03 de novembro de 2016

Frase do dia

As pessoas estão sempre culpando suas circunstâncias pelo que elas são. Eu não acredito em circunstâncias. As pessoas que progridem são as pessoas que se levantam e procuram pelas circunstâncias que elas querem, e, se elas não conseguem encontrá-las, elas as fazem. (George Bernard Shaw)

Trailler do verão

O dia de finados, relembrado ontem, também trouxe à lembrança o que nos espera nesta temporada de verão. Foi um dia de sol forte e altas temperaturas. Como consequência, a esperada invasão de turistas de um dia. Desde cedo, a rodovia Rio x Santos esteve com aquela lentidão quase insuportável, quando o trecho entre Itaguaí e Itacuruçá demora mais de uma hora. Ao final do dia, a mesma demora se estendeu desde o Sahy até Itaguaí.

Trailler do verão II

Será que já terminou o governo sessenta dias antes do prazo? Essa foi a pergunta de muitos moradores do município ao constatarem que muitos dos visitantes que apareceram por aqui no dia de ontem trouxeram churrasqueiras e fizeram seus churrasquinhos e acampamentos nas praias e ilhas do distrito.

Responsabilidade social

Enquanto fazia minha caminhada matinal, fui abordado por dois rapazes que me perguntaram, de pronto, se eu era professor. Diante da resposta positiva, questionaram se eu poderia dar aulas a eles para que pudessem se preparar para as provas do exame supletivo do EJA no nível de ensino fundamental. Se propuseram, inclusive, a pagar pelas aulas. Esclarecidos de que eu não era esse tipo de professor, me propus a tentar descobrir de que maneira poderia ajudá-los. (Prof. Lauro)

Responsabilidade social II

Em várias cidades brasileiras, as prefeituras mantém, gratuitamente, projetos que auxiliam na preparação dos alunos que pretendem fazer as provas do exame supletivo do EJA. Nesses projetos, são revistos conteúdos de língua portuguesa, redação, matemática, geografia, história, ciências e inglês. No Rio de Janeiro, além dos cursos gratuitos oferecidos pela Secretaria de Educação, há outros, oferecidos pela Firjan/Sesi. Em Mangaratiba, no entanto, não se tem notícia de algo similar.

Responsabilidade social III

Em Mangaratiba, segundo informações recebidas, os que avaliam alunos são os professores e coordenadores de disciplinas. Existe a documentação que é feita por coordenador de documentação, que trabalha com a supervisão. Estávamos implantando a padronização de documentos que diverge muito de uma escola para outra. Ou seja, ensinando a confeccionar planilhas e alimentar de dados para facilitar e agilizar, já que o ciclo de jovens e adultos é por semestre. O processo documental é muito “artesanal”.  Tudo que se documenta em dois semestres para o aluno em um ano letivo comum, na eja se faz em um semestre. Faltas, médias, justificativas de ausência, diários, novas turmas. Tudo em um semestre. Precisa ser mais ágil e informatizado. Experimentamos em duas escolas a implantação do padrão: Nossa Senhora das Graças e Caetano de Oliveira.

Segue

Aqui no município, existem duas modalidades de educação de jovens e adultos. A presencial que é a de ciclos semestrais em que o aluno avança de série semestralmete. E a educação “semipresencial” que é no “CES”, onde o aluno avança por módulos. Ele faz a matrícula em acordo a sua escolaridade, recebe apostilas e nos dias de aula da disciplina, faz a prova. Lembrando que existem professores para orientá-lo, rever matérias e aplicar a prova. Nesta modalidade, o avanço é por disciplina. O CES fica na Praia do Saco, no mesmo conjunto do CIEP 294.

Responsabilidade social IV

Na campanha eleitoral que há pouco terminou, todos os candidatos fizeram promessas solenes de que iriam cuidar da educação. Apesar dos esforços, a atual administração já não tem mais tempo para maiores avanços. A tarefa de atender às esperanças daqueles dois rapazes, que sonham melhorar de vida através da educação, ficará para o próximo governo. É o que a população de Mangaratiba espera.

Bomba de efeito retardado

Surgiu uma pista do que pode ter causado a divulgação, nas redes sociais, daquele video acusando a existência de uma quadrilha instalada no governo municipal e que teria manipulado uma testemunha para depor contando alegadas “inverdades”. Há quem assegure que o ex-secretário de segurança, capitão PM Sidney já teria sido beneficiado com a progressão do regime prisional, do fechado para o semi-aberto, em vista do cumprimento de um sexto da pena de sete anos a que fora condenado. Assim sendo, já estaria em liberdade. A informação não consta do andamento processual no TJRJ.

Anúncios

3 respostas em “03 de novembro de 2016

  1. Gostaria de ver os professores de Mangaratiba pararem de falar, discosta, refrega de vento e taantas outras coisas q mal consigo entender.rsrsrsrs

  2. Professor, o estado do Rio de Janeiro tem um sistema de estudo para os que querem recuperar o tempo perdido nos estudo chamado ceja que funciona o ano todo com professores para auxilio,e com cartão para passagens gratuita para os estudantes,isso para primeiro e segundo grau, o local mais próximo deste município funciona em Itaguaí, na rua Elvira Ciuffo Cicaranos /n Vila Margarida, através da FUNDAÇÃO CECIERJ.

  3. A verdade é que desde que os comissionados ficaram proibidos de usar o uniforme por causa da lei 13.022. O choque de ordem acabou, porque além de perderem a autoridade fiscalizadora, perderam a eleição e com isso estão pouco se lixando para a desordem no município. Por isso a luta para que se cumpra a lei e se tenha somente efetivos, porque independente do governo, estarão sempre em suas funções. O choque de ordem por estar sem identificação, é comum vê-los postando fotos fazendo churrasco nas ilhas ( proibido por lei), em bares na orla . Ou seja, livres para fazer e ir onde quiserem . Só pra lembrar que as viaturas continuam com eles ( usurpação da função pública ) viatura essas que eram para estarem com os efetivos em patrulhamento, mas vão para só Deus sabe onde. Lei 13022/14 cumpra – se !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s