17 de janeiro de 2017

Frase do dia

Nascemos para manifestar a glória do Universo que está dentro de nós. Não está apenas em um de nós: está em todos nós. (Nelson Mandela)

Cada um no seu quadrado

Depois do vereador Charles Graçano, agora é o novo vereador Heider Rangel que avança além dos limites de suas atribuições legislativas. Diz ele através de uma rede social: “Bom dia, meus amigos. E nosso sábado foi assim. Visitamos o nosso querido Distrito da Serra do Piloto. Apesar de sua hospitalidade, os moradores precisam de muita atenção do Poder Público.Aproveitei e visitei o Posto de Saúde. Anotei as reivindicações dos profissionais e vou apresentar ao prefeito Aarão.  Até os pneus da ambulância estão em péssimo estado de conservação. Também estivemos com os moradores nas ruas e muita coisa tem que ser feito na localidade. Então é isso amigos. Caso você queira falar com a gente pode ser por aqui, no site ou no instagram. Bom começo de semana a todos!”

Boto cinza no Fantástico

Diz uma moradora “Vou dar minha leiga opinião: Não sou bióloga, mas sou geógrafa e tive a oportunidade de vivenciar junto a SEMAP esses problemas. Lembro de quando tinham mais de 400 botos e hoje temos 35, a maioria em Itacuruçá. E vejo que a extinção da espécie está muito perto. Pois a Marinha que é Federal não tem a obrigação, ou melhor diz não ser de sua competência a fiscalização da pesca ilegal. Já o Município tem a obrigação de fazer, mas infelizmente não tem competência. Não tem lancha própria, os fiscais não tem a porte de arma, entre outras dificuldades. E por fim a polícia ambiental mesmo antes de estarem nesse caos, nunca foram atuante em nossa região nesse aspecto. E o pior, grandes empresas poluem nossa baía todos os dias e pasmem com licença ambiental concedida pelo Estado para tal prática. Mas deixo claro que a Marinha sempre ajudou o Município no possível, nunca se negaram a emprestar a lancha. Os fiscais ambientais e o GPA são os verdadeiros heróis e são profissionais capacitados para auxiliar na preservação ambiental. Porém falta uma estrutura. Se não houver união Federal, Estadual (para rever essa licença) e Municipal ( fiscalizando e combatendo a pesca ilegal) logo os botos serão apenas histórias para contarmos. Me sinto indignada e triste com esta situação.”

O buraco do barril

Mudou o governo, mas o barril resiste na entrada de um dos bairros com o Iptu mais caro de Itacuruçá. A rua de entrada da marina continua vivendo a mesma situação de “conserta x afunda” que acontecia na gestão passada.buracos

Bye bye Expresso

Depois de perder nove linhas na baixada fluminense para a viação Reginas, o Detro divulgou mais uma providência em relação à expresso Mangaratiba. Conforme determinação do Departamento de Transportes Rodoviários publicada nessa segunda-feira (16/01), no Diário Oficial, a Expresso Mangaratiba sofrerá intervenção em cinco linhas, a partir de 0h do próximo sábado (21/01). A decisão visa garantir o pleno atendimento aos usuários das linhas operadas pela empresa, considerando a regularidade, qualidade, continuidade e segurança do serviço. A partir do dia 21, a empresa deixa de operar as linhas: 451T Duque de Caxias – Campo Grande (via Éden) “SA”, 117T Duque de Caxias – Mangaratiba (via Campo Grande) “SA”, 564T Duque de Caxias – Campo Grande (via Parada de Lucas) “SA”, 1904T Duque de Caxias – Campo Grande “A” e 2904T Duque de Caxias – Santa Cruz “A”. Em caráter emergencial, o primeiro trajeto será operado pela Transportes Flores e os demais pela Viação Reginas. (Fonte: Assessoria de Imprensa do Detro)

Seis por meia dúzia? 

Estão comemorando o que? Trocar a expresso Mangaratiba pela auto viação Reginas, é o mesmo que trocar seis por meia dúzia! Causou-me surpresa a notícia de que a empresa de ônibus auto viação Reginas assumirá 9 linhas da expresso Mangaratiba, e como nem todas as surpresas são agradáveis, essa, é uma delas. Segundo a ouvidoria do DETRO-RJ, a auto viação Reginas, com sede e garagem no município de Magé, está no ranking negativo, entre as 10 piores empresas de ônibus do estado desde 2012, em situação pior do que a expresso mangaratiba. As principais queixas dos usuários contra a auto viação Reginas são: não parar no ponto; horário irregular; falta de ônibus; má conservação da frota; falta de ônibus urbano (2 portas); excesso de lotação; direção perigosa; itinerário alterado e ar-condicionado defeituoso. Assim como a expresso Mangaratiba, a auto viação Reginas é uma das recordistas em reclamações e multas por falta de ônibus urbano (2 portas), uma infração cometida como forma de burlar a gratuidade dos idosos, dos estudantes e dos portadores de necessidades especiais. (Por: Sérgio Prata)

Gestor age

Quinze dias após assumir o comando da prefeitura de Itaguaí, que encontrou em absoluto estado de calamidade financeira, o prefeito Charlinho divulgou, ontem, o calendário inicial de pagamento dos salários dos servidores para este início de 2017 e parte do pagamento dos atrasados deixados por seu antecessor.calendario-itaguai

Para não esquecer

O inicio do povoamento de Mangaratiba, de forma mais sistemática, aconteceu por volta de 1620, e logo ergueu-se uma capela dedicada à Nossa Senhora da Guia, que existiu até 1785 quando iniciaram-se as obras para a construção de uma igreja no mesmo local. As obras prosseguiram durante dez anos e a igreja foi concluída em 1795, pelo Padre Joaquim José da Silva Feijó, à custa própria. A igreja é revestida de azulejos portugueses em sua fachada frontal e torre sineira. Capela mor com forro de madeira, em abóboda de berço. Lustre de prata em baixo relevo e imagem de Nossa Senhora da Guia em madeira em estilo do final do barroco e início do rococó. Localizado em frente à Igreja de Nossa Senhora da Guia, o Cruzeiro de pedra foi trazido de Portugal em 1700 e inaugurado em 1885, é um marco de formação de Mangaratiba. No entanto, como dizem os jovens, “só que não”. Há alguns anos, por ocasião de festividades no município, algum “apedeuta” resolveu utilizar o cruzeiro histórico como ponto de ancoragem de bandeirolas. Resultado, quebraram o cruzeiro. Ele foi retirado sob a desculpa de vir a ser reconstruído mas, até agora, quatro anos depois, ninguém mais fala disso.cruzeiro-mangaratiba

Anúncios

3 respostas em “17 de janeiro de 2017

  1. Como ocorre na surdina, amanha a vereança esta votando o novo organograma da Prefeitura com seus novos salarios para diversos cargos. Bom saber tb q atraves de articulações de um certo vereador de Muriqui alguns funcionarios efetivos q apoiaram o antigo governp do Dr. Ruy continuaram com regaluas e beneficios na Sec de Fazenda desta Prefeitura.Isso é o início de varios tapas na cara que a populaçao deve levar juntamente com aqueles q levantaram a bandeira do Pref eleito Aarao.
    Mais uma grande e inicial SACANAGEM com o funcionario e seus partidarios.
    Cambada de falsos!

  2. Boa noite!

    Não acho que o ver. Hélder Rangel (Heider é o nome do irmão dele) esteja “além dos limites de suas atribuições legislativas”.

    Como sabemos, o vereador, além de aprovar as leis, também é um fiscal do Município de modo que ele está correto em visitar a Serra do Piloto no fim de semana. Pois, ao conhecer a situação do distrito, o edil poderá indicar ao prefeito providências para melhorar a vida da comunidade, seja expedido ofício de seu gabinete ou propondo uma indicação quando as sessões ordinárias da Câmara retornarem na segunda metade de fevereiro.

    Desde o dia primeiro, venho acompanhando os trabalhos dos dois vereadores do partido que faço parte, o PSDB, e vejo que ele vem inuciando de maneira satisfatória.

  3. Com relação às linhas da Expresso, entendo que uma solução viável seria o novo governo, com os pés no chão, criar novas linhas entre distritos (todas integradas), com preço subsidiado, e que levem os passageiros até à divisa com Itaguaí onde haveria um ônibus urbano do município vizinho prosseguindo viagem tal como ocorre em Conceição de Jacareí no sentido Angra. Um bom sistema de transporte urbano não só reduziria a nossa dependência das linhas intermunicipais como ofereceria uma alternativa ao usuário, podendo o serviço ser prestado por concessionária ou por empresa municipal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s