro, atento ao próximo. O outro é o jejum “hipócrita”. É um jejum para se mostrar ou para sentir-se justo, mas ao mesmo tempo cometem injustiças, não são justos, exploram as pessoas. “Mas eu sou generoso, farei uma bela oferta à Igreja” – ‘Mas me diga, tu pagas o justo às tuas domésticas? Paga teus funcionários sem assinar a carteira? Ou como quer a lei, para que possam dar de comer aos seus filhos?’”.

Quaresma II

O Papa Francisco fala de um caso ocorrido logo após a II Guerra Mundial com o jesuíta Padre Arrupe, quando era missionário no Japão. Um rico homem de negócios fez a ele uma doação para atividades de evangelização, mas o acompanhava um fotógrafo e um jornalista. O envelope continha somente 10 dólares: “Nós também fazemos o mesmo quando não pagamos o justo à nossa gente. Pegamos de nossas penitências, de nossos gestos, do jejum, da esmola, aceitamos uma propina: o suborno da vaidade, de se mostrar. Isso não é autenticidade, é hipocrisia. Por isso, quando Jesus diz ‘Quando vocês rezarem, entrem no seu quarto, fechem a porta, no escondido, quando derem esmola não faça soar a trombeta, quando jejuar não fiquem tristes. É o mesmo que dizer: Por favor, quando vocês fizerem uma boa obra não aceitem propina desta boa obra, é somente para o Pai.” (Fonte:  Radio Vaticano)

Anúncios

2 respostas em “04 de março de 2017

  1. Pois é Professor.
    Hoje têm mais blocos desfilando e entoando o mantra imbecil de “fora Temer” cada vez que uma câmera aparece.
    O que eles querem?
    Volta Dilma?
    Parar as reformas sonhadas por todos que tem mais de dois neurônios?
    Eleições indiretas imprevisíveis?
    Boçal rima com Carnaval.
    Que o diga Crivella!

  2. Quaresma.
    Professor.
    Se o homem foi criado pelo Senhor,e a alimentação faz parte de sua natureza,conforme projeto original,como pode o jejum aproxima-los?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s