13 de fevereiro de 2017

Frase do dia

Não somos ricos por causa das coisas que possuímos, mas pelo que podemos fazer sem possuí-las. (Immanuel Kant)

Dando certo

Ao que parece, a estratégia de repressão ao turismo predatório, van’s e ônibus piratas e carros de som está dando certo. O fim de semana, mesmo de sol forte tanto no sábado quanto no domingo, foi de grande tranquilidade no distrito e no município. Nas palavras de um morador> “nem parece que estamos em pleno mês de fevereiro.”. A Expresso ontem, pelo menos, colocou mais carros nas linhas para Itaguaí e Nova Iguaçú. No conjunto, um fim de semana típico de verão sem o descalabro de anos anteriores.

Cachorrada

O poder público municipal precisa tomar alguma providência, urgente, quanto à presença de bandos de cães vadios nas ruas de Itacuruçá. Com o aparecimento de alguma cadela no cio, eles se reunem em bandos de doze, quinze ou até vinte animais correndo pelas ruas de forma descontrolada, assustando a população.

Ruas escuras

No “diz-que-diz” a respeito da manutenção da iluminação pública nas ruas do município, um morador se prontificou a comprar, do próprio bolso, as lâmpadas necessárias à iluminação de sua rua. O motivo dessa decisão foi que ele descobriu, em contato com uma autoridade municipal, que a regularização do serviço deve demorar ainda cerca de seis meses.

Ruas escuras II

A se confirmar o prazo de regularização, porquê, então, a atual gestão do município não faz um contrato emergencial com alguma empresa especializada na área, para, ao menos, corrigir os principais problemas? Dinheiro para isso não deve faltar, já que todos continuamos pagando a tal “taxa de iluminação pública” nas contas de energia, seja comercial ou residencial.

Desabafo

Neste sábado, dia 11, estive na Praia do Saco após 3 meses desde a última vez. O que encontrei foi o abandono de desde a última vez que lá estive acrescido de 3 meses. Ironicamente falando, penso que o prefeito que saiu não sabia que a Praia do Saco faz parte de Mangaratiba. O ex-prefeito, que está preso, em 6 anos nada fez na região. O atual prefeito, quando governou por 6 anos até ser cassado, se limitou a pintar o guarda corpo da ponte sobre o rio e chamou isso de realização e também trocou a pavimentação de uma rua. O valão ao longo da orla está assoreado e fétido por esgoto podre. A iluminação da orla e de vias internas está a meia luz ou menos, em razão das muita luminárias apagadas. E essa é a principal praia urbana do primeiro distrito.

Governança

Nas prefeituras da Baixada a reclamação dos novos prefeitos são quase as mesmas: crise, caixa quase zerado, dívidas, problemas. Depois de mais de um mês da nova administração o trabalho ainda é de “arrumar a casa”, e, ao que parece, falta muito para a casa entrar em ordem. (O Dia)

Suspiro

Os mais de 10 milhões trabalhadores que têm saldo em conta inativa do FGTS vão saber amanhã quando começa a liberação do saque. O calendário de pagamentos será divulgado pelo governo federal, às 11h, em cerimônia no Palácio do Planalto. A data prevista para as primeiras retiradas é 13 de março. A ordem dos saques será baseada no mês de aniversário do trabalhador, assim como acontece como o pagamento do abono do PIS/Pasep. Poderão retirar o dinheiro todos que tiverem uma conta do fundo encerrada até 31 de dezembro de 2015. Conta inativa é aquela que não recebe mais depósitos. Isso ocorre sempre que o trabalhador é desligado da empresa. (Fonte: O Dia – Economia)

Anúncios

3 respostas em “13 de fevereiro de 2017

  1. A ausência de compromisso com o cidadão é vergonhosa. Estou desde novembro do ano passado pedindo a chamada agora Enel para recolocarem os fios que caíram do poste sobre meu portão após a queda de uma árvore e até hoje nada. Desisti. Estou esperando a próxima tragédia para entrar com processo contra eles, parece que só assim eles andam.

    • Sobre o problema da fiação solta, já temos legislação sobre isso em Mangaratiba que é a Lei Municipal n° 997/16 cujo projeto foi de autoria do então vereador Alan Bombeiro (PSDB). A norma obriga as empresas e as concessionárias que fornecem energia, telefonia, banda larga, TV a cabo ou outro serviço, por meio da rede aérea, a retirar dos postes a fiação excedente e sem uso que tenham instalado. Ou seja, a Prefeitura, uma vez acionada (sugiro usar o SIC para registrar sua reclamação), passa a ter o poder-dever de tomar providências contra a companhia dona do fio.

      Essa lei prevê também que, em quinze anos, toda a fiação dentro das áreas urbanas, passe a ser subterrânea.

      Ontem mesmo registro duas reclamações no SIC da Prefeitura sobre esse assunto, o que cheguei a ver na caminhada feita sábado pela linha de Muriqui até Itacuruça e depois dando a volta na Ilha de Itacuruça. Trata-se do melhor canal de comunicação que o cidadão mangaratibense tem hoje no Município com o Poder Público.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s