28 de janeiro de 2016

Frase do dia

Se você olha para o que você tem na vida, sempre terá mais. Se você olha para o que você não tem na vida, nunca terá o suficiente. (Oprah Winfrey)

Utilidade pública

Termina amanhã o prazo para pagamento com desconto de 15%, em cota única, do Iptu relativo ao ano de 2016. Quem perder o prazo, poderá pagar com desconto de 10% até o dia 15 de fevereiro.

Cuidado com o golpe

Procon Estadual entrou com uma ação civil pública com pedido de liminar, no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, para que os bancos Itaú, Bradesco, Santander e Banco do Brasil devolvam aos clientes o dinheiro que for pago por meio de boletos fraudados. Com a adulteração do documento, as quantias não estão indo para quem tem direito a recebê-las, mas para contas de terceiros. Na avaliação do Procon-RJ, as instituições financeiras estão fugindo da sua responsabilidade quanto à devolução destes valores. Além disso, a autarquia destacou que a falta de segurança dos canais eletrônicos dos bancos vem causando problemas para os consumidores, já que os golpistas estão atuando e adulterando inúmeros boletos. A ação do Procon Estadual pede para que os bancos devolvam o dinheiro ao consumidor em até 24 horas, contadas a partir do momento em que o cliente comunica o problema, desde que a fraude seja comprovada. Caso esse prazo não seja cumprido, o Procon solicita que a Justiça aplique nos bancos uma multa diária de R$ 50 mil. Fonte: Procon RJ

Chegando perto

A Polícia Federal deflagrou na manhã dessa quarta-feira a 22ª fase da Operação Lava Jato, batizada de Operação Triplo X. É o primeiro desdobramento das investigações sobre o mega esquema de corrupção instalado na Petrobras em 2016. A nova fase mira atividades criminosas da Bancoop, a Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo, e a estratégia da construtora OAS de utilizar imóveis como método para despistar o pagamento de propina. A Bancoop foi presidida pelo ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, preso e já condenado a mais de 15 anos de prisão pelo juiz Sergio Moro por atuar como cobrador e coletor de propina do petrolão. Segundo a Polícia Federal, as investigações da Triplo X mostram que empresas offshores e contas no exterior eram usadas para ocultar o produto de crimes cometidos contra os cofres da Petrobras. A investida policial ocorre também contra a empreiteira OAS, suspeita de ocultar o patrimônio em empreendimentos imobiliários para camuflar o pagamento de propina. As atividades da OAS e o estreito relacionamento da empreiteira com próceres do PT, em especial o ex-presidente Lula, estão há tempos na mira da Promotoria de Justiça de São Paulo. O Ministério Público acredita que a empreiteira usou apartamentos na praia de Astúrias, no Guarujá, no mesmo condomínio do suspeito tríplex do ex-presidente, para lavar dinheiro e esconder o pagamento de propina. Conforme revelou VEJA, no processo que tramita em São Paulo e não tem relação direta com o escândalo de corrupção da Lava Jato, Lula será denunciado por ocultação de propriedade. A cooperativa habitacional de bancários que deu calote em seus associados enquanto desviava recursos para os cofres do PT. A Bancoop quebrou em 2006 e deixou quase 3 000 famílias sem seus imóveis, enquanto petistas graúdos, como Lula, receberam seus apartamentos. Em abril do ano passado, VEJA revelou que, depois de um pedido feito por Lula ao então presidente da OAS, Leo Pinheiro, a empreiteira assumiu a construção de vários prédios da cooperativa. O favor garantiu a conclusão das obras nos apartamentos de João Vaccari Neto. A OAS assumiu também a reforma do tríplex de 297 metros quadrados no Edifício Solaris, de frente para o mar do Guarujá, pertencente a Lula e a sua esposa, Marisa Letícia. (Via Veja e agências)

A propósito

A Polícia Federal já foi bem mais criativa com os nomes de suas operações. Essa última, apesar de lembrar aqueles filmes de ação do Vin Diesel, nem dá tempo de o leitor descobrir seu objetivo: triplo X = triplex.

Enquanto isso

Lá no país onde o ex-primeiro ministro José Sócrates está preso por corrupção, um dia apos sua vitória, no último domingo, o presidente eleito de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, manteve a rotina. Na noite da segunda-feira, como professor na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa ele chegou para trabalhar, como o faz há muitos anos, dirigindo o próprio carro. Rebelo de Sousa recusou o carro oficial que lhe foi disponibilizado, assim como um gabinete de trabalho no Palácio de Queluz. Ele só não conseguiu se livrar da segurança, que já assumiu a responsabilidade pela proteção do sucessor do atual presidente Cavaco Silva. Ele tomará posse no dia 9 de março.

Abrindo canais

A ouvidoria Pública de Itaguaí está a todo vapor. Há cerca de uma semana, o número 162 está à disposição do contribuinte para que ele faça as reclamações e sugestões que quiser. As pessoas podem ligar de qualquer lugar e fazer queixas sobre qualquer ponto do município. Desde que foi criada, por meio da Lei 3.320 de 10 de julho de 2015, a Ouvidoria tem servido como um canal entre os munícipes e as autoridades competentes para que soluções sejam encontradas para resolver o problema de quem paga seus impostos corretamente e quer ver suas demandas atendidas. Para tal, o número 162 é um canal importante. As pessoas podem fazer reclamações sobre problemas com a coleta de lixo, atendimento nas unidades de saúde, falta de iluminação, qualquer coisa sobre unidades do município. (Fonte: PMI)

Em Mangaratiba

Nestes tempos em que todos possuem celulares com câmera, a fiscalização e repressão aos descalabros que acontecem no município, especialmente no período de carnaval, ficou muito mais fácil. Basta registrar o fato e comunicar à equipe do choque de ordem da prefeitura pelo whattsapp. Até quem faz oposição ao atual governo pode usar o canal, nem que seja para dizer depois que denunciou e que nenhuma providência foi tomada. (NR. Esta postagem será diária até depois do carnaval)Ordem pública

Anúncios

4 respostas em “28 de janeiro de 2016

  1. Além do WhatsApp, a prefeitura já era pra ter criado o 153 que é o número de emergência das guardas municipais em todo país, e é obrigatório ter conforme a lei 13.022. Deveria já ter criado a Corregedoria, a Ouvidoria , os agentes voltaram a usurpar a função usando uniformes e viaturas da GM . Mas a Associação Nacional das Guardas Municipais já colocaram seus advogados em stand by, assim que chegar agosto deste ano e nao tiver cumprido a lei federal , os prefeitos responderão por improbidade administrativa . O que deve acontecer em Mangaratiba.

  2. Não adianta divulgar números de Whats app se não dão respostas à população. Já enviei à Secretaria de Obras diversas mensagens e fotos do estado precário que fica a Rua São Luiz na Praia do Saco, alagada com qualquer subida da maré e chuva então, nem se fala, e nada!
    Eles te ignoram completamente! A Praia do Saco está uma imundice!
    Cansei dessa publicidade pré-eleitoral, mostrando um serviço que na prática não acontece!
    Whats app, página bonita no face….e resultados mesmo: nenhum!

  3. ai eu pergunto para que whatsapp, se não temos internet de qualidade quando vc liga para a oi nunca tem viabilidade técnica, e se a moda pegar de usar aplicativo não tem porque manter secretario de obra fiscais pois o povo estaria fazendo o serviço até dos vereadores, quem sabe não comece economizar e investir na cidade que esta destruida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s