31 de dezembro de 2016

Frase do dia

Para sonhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo. Eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre. (Carlos Drummond de Andrade)

Ano novo, velhos problemas

Mangaratiba não é mais um paraíso. Ontem sem energia. Hoje acabei de voltar da praia e não encontrei uma gota de água! Inferno! Ontem fui dormir três horas da manhã por falta de energia e hoje vou dormir sem tomar banho! Acorda Ampla e Cedae! (De um morador de Conceição de Jacareí)

Ano novo, velhos problemas II

Enquanto isso, em Itacuruçá, a principal notícia do dia de ontem (fora o engarrafamento da Rio Santos, da falta de locais para estacionar no distrito, das filas nas padarias logo de manhã) era a falta de energia elétrica na Gamboa. Ao que parece, o transformador que regula o fornecimento na localidade estourou e a Ampla, até o meio da tarde, ainda não tinha providenciado sua substituição.

Ano novo, velhos problemas III

Reclama um morador, cheio de razão. “Aqui em Itacuruçá pedestres andam pelas ruas e carros descansam nas calçadas. Bagunça. Cadê o choque de ordem? Ou é dá desordem?”choque-de-ordem

No apagar das luzes

O Diário Oficial de Mangaratiba de número 560, último da gestão do prefeito que sai, Dr. Ruy Quintanilha e publicado ontem, último dia de sua gestão, divulgou a prorrogação por períodos variáveis de até um ano, de contratos com diversos fornecedores que, somados, vão a quase quinze milhões de reais. Tudo a ser honrado pela futura administração municipal.

Cautela e caldo de galinha

O prefeito eleito de Itaguaí, o Charlinho, tomará posse neste domingo às 17h na Câmara Municipal. O vice-prefeito, Abelardinho Goulart, e os 17 vereadores também serão empossados na mesma cerimônia. Na ocasião, serão anunciadas as primeiras medidas de gestão para recuperação das finanças da cidade, entre as quais a redução do número de secretários de 20 para 15. Charlinho assumirá a Prefeitura de Itaguaí em meio a um caos: servidores com salários atrasados desde novembro e sem décimo terceiro; queda na arrecadação; lixo espalhado pela cidade; hospital municipal e postos de saúde sem insumos e médicos, UPA fechada; movimentos de greve do funcionalismo público; além da ocupação da sede da Prefeitura desde 22 de dezembro por servidores revoltados com o atraso no pagamento de seus vencimentos. Some-se a isso a falta de uma transição de governo para que a equipe do prefeito eleito tomasse conhecimento da real situação da administração municipal. Diante desse quadro, Charlinho anunciará as primeiras medidas, entre elas a suspensão, por 30 dias, do atendimento ao público pela Prefeitura, exceto serviços essenciais de posto de saúde, hospital e abrigos. Esse é o prazo considerado necessário para os novos secretários organizarem a estrutura administrativa. Será realizado ainda um recadastramento de todo o funcionalismo municipal; a devolução dos servidores cedidos à Prefeitura e convocação dos funcionários municipais cedidos a outros órgãos e realizado o levantamento patrimonial público. (Fonte: Política RJ)

Brasil, para principiantes

Depois do nadador norteamericano que logo foi desmascarado pela Polícia Civil carioca ao tentar dar o golpe do falso assalto, dessa vez o caso envolveu o ex- embaixador da Grécia. A polícia civil do Rio confirmou que o corpo encontrado em um carro carbonizado é do embaixador da Grécia no Brasil, Kyriakos Amiridis. A informação foi dada com exclusividade no RJTV, pela repórter Bette Lucchese. Os investigadores pediram à Justiça a prisão de quatro pessoas que teriam planejado e matado o diplomata. Entre elas, a embaixatriz Françoise Amiridis, viúva do diplomata, e o policial militar Sérgio Gomes Moreira Filho, que confessou o crime. Os dois são amantes, de acordo com a polícia. A principal hipótese é de crime passional. Ainda de acordo com a investigação, o embaixador foi morto dentro da própria casa do embaixador. Os outros dois suspeitos de envolvimento no crime não tiveram os nomes divulgados. Por volta das 10h desta sexta-feira, Françoise Amiridis chegou à delegacia, acompanhada por policiais. Cerca de meia hora depois, os agentes trouxeram uma testemunha do caso, que vestia uma touca ninja para não mostrar o rosto. A mulher de um homem identificado apenas como Eduardo, suspeito de envolvimento no desaparecimento do diplomata, também foi à especializada. O desaparecimento do embaixador da Grécia teve repercussão internacional. Nos Estados Unidos, foi notícia no “New York Times” e no “Washington Post”, os principais jornais do país.

Receita de Ano Novo

Para você ganhar belíssimo Ano Novo cor do arco-íris, ou da cor da sua paz, Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido (mal vivido talvez, ou sem sentido). Para você ganhar um ano não apenas pintado de novo, remendado às carreiras, mas novo nas sementinhas do vir-a-ser; novo até no coração das coisas menos percebidas (a começar pelo seu interior) novo, espontâneo, que de tão perfeito nem se nota, mas com ele se come, se passeia, se ama, se compreende, se trabalha, você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita, não precisa expedir nem receber mensagens (planta recebe mensagens? passa telegramas?). Não precisa fazer lista de boas intenções para arquivá-las na gaveta. Não precisa chorar arrependido pelas besteiras consumadas nem parvamente acreditar que por decreto de esperança a partir de janeiro as coisas mudem e seja tudo claridade, recompensa, justiça entre os homens e as nações, liberdade com cheiro e gosto de pão matinal, direitos respeitados, começando pelo direito augusto de viver. Para ganhar um Ano Novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre. (Carlos Drummond de Andrade)

Anúncios

3 respostas em “31 de dezembro de 2016

  1. Professor:
    Desconfio que estou ficando levemente velho(70).
    Não suporto mais a cultura do barulho pelo barulho,se bastando.
    Fogos que só fazem me dar sustos.
    Carros que abrem a mala e me agridem o ouvido e o bom gosto.
    Quando a cacofonia não vem do vizinho..
    A civilização abandonou o município.
    Num dia como hoje tentar sair de carro é tentativa de suicídio.
    Infarte ou AVC.
    Torço que a nova(não foi com meu voto)gestão traga de volta pessoas que já fizeram bons serviços na segurança pública(ouvi boatos).
    Afinal vivo aqui.
    No mais espero continuar a contar em 2017 com os seus excelentes préstimos.
    Obrigado pela sua constância em nos atualizar sobre o que vai pelo município.
    Acompanhando seu blog por tanto tempo já o considero um querido amigo.
    Sem mais para não chorar este 2016 inqualificável…
    Beijos
    Eduardo

  2. Olá!

    Fato é que esses velhos problemas tendem a se repetir na cidade enquanto questões estruturais não forem tomadas assim como algumas medidas impopulares. Falo como exemplo, a ampliação dos reservatórios de água, a restrição de certas vias, principalmente na orla, para o estacionamento e o trânsito de veículos, assim como a aplicação rígida de leis sobre posturas.

    Ignorarmos essas demandas é tapar o sol com a peneira e continuarmos a conviver com as mesmas situações pelo fim da década, na próxima, em 2030, 2040 e na outra metade do século.

    Creio que tudo só mudará quando o povo participar e verdade da política, lutar corajosamente pelos seus direitos, ir às ruas e acompanhar a execução de cada item importante da pauta.

    Abraços e, independente de qualquer coisa, tenhamos todos um feliz 2017.

    • ” a ampliação dos reservatórios de água”
      Não chega a ser uma medida impopular.
      “tenhamos todos um feliz 2017”
      É muito otimismo…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s