01 de junho de 2016

Frase do dia

Os lugares mais quentes do inferno são destinados aos que, em tempo de grandes crises, mantêm-se neutros. (Dante Alighieri)

Utilidade pública

A  Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria de Trânsito, vai interditar, a partir de hoje, a RJ 14, devido às obras do buraco entre o Apara e Praia Brava. Ônibus e veículos de moradores vão circular do Centro ao Apara. O fechamento é por tempo indeterminado. Agentes de Trânsito ficarão nas extremidades da RJ 14 para prestar informações aos motoristas. O acesso para Mangaratiba será pela Praia do Saco. (Fonte: PMM)

Factóide

Seguindo a cartilha do ministro da propaganda nazista Joseph Goebbles está sendo repetida diariamente nas redes sociais, a denúncia de que o vereador e pré candidato a prefeito Alan Bombeiro teria agredido um jornalista local que apoia o atual prefeito. A insistência no assunto, que já “rola” há uma semana, remete os leitores a duas impressões imediatas: primeiro, que o evento noticiado teria sido amplificado com o objetivo de “atirar alguma lama” na candidatura do vereador. Segundo, que os murmúrios de que o vereador estaria à frente das intenções de voto em relação ao prefeito seriam verdadeiros. Afinal, ninguém joga pedras em árvores sem frutos.

Para pensar

Se eu puder fazer uma sugestão, eu sugeriria, já que professor é a mais nobre das profissões, é quem alfabetiza, ensina a pensar, desperta a curiosidade, leva conhecimento, prepara para a vida futuros vereadores, deputados: Por que não igualar o salário dos professores ao dos vereadores ou deputados? Ou melhor ainda, por que não igualar o salário dos vereadores ao dos professores? O que seria valorizar os vereadores. É bom lembrar que a Constituição estabelece o máximo que pode ganhar um vereador como subsídio: de 40 a 75% do deputado estadual, dependendo do tamanho do município, mas não estabelece o mínimo. Não faz muito tempo que vereador de município nada recebia em dinheiro, a não ser a honra de servir seus conterrâneos. Mas fica ilimitada a tal verba de gabinete, que na Câmara de São Paulo chega a R$ 130 mil por mês, por vereador. E 70% dos assalariados brasileiros precisariam trabalhar 20 anos para pagar imposto suficiente para sustentar o gabinete de um vereador de São Paulo por um mês. Dá para um vereador falar em justiça social? Vereador é servidor do seu povo, para representar o eleitor e fiscalizar o prefeito. Vereador é mandatário, o mandante é o eleitor e contribuinte. (Alexandre Garcia)

Bolsa família

Um levantamento feito pelo Ministério Público Federal apontou suspeitas de fraudes no pagamento do programa Bolsa Família que podem chegar a R$ 2,5 bilhões e atingir 1,4 milhão de beneficiários. Entre as possíveis irregularidades encontradas pelo órgão há saques realizados por pessoas que já morreram, indivíduos sem CPF ou com CPFs múltiplos, além de pessoas que estariam recebendo o benefício sem ter direito, como servidores públicos e doadores de campanhas políticas. Os dados foram levantados a partir do cruzamento de informações do cadastro de beneficiários com dados da Receita Federal, TSE e Tribunais de Contas. Essas irregularidades foram identificadas em pagamentos feitos entre 2013 e 2014. O Ministério Público deu prazo de 30 dias para que o Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário informe quais providências serão tomadas diante de inconsistências identificadas. (Fonte: Estadão)

A grande teia do poder

No organograma dos poderes, o Tribunal de Contas da União exerce o papel de guardião dos cofres públicos. Do superintendente de uma repartição federal na Amazônia ao presidente da República, ninguém está livre de prestar contas ao órgão. É do TCU a missão de identificar e punir quem rouba e desperdiça dinheiro público, seja um servidor de terceiro escalão, um ministro de Estado ou uma dezena de diretores da Petrobras. Enfrentar interesses poderosos é da natureza do trabalho do tribunal. Por isso, seus ministros gozam de prerrogativas constitucionais, como a vitaliciedade no cargo, destinadas a lhes garantir autonomia no exercício da função. No mundo ideal, o TCU é plenamente independente. Na prática, troca favores com o governo, sujeita-se às ordens do Palácio do Planalto e, assim, contribui para alimentar a roda do fisiologismo, mal que a corte, em teoria, deveria combater. VEJA teve acesso a um conjunto de mensagens que mostram que há ministros dispostos a servir aos poderosos de turno a fim de receber generosas contrapartidas, como a nomeação de parentes para cargos de ponta. (Fonte: Revista Veja)

Anúncios

2 respostas em “01 de junho de 2016

  1. Boa tarde

    Acabei de ver em Itacuruçá o prefeito Dr Rui e seus “assessores” parados e gesticulando em frente a LOJA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÕES A CÉU ABERTO ao lado do iate clube.

    Tiraram fotos, apontaram, etc.

    E agora prefeito, o que aí ser feito?

    Onde está a LICENÇA?

    Onde está a Secretária de Meio Ambiente?

    Onde está Fiscalização Fazendária?

    Onde está o INEA?

    Onde está a Marinha só Brasil?

    Onde está o Ministério Público?

    Onde estão os Jornalistas?

    O que a prefeitura fará par conter tal CRIME AMBIENTAL?

    Somente fotos em Facebook não resolvem o problema…

    • Realmente, inadmissível que a Marinha conviva com aquele lixão em frente ao Cadim…. E o material de construção acabando com aquele pedaço de praia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s