14 de janeiro de 2017

Frase do dia

Antes de a mão manejar a espada, ela deve localizar o inimigo e saber como enfrentá-lo. (Paulo Coelho)

Alvíssaras

No dia de ontem a atual gestão municipal, através de seus agentes, recolheu em Itacuruçá todos os entulhos que  enfeiavam a cidade e se tornavam pontos de proliferação de roedores. Vale o registro da providência ansiada por todos os moradores.

Re…partir

O projeto de lei, enviado pelo Sr. Prefeito Aarão, que extingue o organograma anterior e cria um novo contexto organizacional com pouco mais de 2500 cargos comissionados sendo cerca de 800 novos cargos em relação ao anterior, acabou não sendo votado na sessão legislativa da última quinta-feira. A sessão foi adiada, vez que os vereadores não chegaram a acordo quanto a algumas dúvidas existentes no projeto, como por exemplo a questão do FG e abono. Assim, esse projeto ficou para ser votado no próximo dia 18.

Desvio de função

Qual, afinal o limite de atuação de um vereador? A resposta pode ser encontrada com uma simples visita ao site do Tribunal Superior Eleitoral. Consta lá: Originário do grego antigo, o vocábulo vereador vem da palavra “verea”, que significa vereda, caminho. O vereador, portanto, seria o que vereia, trilha, ou orienta os caminhos. Existe no idioma brasileiro o verbo verear, que é o ato de exercer o cargo e as funções de vereador. Resumindo, o vereador é a ligação entre o governo e o povo. Ele tem o poder de ouvir o que os eleitores querem, propor e aprovar esses pedidos na câmara municipal e fiscalizar se o prefeito e seus secretários estão colocando essas demandas em prática. Por isso, é importante que o eleitor acompanhe a atuação do vereador para verificar se o trabalho está sendo bem desenvolvido.

Segue

Ao vereador cabe elaborar as leis municipais e fiscalizar a atuação do prefeito. São os vereadores que propõem, discutem e aprovam as leis a serem aplicadas no município. Entre essas leis, está a Lei Orçamentária Anual, que define em que deverão ser aplicados os recursos provenientes dos impostos pagos pelos cidadãos. Também é dever do vereador acompanhar as ações do Executivo, verificando se estão sendo cumpridas as metas de governo e se estão sendo atendidas as normas legais. A Constituição Federal e as leis orgânicas municipais estabelecem tudo o que o vereador pode e não pode fazer durante o mandato. Os vereadores fazem parte do Poder Legislativo, e discutem e votam matérias que envolvem impostos municipais, educação municipal, linhas de ônibus e saneamento, entre outros temas da cidade.  (Fonte: TSE)

Mas, em Mangaratiba

Assim se pronunciou um vereador em rede social. “Na manhã de hoje (13) de Janeiro junto aos Administradores de Muriqui, Tafarel e Abias visitamos os quiosques da orla de Muriqui, e passamos as lixeiras que estavam acorrentadas aos seus comércios e outras que estavam na ciclovia para os postes a frente do quebra-mar, ou seja, foram devolvidas ao solo Público, os quiosques já foram orientados a comprar suas próprias lixeiras inclusive. Com isso as latas de lixo terão mais visibilidade pelos frequentadores da praia, logo começaremos uma ação em conjunta com a Prefeitura de conscientização e fiscalização em toda orla, por hora começamos dando esse pequeno passo. Gostaria de agradecer o Prefeito Aarão pelo pronto atendimento, salvo que vamos nos empenhar em manter a ordem nas orlas da cidade, estou a disposição de todos e somando forças com Prefeito Aarão, tenho fé que vamos mudar esse quadro!”

Cada um no seu quadrado

Esse trabalho, apesar de todos os méritos da boa intenção, é de responsabilidade do poder executivo, mais especificamente da secretaria de segurança e ordem pública, atualmente sob o competente comando do Sr. Vitor Carvalho, e não atribuição de vereador..

Utilidade pública

Como diz a música da Anitta: “prepara, agora”. O Departamento de Transportes Rodoviários-Detro, informa que foi publicada na edição dessa quarta-feira do Diário Oficial do Estado, a portaria Detro 1.300 que autoriza as novas tarifas para o sistema rodoviário intermunicipal de passageiros do Estado do Rio de Janeiro. O índice de reajuste, determinado pela variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo dos últimos 12 meses, é de 6,99%. Às tarifas obtidas pela aplicação dos coeficientes atualizados pela variação do IPCA foram adicionadas o valor de R$ 0,2783, referente às gratuidades. As novas tarifas intermunicipais entram em vigor a partir de 00 hora do dia 14 de janeiro de 2017. O aviso sobre o valor das novas tarifas deverá ser afixado hoje pelas empresas, nos ônibus, guichês e pontos de vendas de passagens.

Enquanto isso

Ao que parece, já em final de autorização para a exploração das linhas em Mangaratiba, a Expresso vem diminuindo, visivelmente, o número de veículos que fazem o trajeto Itaguaí x Itacuruçá. Seguidos são os relatos de demora de mais de uma hora, tanto em um sentido quanto no outro entre os coletivos. Aliás, corre o boato de que a empresa Real Rio, que iria assumir essas linhas, foi impedida de fazê-lo, entretanto, (também boato sem confirmação) a empresa Flores, associada à Real Rio, assumiria essas linhas. Algumas das outras linhas da Expresso, como a Itaguaí x Caxias já passam, a partir de hoje, para a viação Reginas.

Eu avisei!casar-e

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s