04 de agosto de 2016

Frase do dia

Mas doutor, uma esmola, para o homem que é são, ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão. (Luiz Gonzaga)

Ecos do passado

Há rumores de que, com o aquecimento da campanha política, o caso da morte do ex-vereador Célio Dentista pode voltar à tona, não por conta de qualquer iniciativa policial ou judicial, mas como instrumento de ataque a um dos candidatos.

Galo

No início da noite de ontem, um menino de não mais de três anos sofreu um tombo em casa. Preocupada com o imediato inchaço em sua testa e o estado de “amolecimento” do menino, a avó levou-o ao posto de saúde de Itacuruçá. Foi atendida, mas logo descobriu que naquela unidade não havia condições de realização de um raio X para avaliar a extensão do dano. Também foi informada que o paciente não poderia ser removido para o HMVSB através da ambulância, porque a mesma estaria reservada para casos mais graves. A única alternativa possível seria ela, com a criança e acompanhantes, caminhar cerca de oitocentos metros até o ponto de ônibus em busca de transporte até o distrito sede de Mangaratiba. Ao tentar, nas ruas, se orientar como poderia conseguir transporte, foi informada que de nada adiantaria seguir para o HMVSB porque lá não encontraria aparelho de raio X funcionando e que o melhor mesmo seria seguir para a UPA de Itaguaí ou o hospital Pedro II em Santa Cruz. Essa foi a solução que ela escolheu, para não passar o “sufoco” de chegar no HMVSB lá pelas nove da noite e descobrir que não haveriam recursos e, ao mesmo tempo, sem nenhuma outra possibilidade de solução, devido ao adiantado da hora e a falta de alternativas de transportes.

A propósito

Circula nas redes sociais a informação de que o novo secretário de saúde, nomeado após a exoneração do Dr. Mair, e que era subsecretário de administração do município, tem como formação o fato de ser bancário, sem nenhuma experiência com gestão hospitalar ou da área de saúde.

Ampla

Pois, entra ano, sai ano, vem CPI, vai promotoria, e os três principais problemas do município continuam longe de alguma solução: Cedae, Expresso e Ampla. Nessa virada para o segundo semestre, mesmo ainda sem ventos ou chuvas, a Ampla voltou a apresentar interrupções no fornecimento de energia. A Expresso continua colocando em risco a vida dos que dependem de transporte público e os canos da Cedae comemoram dois anos empilhados no trevo da praia do Saco.

Ouvidos moucos

Resolução do Conselho municipal de Saúde que aprovou as contas do fundo municipal de saúde relativa ao primeiro quadrimestre de 2016 e publicada no diário oficial de ontem, traz um “puxão de orelhas” explícito. Diz a resolução: “Solicitamos à Secretaria de Saúde informar quanto as obras de reformulação das Unidades de Saúde de Conceição de Jacareí e Itacuruça, já que existem diversas reclamações dos locais que estão sendo utilizados para atendimento dos pacientes, principalmente o de Conceição de Jacareí. A população esta sendo prejudicada pela não abertura do novo CEO. Solicitamos que o mesmo seja aberto no mais curto tempo possível. Esta solicitação esta sendo feita pela 6ª. vez não vemos nenhuma ação para atendimento desta ressalva. Continua sendo falho o atendimento da Fisioterapia. Solicitamos que a instalação deste setor seja aberta para os pacientes o mais breve possível. – Conforme solicitação feita pela auditoria da Secretaria Estadual de Saúde em 2013. Solicitamos enviar ao conselho prazo de instalação das maquinas de lavar e secar novas adquiridas com verba de emenda parlamentar.”

Trip Advisor

TripAdvisor.com é um site de viagens que fornece informações e opiniões de conteúdos relacionados ao turismo. É o serviço mais popular e a maior comunidade de viagens do mundo, com mais de 32 milhões de membros e mais de 100 milhões de comentários e opiniões sobre hotéis, restaurantes, atrações e outros negócios relacionados a viagens. Um destino que está no Trip Advisor e precisa de ajuda é o do passeio à ilha do Bernardo, em Itacuruçá. Assim, os responsáveis pelo empreendimento pedem: “Amigos. Precisamos da ajuda de vocês. Quem puder fazer uma avaliação nossa no TripAdvisor agradeceríamos muito. Pois ainda não conseguimos criar nosso perfil por lá. Clique no link e faça a avaliação. Se puder, coloque fotos. (http://tinyurl.com/j9zvaxs)

Agora é lei

Todas as escolas públicas e privadas da educação básica deverão ter bibliotecas instaladas. É o que determina a Lei 7.383/16 promulgada no Diário Oficial do Legislativo, após a derrubada do veto à norma pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. A nova lei estadual, inspirada na Lei Federal 12.244/10, determina que haja pelo menos um livro, físico ou digital, para cada aluno matriculado na unidade. Além disso, a biblioteca deverá ter pelo menos um computador com acesso à internet para cada 100 alunos, para a realização de pesquisas complementares. O texto estabelece um prazo até maio de 2020 para que todas as escolas se adaptem às exigências.

Prazos fatais

Após o fim do prazo para a realização das convenções partidárias, na próxima sexta-feira, os partidos políticos terão até dia 15 de agosto para apresentar nos cartórios eleitorais o registro dos candidatos a prefeito e vereador. No dia seguinte, uma terça-feira, começa o período de propaganda eleitoral nas ruas e na internet, de acordo com calendário divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral. A partir do dia 16, os candidatos poderão usar alto-falantes nas suas sedes ou veículos das 8 às 22 horas, além da distribuição de material de propaganda impresso, caminhadas e carreatas. A campanha poderá ser feita até o dia 1º de outubro, nas vésperas do primeiro turno das eleições. Comícios e reuniões públicas em local fixo deverão se encerrar três dias antes do pleito. Os partidos e coligações deverão declarar à Justiça Eleitoral os gastos de campanha do dia 9 ao dia 13 de setembro. A Justiça irá divulgar esses gastos publicamente no dia 15. Nestas eleições, os candidatos devem receber apenas transferências do Fundo Partidário e doações de pessoas físicas. No dia 12 de setembro, todos os pedidos de candidatura devem estar julgados pela Justiça, segundo regra do TSE. (Agência Estado)

 

Anúncios

Uma resposta em “04 de agosto de 2016

  1. Professor Lauro
    Agradecemos sua citação à Ilha do Bernardo, e em relação ao tripadvisor, é uma ferramenta mundial (já que muitos ainda pensam localmente) que ajuda não só aos destinos turísticos, como ajuda a restaurantes, pousadas e outras atrações. Então seria legal para divulgarmos o município se todos que conhecem pudessem colocar avaliações no tripadvisor. Vamos voltar a ser roteiro no Rio de Janeiro, vai ser bom para todos 😉
    Itacuruçá não é apenas destino para quem vai atrás dos blocos no carnaval, temos muitas opções para famílias também.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s