03 de janeiro de 2016

Frase do dia

O cara só é sinceramente ateu quando está muito bem de saúde. (Millor Fernandes)

48 horas

Os primeiros dois dias de 2016 para Mangaratiba não cumpriram as promessas e votos de “feliz ano novo”. Para começar, a Ampla deixou vários pontos do município sem energia ainda nos estertores de 2015, frustrando muitas festas familiares e sociais marcadas para o dia 31. Na outra ponta das carências, a Cedae “desapareceu” com a água, que, em muitos lugares chega como um fio fraco e, em outros, nem isso. Para nenhuma das duas empresas vale a justificativa de tratar-se de período de aumento da demanda, vez que, todos sabem, há mais de cinquenta anos a população do município quintuplica na temporada de verão.

A propósito

Ontem, desde o final da tarde, vários bairros de Itacuruçá ficaram apenas em uma fase do fornecimento de energia. Uma única fase significa que algumas lâmpadas acendem, mas a maioria dos equipamentos elétricos e eletrônicos, como geladeiras, ventiladores e televisores, não conseguem funcionar. Como diria um tango argentino do início do século passado, “estamos a media luz”.

E assim começamos 2016

Os canos da Praia do Saco ainda não trouxeram nenhuma gota de água para Mangaratiba. Parte da RJ 14 entre o Sahy e Ibicuí desmoronou (de novo) deixando os moradores isolados. A Ampla continua useira e vezeira em deixar comerciantes e moradores “na mão” por falta total de energia. Quem tem estabilizador de voltagem até já se acostumou em ouvir o “tlec-tlec” do equipamento compensando as oscilações de voltagem. A Expresso Mangaratiba (espera-se) será substituída na prestação do serviço de transporte de passageiros depois de fevereiro. Em fins de maio começarão as “promessas” de que tudo será diferente no ano que vem. E “La nave vá”.

Utilidade pública

Na madrugada de ontem, a chuva em Conceição de Jacareí foi tão intensa que a Defesa Civil chegou a acionar as sirenes de emergência para alertar moradores de áreas de risco quanto à possibilidade de desmoronamentos e escorregamentos de encostas. Atentos aos riscos, integrantes da Defesa Civil divulgam: “informamos que nossa linha telefônica de emergência se encontra com problemas, já fizemos a reclamação junto à empresa Oi que informou que o reparo será feito até amanhã ao meio dia. Os moradores devem utilizar a linha 199 (emergência em todo o Brasil) ou (21) 2780.4635.” Defesa Civil Mangaratiba)

Direitos assegurados

Agora, além de médicos, outros profissionais da área da saúde e trabalhadores que exercem atividades de serviços gerais em limpeza e higienização de ambientes hospitalares terão direito a aposentadoria especial – após 25 anos de serviço. A decisão veio da Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais que aprovou a Súmula 82, que aplica o código 1.3.2 do quadro anexo ao Decreto 53.831/64. O decreto trata do tempo necessário para a aposentadoria de trabalhadores que são expostos permanentemente a doentes ou materiais infectocontagiantes. (NR. Vale para todo o pessoal que trabalha em hospitais e postos de saúde)

Recomendações para 2016

Não se acostume com o que não o faz feliz, revolte-se quando julgar necessário. Alague seu coração de esperanças, mas não deixe que ele se afogue nelas. Se achar que precisa voltar, volte! Se perceber que precisa seguir, siga! Se estiver tudo errado, comece novamente. Se estiver tudo certo, continue. Se sentir saudades, mate-a. Se perder um amor, não se perca! Se o achar, segure-o! (Silvana Duboc)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s