06 de junho de 2016

Frase do dia

As palavras ditas na raiva têm uma força maligna de voltar, quando menos as queremos. (Marion Zimmer Bradley)

A vez do prefeito

Ontem, por volta das sete e meia da noite, foi a vez do prefeito Dr. Ruy aparecer em programa de propaganda política do Partido Verde em rede estadual. Menos de trinta segundos, mas tempo suficiente para fazer propaganda de algumas obras em andamento no município, como as creches da Vila Benedita e da Gamboa.

Utilidade pública

Previsto desde janeiro deste ano no Código de Trânsito, estacionar o veículo em vagas para pessoas com deficiência é infração grave, com cinco pontos no prontuário e multa de R$ 127,69. E como já estava previsto, o veículo pode ainda ser removido pela autoridade de trânsito.

Expresso

A família daquela senhora que sofreu danos na coluna vertebral por causa de uma violenta passagem de um ônibus da Expresso Mangaratiba da linha “via Axixá” sobre um quebra-molas, denuncia que, apesar de a empresa ter se prontificado, publicamente, a arcar com todas as despesas decorrentes do acidente, passados mais de um mês do evento, até agora nada fizeram.

Caldo de cana e pastel

A feira de Itaguaí, agora em novo local, na área externa da Expo, próximo à estação, passou a ser palco, além da apresentação de legumes, verduras e frutas, também de políticos interessados em disseminar uma imagem “popular”. Ontem, domingo, estiveram por lá diversos vereadores, candidatos à vereança e candidatos a prefeito.

Meio ambiente

Com 1,5 mil metros quadrados, o Parque Estadual Cunhambebe, em Mangaratiba,  ganhou um complexo administrativo sustentável totalmente novo, que conta com sistemas de energia solar para aquecimento de água, reúso de águas pluviais e telhado verde. A sede, que foi construída com madeira certificada, também tem centro de visitantes com auditório de 50 lugares, alojamento para aproximadamente 16 guarda-parques e acomodações para pesquisadores. Foram investidos R$ 4,8 milhões na obra. Com o recurso, proveniente da Câmara de Compensação Ambiental, foram adquiridos ainda mobiliário, equipamentos e veículos. A Área de Proteção Ambiental de Mangaratiba também tem sua sede funcionando no novo complexo administrativo. O Parque Estadual Cunhambebe, de 38 mil hectares, recebe cerca de 18 mil visitantes por ano. A expectativa é de que o número de turistas dobre com a melhoria da infraestrutura de atendimento da área protegida. O Inea também capacitou 24 moradores de Mangaratiba para atuarem como condutores de visitantes no Parque Estadual Cunhambebe. O Parque estadual abrange parte de Mangaratiba, Angra dos Reis, Rio Claro e Itaguaí. A unidade de conservação protege importantes áreas de mananciais, como, por exemplo, as nascentes da microbacia do Rio das Pedras, em Rio Claro. Estas nascentes desembocam no Rio Piraí, responsável por até 15% da água disponibilizada no Sistema Guandu, que abastece a Região Metropolitana do Rio. A preservação de remanescentes da Mata Atlântica permite ainda a formação de um corredor ecológico entre os maciços da Bocaina do Tinguá, contribuindo para a preservação de espécies nativas da fauna e flora.

O PT não inventou a roda

Para o professor e cientista político Anthony Hall, da London School of Economics, a contribuição da ex-primeira dama e antropóloga Ruth Cardoso ajudou a mudar os rumos da política social no Brasil. “Ela foi uma peça fundamental na ideia de unir os vários programas sociais e de transferência de renda dos anos 90 em um único programa”, disse Hall em entrevista à BBC Brasil. O acadêmico explica que vários programas locais de combate à pobreza se espalharam pelo país na década de 90, especialmente no nível municipal, em cidades como Campinas, Belo Horizonte, Blumenau, Vitória e outras localidades. Ele acredita que essas iniciativas teriam culminado com a criação do Bolsa Escola, em Brasília e, mais tarde, na adoção do Bolsa Família como um programa nacional do governo brasileiro. Segundo ele, Ruth Cardoso teria sido quem impulsionou a unificação dos programas de transferência de renda e de combate à fome no país e teria sido ela quem persuadiu o então presidente Fernando Henrique a adotar esse sistema unificado em nível nacional. “Muitas pessoas acreditam que ela foi de fato a primeira pessoa que pensou na idéia do Bolsa Família, apesar de o programa não ter esse nome na época. Mas essa idéia de unificar os programas, criar uma economia mais equilibrada e eficiente, foi exatamente o que Lula fez quando assumiu o governo em 2003”, disse. Para Hall, por essas razões é possível afirmar que Ruth Cardoso foi uma das pessoas mais influentes para a mudança de direção nas políticas sociais do Brasil a partir da década de 90.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s