12 de setembro de 2016

Frase do dia

Somos o que fazemos. Nos dias em que fazemos, realmente existimos; nos outros, apenas duramos. (Pe. Antônio Vieira)

Não custa lembrar

Candidato é uma palavra que traz em si uma verdade que vale a pena recuperar. Vem do latim candidatus, isto é, vestido de branco (candidus). vem de cândido (= sem mancha), porque os candidatos tinham que apresentar uma vida imaculada. Na antigüidade, aquele que disputava um cargo público e precisava angariar votos vestia-se de branco para simbolizar sua pureza. É lógico, portanto, que exijamos de um candidato ou candidata que a sua vida, e não apenas as suas roupas, estejam limpas!

Ponto sem retorno

A Teoria do Ponto Sem Retorno diz que em um trajeto, o PSR acontece quando o combustível necessário para ser percorrido quando atingir um certo ponto não é suficiente e ao caso de algo dar errado não há como voltar atrás para o ponto inicial. É melhor ir em frente, porque se tentar voltar atrás para um porto seguro não vai conseguir. Hoje é o dia PSR dos quatro candidatos à prefeitura que ainda estão na situação de “aguardando julgamento”. Isso porque, a partir de amanhã, os candidatos às eleições majoritárias não poderão mais ser substituídos. Diz a resolução do TSE: “Tanto nas eleições majoritárias como nas proporcionais, a substituição só se efetivará se o novo pedido for apresentado até 20 dias antes da eleição, exceto no caso de falecimento de candidato, quando a substituição poderá ocorrer após esse prazo.”(TSE)

Mangaratiba

O site do TSE de divulgação das candidaturas aponta que, em Mangaratiba, estão na situação de “aguardando julgamento” quatro candidatos a prefeito e cerca de sessenta candidatos à vereança.

Recurso e consequências

O indeferimento de qualquer candidatura em primeira instância não significa “pá de cal” nas pretensões de ninguém. É lícito ao candidato recorrer da decisão em segundo grau, no caso o TRE e, mesmo que o tribunal estadual mantenha o indeferimento, ainda pode recorrer à instância máxima, em Brasília, o TSE. Contudo, fará todo o resto da campanha por sua própria conta e risco, e, caso não haja decisão das côrtes superiores até o dia da eleição, os votos a eles atribuídos não serão computados junto com os demais.

Novas plataformas

Muitos candidatos ainda não entenderam a importância das novas plataformas de comunicação social. Claro que as formas antigas de campanha, como caminhadas, distribuição de “santinhos” e “jingles”, continuam tendo seus espaços. Entretanto, alguns candidatos exageram no volume dos carros de som pelas ruas, o que provoca a imediata reação de quem se sente incomodado. Já na internet, muitos, ao invés de apresentar suas propostas, preferem utilizar o espaço para atacar adversários o que os leva mais a perder eleitores do que ganhar, mesmo que os “ataques” sejam feitos por “fakes”.

Vai entender!

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já aceitou o convite para participar da cerimônia de posse da Ministra Carmen Lúcia como presidente do Supremo Tribunal Federal, hoje. A deferência explica-se pelo fato de ter sido Lula quem indicou a ministra para o cargo. De outro lado, seria plenamente dispensável, mormente agora que o ministro relator da Lava Jato acusou o ex-presidente de “embaraçar” as investigações da maior operação contra a corrupção da história. Além disso, não é segredo que a situação processual de Lula é extremamente delicada. O convite para a cerimônia expõe o STF ao risco de ver o seu convidado deixando o recinto algemado. Além disso, registre-se também o fato que em passado recentíssimo, Lula ofendeu a Corte, a quem taxou de ‘covarde’ e seus ministros, alguns, nominalmente, caso da ministra Rosa Weber. Infelizmente, o Brasil é mesmo o país da piada pronta. (Amanda Acosta – Jornal da cidade)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s