13 de julho de 2016

Frase do dia

A viagem da descoberta consiste não em achar novas paisagens, mas em ver com novos olhos. (Marcel Proust)

Bem assim

Um esclarecimento a amigos e eleitores do município de Mangaratiba. Já há algum tempo, existe uma prática em nosso município que é o chamado “voto de cabresto”. Essa prática, consiste em amarrar seu voto, condicionando a ele a manutenção por exemplo de seu emprego, sua concessão para comércio, vaga na creche para seu filho, etc. Estou explicando de uma forma bem simples, para que fique fácil a compreensão. Analisemos o seguinte: se você trabalha, tem competência para realizar seu trabalho, colabora com seu potencial para um Município melhor, já está fazendo a sua parte. Fui presidente de sessão no TRE por muito tempo e me sinto na obrigação de esclarecer que na hora do voto, estão você e a urna… Não há nenhuma forma de identificar o eleitor e em quem ele votou, portanto, se tem medo de perder seu emprego e sente-se obrigado a frequentar reuniões, o faça, afinal sabemos que realmente e infelizmente, há muita covardia ainda, mas tenha certeza que na hora do vamos ver, você tem total liberdade de garantir e fazer valer a sua opinião. Na hora do voto, só há você e a urna, ninguém mais. Se eles se acham espertos e todo poderosos, deixemos que pensem assim, nada mais gostoso que ver um idiota achando que é esperto. A resposta, daremos nas urnas.  De qualquer forma, cabe ressaltar que há um canal de denúncia e caso sinta-se ameaçado de forma incisiva, cabe a denúncia. (Cristina Magalhães)

Fiscalizando

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, lançou nessa terça-feira, o aplicativo para os sistemas Android e IOS, que permitirá a qualquer cidadão denunciar casos suspeitos de prática de caixa 2 eleitoral via telefones celulares. Ele destaca que neste ano de eleições municipais, mais do que nunca, os eleitores devem estar atentos às campanhas promovidas pelos candidatos. Estas serão as primeiras eleições sob a nova legislação, onde mais do que nunca, o convencimento do eleitor deve ser baseado na defesa de ideias e propostas, sem o apelo midiático patrocinado pelas grandes corporações. Além do aplicativo, a OAB manterá também um hotsite com informações sobre a campanha, que também servirá de canal para o recebimento de denúncias, que serão encaminhadas aos Tribunais Regionais Eleitorais. O endereço é www.contraocaixa2.oab.org.br. A campanha em redes sociais usará o selo #contraocaixa2.

Absurdo, em Itaguaí

Hoje quando minha filha voltou da escola, foi ao banheiro fazer xixi… Quando fui limpar ela falou assim. Não coloca na minha boca não. Achei estranho e perguntei, minha filha nunca fiz isso, porque eu colocaria o papel sujo na sua boca? E fui desenrolando a história, resumindo ela disse que quando ela foi ao banheiro estava gritando (só que brincando, não de pirraça) aí ela chorou e a tia colocou o papel sujo de xixi na boca dela, para que ela não chorasse (penso eu) e falou que não gosta dela. Daí o que eu faço? Vou à escola ou vou direto na secretaria de Educação? Detalhe, todos gostam da minha filha na escola, ela é super comportada só escuto elogios de todos os funcionários da escola. Ela tem 3 aninhos, não é de mentir e nem de fazer reclamação. (Camila da Silva Marques, via facebook)

O “cara”

Um estudante nigeriano alcançou as maiores notas em uma universidade japonesa desde 1965. Mas esse não foi o único recorde quebrado por Ufot Ekong. Em seu primeiro semestre na universidade, o estudante conseguiu resolver uma equação matemática que estava há 30 anos sem solução. Ekong estuda engenharia elétrica na Universidade de Tokai, em Tóquio. As informações são da jornal britânico “The Independent”. Ao longo da sua carreira acadêmica, ele já recebeu seis prêmios de excelência acadêmica. O aluno também fala inglês, francês, japonês e iorubá (idioma falado em parte da Nigéria) e ganhou um prêmio de língua japonesa para estrangeiros. Para pagar as mensalidades da faculdade, ele já teve que trabalhar em dois empregos. Atualmente, Ekong trabalha na Nissan e já tem duas patentes de carros registradas em seu nome. Ele deve concluir a faculdade em 2016. A Universidade de Tokai é particular e direcionada a carreiras de ciências e tecnologia. A instituição foi fundada em 1924.

Anúncios

4 respostas em “13 de julho de 2016

  1. Bem assim

    Já está funcionando em Itacuruçá o ‘consultório médico’ que cobra apenas 5,00 a consulta?

  2. Necessitamos saber das notícias políticas e cotidianas de Mangaratiba sendo de nossos candidatos e os meandros do processo.
    Assim teremos maior amplitude na escolha de outubro.
    Obrigado Laurus!

  3. Em falar na fiscalização eleitoral, fico feliz em saber que muita gente tem se revoltado (e alguns já denunciado) a distribuição de propaganda institucional da Prefeitura após o dia 02/07. Trata-se de um jornal da própria Administração cujos exemplares foram flagrados em unidades de saúde e parece que em escolas também. Conforme previsto no artigo 73, inciso VI, alínea “b” da Lei Federal n.º 9.504/97, é vedado nesse período, “com exceção da propaganda de produtos e serviços que tenham concorrência no mercado, autorizar publicidade institucional dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos federais, estaduais ou municipais, ou das respectivas entidades da administração indireta, salvo em caso de grave e urgente necessidade pública, assim reconhecida pela Justiça Eleitoral”.

    Como expus fundamentadamente no meu blogue, expondo argumentos jurídicos, a hierarquia do mais alto cargo de direção que um prefeito ocupa no Município torna o mandatário evidentemente responsável quanto aos atos de redação praticados pelo órgão de comunicação da Prefeitura, bem como em relação aos demais setores da Administração nos quais o material publicitário tenha permanecido por tempo indevido. E esta permanência de propaganda institucional durante o período vedado já seria suficiente para que se aplique a multa do art. 73, § 4º, da Lei nº 9.504/97 juntamente com o imediato recolhimento do material, sendo também irrelevante que a peça publicitária tenha sido autorizada e/ou posta em circulação num momento anterior.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s