24 de setembro de 2016

Frase do dia

O homem que remove uma montanha, começa carregando as pedras pequenas. (William Faulkner)

Jogo sujo

Tal e qual fizeram nas eleições de 2012, quando a candidata Andréia do Charlinho foi atacada por um folheto apócrifo distribuído no município na calada da noite a poucos dias das eleições, fizeram ontem com o candidato Aarão. Mangaratiba inteira, de Itacuruçá a Conceição de Jacareí, amanheceu inundada de folhetos anônimos acusando o candidato, até mesmo, de envolvimento na morte do ex-vereador Célio Lopes. O blog  decerto não irá reproduzir nenhum dos conteúdos dessas acusações levianas e criminosas.

Jogo sujo II

A tentativa de “golpe baixo” teve, dessa vez, desdobramentos mais escandalosos. Na manhã de ontem, os funcionários da varrição das ruas chegaram a receber ordens de varrer e recolher folhas e demais lixos mas de não recolher os folhetos. De onde teria vindo essa ordem?

Jogo sujo III

Informada logo cedo, a fiscalização da justiça eleitoral recolheu diversos desses folhetos e fotografou a grande quantidade deles espalhadas pelo município. O fato, decerto, irá instruir alguma forma de investigação judicial eleitoral que pode gerar multa ou, até mesmo, cassação de registro de algum candidato. Além disso, identificados os responsávels pelo delito, o fato pode resultar em prisão.

Jogo sujo IV

A manifestação de um morador em rede social sintetiza, de forma muito apropriada, o efeito causado pela distribuição desse folheto apócrifo. Diz ele: “Mangaratiba está perplexa com um folheto impresso em papel de revista, que certamente custou bem caro. Este folheto no tamanho ofício, impresso nos dois lados, tentam denegrir a imagem de um dos candidatos à prefeitura. Essa artimanha é mais um jogo sujo, de uma política suja, e de quem não tem propostas. A polícia pegou uma pessoa que distribuía os folhetos, que certamente estava ganhando uns trocados para diminuir a dor da fome, que deve estar atingindo a muitos neste município. Fico triste porque essa pessoa será processada, e com certeza ninguém dos que a colocaram nesta situação, fará nada pra evitar que ela seja punida. O problema é que os envolvidos com esse tipo de covardia, terão seus nomes revelados, e espero que sejam impugnados, porque uma eleição não tem que ser disputada com ataques maldosos, e sim com propostas. Esse folheto me parece tão óbvio, que nem precisa da assinatura.” (Alexandre Torres, via facebook)

Sem som

Está chamando a atenção dos moradores que, enquanto carros de som de dois candidatos à prefeitura passam o dia “martelando” o “jingle” pedindo votos, o terceiro mais bem colocado na disputa não tem nenhum carro de som nas ruas. Pelo que ele mesmo assegurou ao blog, a decisão de não utilizar o recurso dos carros de som teve duas principais motivações: primeiro, para não ficar na dependência posterior de “favores” concedidos por pessoas que teriam interesses na prefeitura. Segundo, para não contribuir com a poluição sonora nas ruas do município. Esse candidato diz ainda que prefere se desdobrar ao máximo para visitar pessoalmente cada recanto de Mangaratiba do que apenas se fazer representar por um “jingle” nas ruas.

Olho vivo, candidatos

O Ministério Público Federal gerou 65.268 relatórios com indicativos de irregularidades na arrecadação de recursos de campanha para as eleições de 2016, o que representa 13% do total de candidatos. As informações foram reunidas pelo sistema Sisconta Eleitoral, no módulo Conta-suja, usado pela primeira vez este ano. O novo recurso de fiscalização faz o cruzamento de dados de doadores e candidatos fornecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral com outros de órgãos públicos. O grupo de controle e fiscalização, que inclui MPF, Polícia Federal, TSE, Tribunal de Contas da União, Receita Federal e Conselho de Controle de Atividades Financeiras e Controladoria Geral da União, definiu as 16 tipologias usadas nos relatórios. Entre as irregularidades encontradas estão doadores cuja renda formal seja incompatível com o valor doado; doadores inscritos em programas sociais do governo e como desempregados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), indicando indícios de falta de capacidade econômica do doador; e doadores registrados no Sistema de Controle de Óbitos, com indicativo de lavagem de dinheiro em campanha.

Segue

Duas tipologias que envolvem empresas também são comuns: empresas e organizações recebedoras de recursos públicos cujas pessoas físicas (sócios, diretores, responsáveis) como doadores de campanha e grande concentração de doadores no quadro de funcionários de uma mesma pessoa jurídica, revelando indício de doação camuflada. O foco neste momento é o enquadramento do doador e do fornecedor para a campanha, mas usando como referencial a prestação de contas do próprio candidato. Identificadas essas situações, o Conta-suja produz e envia relatórios para os membros do Ministério Público Eleitoral, os quais também ficam disponíveis para consulta no sistema. Ao ter acesso a essas informações, cabe ao promotor eleitoral avaliar a situação e realizar as diligências necessárias para a confirmação dos indícios. As possíveis irregularidades nas doações feitas ou recebidas e nas prestações de contas dos candidatos podem dar origem a ações eleitorais. No módulo Ficha Suja do Sisconta Eleitoral, as informações de inelegibilidade são fornecidas pelo Judiciário, tribunais de contas, casas legislativas e até conselhos profissionais. O número de relatórios com candidatos potencialmente inelegíveis chegou a 5.492 e muitas impugnações já foram apresentadas pelos promotores a partir dos indícios encontrados. (Fonte: Diário do poder)

Anúncios

6 respostas em “24 de setembro de 2016

  1. Peço a populacao q por amor a Deus e ao Municipio que nao acteditem em nada q estava na suppsta carta do ExPREFEITO, os votos q no qual ele pede para Prefeito e vereador é a prova maior da semvergpnhice de Mangaratiba…CaFalta de ética.

    • Porra espião:
      Do jeito que você está escrevendo mal e enrolando o papo , você está derrubando nosso candidato.
      Te liga otário!!!

  2. JOGO SUJO
    É a maior canalhice, isso é obra de quem esta com medo,más fique tranquilo o Aarão jamais ganharia, a rejeição é muito grande, essa ele não leva nem que a vaca tussa!

  3. Prof gostaria de informar que o sr esta fazendo propaganda eleitoral com esta postagem enviada por esta pessoa que se esconde atrás desse nome ESPIAO espero que o sr publique em seu blog que todos os outros candidatos tem o mesmo direito e espaço dado pelo sr a esta pessoa que não tem coragem de colocar a cara a tapa.

    • Na área de comentários qualquer um pode se manifestar Só não serão tornados públicos os comentários ofensivos ou nitidamente mentirosos. Todos os demais serão liberados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s