02 de fevereiro de 2017

Frase do dia

Eu não acredito em caridade. Eu acredito em solidariedade. Caridade é vertical,  vai de cima para baixo. Solidariedade é horizontal, respeita a outra pessoa e aprende com o outro. A maioria de nós tem muito o que aprender com as outras pessoas. (Eduardo Galeano)

Bom conselho

Quem ouve esquece. Quem vê imita. Quem justifica não faz. Quem faz aprende. Quem aprende produz. Quem produz inova. Quem inova sustenta e quem sustenta é feliz! (Içama Tiba em entrevista sobre o livro “Educação Familiar – Presente e futuro”)

Para as calendas gregas

Aarão será prefeito de Mangaratiba pelo menos até que o Supremo Tribunal Federal decida sobre a aplicação da Lei 135/2010. Assim se manifestou o presidente do TSE a repeito do processo relacionado a Mangaratiba. “Trata-se de requerimento protocolado por Aarão de Moura Brito Neto para que seja sobrestado o REspe nº 234-21.2016.6.19.0054 até que seja encerrado o julgamento do RE nº 929.670, evitando-se eventual decisão conflitante e prejuízo ao candidato eleito no Município de Mangaratiba/RJ. Ante o exposto, não há urgência a justificar a atuação desta Presidência na apreciação do pedido formulado. Remetam-se os autos ao relator sorteado. Publique-se. Brasília, 31 de janeiro de 2017. Ministro Gilmar Mendes – Presidente.”

Para as calendas gregas II

Segundo o despacho do presidente do TSE, a côrte eleitoral só deverá se pronunciar quanto à questão da elegibilidade ou inelegibilidade do atual prefeito depois que o STF decidir quanto à aplicabilidade da lei em questão para os fatos ocorridos nas eleições de 2008. Esse julgamento está suspenso, porque um dos ministros pediu “vistas”, ou seja, mais tempo para estudar o assunto.

Para as calendas gregas III

A questão imediata que se impõe é quando o STF julgará esse mérito. A realidade é que não há prazo definido para isso. O tema pode vir a ser discutido numa das próximas reuniões plenárias, ou pode entrar em pauta apenas até o final do ano ou mesmo no ano que vem. Ou, ainda, em 2019. Enquanto isso, o prefeito eleito continuará no pleno exercício do mandato.

Calendas

“Deixar para as calendas gregas” significa “deixar para uma data muito distante”. É adiar a solução de alguma coisa para um tempo que nunca há de vir. Calendas (daí o calendário) era o primeiro dia de cada mês no calendário romano. Não havia o termo calendas no calendário grego. Quando os romanos ironicamente falavam das “calendas gregas”, queriam referir-se a uma data que não existia. Adiar a solução de um problema para as calendas gregas é, portanto, deixar para o dia de “São Nunca”.

Alan Bombeiro

Alguns internautas reclamam, através das redes sociais, a ausência no cenário político do ex-vereador Alan Bombeiro. Há até quem diga que ele “abandonou” o município e viajou para os Estados Unidos. O que esses reclamantes deixaram de considerar é que o ex-vereador perdeu as eleições para a prefeitura e, por consequência, também o mandato de vereador. Ele voltou a ser um cidadão comum, sem mandato ou poder para fazer com que as coisas possam vir a ser diferentes no município.

Convidado indesejado

O presidente Michel Temer não foi à sessão de abertura do Ano Judiciário no Supremo Tribunal Federal, marcada para essa quarta-feira.  A sessão foi restrita aos membros da Corte. Os ministros do STF decidiram evitar o constrangimento de receber nessa cerimônia, por questões protocolares, o ainda presidente do Senado, Renan Calheiros, cujo caso deve ser julgado a qualquer momento. Trata-se da ação que pretende determinar o afastamento do ocupante de cargo na linha sucessória da Presidência da República que se transformou em réu, na própria corte. É o caso de Renan. Assim, a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, decidiu realizar apenas uma solenidade restrita que contou com homenagens ao ministro Teori Zavascki.  (Fonte: Diário do poder)

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s