17 de dezembro de 2015

Frase do dia

As palavras se dissolvem no si­lêncio geral. Mas ficam ecoando na mente. (Érico Veríssimo)

Aumento

A Prefeitura encaminhou à Câmara dos Vereadores a mensagem 28, que fixa o reajuste dos servidores em 15% a partir de janeiro de 2016. O projeto de lei visa compensar as perdas salariais acumuladas ao longo dos anos de 2014 e 2015. Vale ressaltar que, se aprovada, a Lei atende aos funcionários efetivos, comissionados, aposentados e pensionistas. Ficam fora deste reajuste o prefeito, vice-prefeito, secretários, subsecretários e vereadores. A segunda Lei, mensagem 29, dispõe sobre a Data-Base e a revisão geral anual das remunerações e subsídios dos servidores públicos dos poderes Executivo e Legislativo, das autarquias e fundações públicas, estabelecendo o índice de revisão geral anual com base na inflação efetiva acumulado nos últimos 12 meses. (Fonte PMM)

Adicional

Quanto ao adicional para a GM, um leitor assegura que foi entregue a todos os integrantes da GM um formulário para fazer o pedido do adicional periculosidade. Nele, o pretendente tem que explicar o motivo pelo qual fará jus ao adicional. Ora , se é decreto extensivo a todos os efetivos, porque temos que explicar o motivo? Será feito uso político pra liberar o adicional? Não teria que ser automático o pagamento? Em contrapartida, outro leitor diz que cada GM tem que ir na prefeitura e no setor de protocolo, retirar o formulário, preencher e dar entrada lá mesmo.

Biotech

Presos na semana passada, acusados de envolvimento na máfia da saúde, suspeitos de integrar um esquema que desviava milhões de reais dos cofres públicos, os irmãos Wagner e Valter Pelegrine, controladores da Organização Social Biotech, gostavam de ostentar. Compraram cavalos de raça, dirigiam automóveis de luxo e gastavam muito dinheiro no exterior. Segundo a família, os irmãos não tinham muito dinheiro quando chegaram ao Rio de Janeiro no ano 2000. Foi em negócios suspeitos na área da saúde, em Mangaratiba, que mostraram habilidade para enriquecer. Em 2004, de braços dados com políticos locais, iniciaram os primeiros passos na administração municipal. O Ministério Público do Rio tem indícios de que a organização social Biotech é suspeita de fraudar mais de cinquenta milhões de reais destinados a hospitais públicos do Rio de Janeiro. (Fonte: O Globo)

Sem papai noel

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal federal, indeferiu pedido de liberdade a Evandro Bertino Jorge, prefeito cassado do Município de Mangaratiba, preso em decorrência de acusações de associação criminosa, uso de documento falso, coação no curso do processo, uso indevido de verbas públicas e fraude em licitação. A decisão se deu no Recurso Ordinário em Habeas Corpus (RHC) 131161. A defesa do ex-prefeito alegava que as razões que motivaram o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro a decretar a custódia preventiva não subsistem, uma vez que, diante da cassação do mandato pela Câmara Municipal, o prefeito teria perdido sua influência política. Segundo o ministro, não há situação demonstrada nos autos que represente manifesto constrangimento ilegal. Segundo o ministro Fachin, a decisão do TJ-RJ descreve que o ex-prefeito teria, em tese, ameaçado testemunhas, perseguido jornalistas, recolhido publicações jornalísticas por intermédio da Guarda Municipal e ameaçado de morte um promotor de Justiça. “Nem preciso dizer que tentar intimidar um membro do Ministério Público, a imprensa e testemunhas constitui conduta de extrema gravidade e que repercute, diretamente, na efetividade do processo e, nessa linha, ampara legitimamente a adoção de medidas cautelares idôneas e persuasivas”, disse.

Utilidade pública

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Mangaratiba abre, dia 11 de janeiro, o período de inscrição para o Passe Escolar, referente ao ano de 2016. Os universitários deverão solicitar o pedido de transporte até o dia 29 de janeiro no setor de Protocolo, que fica na sede do Executivo, na Praça Robert Simões, no Centro. Podem solicitar o passe os universitários com destino a Angra dos Reis, Campo Grande e Santa Cruz. Os alunos deverão apresentar os documentos de RG, CPF, comprovante de renda, titulo de eleitor, declaração da faculdade e 2 fotos 3×4. Essa fase de inscrição é válida para quem for ingressar no Ensino Superior e para quem já estuda. A secretaria informa ainda que uma van continua atendendo os alunos da UFF, em Angra dos Reis, que passou por greve neste semestre. (Fonte: Assessoria de Imprensa da PMM)

Curta a praia 

Como já informado no blog e, de tempos em tempos, nas propagandas da rede Globo, a próxima edição do “Curta a praia” será em Itacuruçá, no próximo sábado. Esperamos que o palco e as demais atividades ocorram apenas na área próxima ao Axixá, vez que, na outra ponta da praia, próxima ao Iate clube, o “lixão” continua enfeiando nossa orla.Foto0289[2]

Seu Lobo vem aí

O ex-diretor da UTC Walmir Pinheiro, considerado braço direito do dono da empresa, Ricardo Pessoa, detalhou em delação premiada o acerto de um pagamento ao senador e ex-ministro Edison Lobão em razão da participação da empresa no consórcio vencedor para realizar as obras da usina de Angra 3. No depoimento, Pinheiro confirma que a propina acertada foi de R$ 1 milhão para Lobão e dá detalhes do pagamento. De acordo com ele, as entregas eram feitas a uma pessoa apresentada por Lobão. Parte do pagamento foi levado de carro de São Paulo a Brasília para não despertar desconfiança das autoridades nos aeroportos. André Serwy, segundo Walmir Pinheiro, foi apresentado por Lobão à empresa como responsável pelo recebimento de valores. O operador foi apresentado por Pessoa a Pinheiro como “a pessoa que recebia os valores em nome de Lobão”. Segundo o ex-diretor da UTC, Serwy chamada Lobão de “tio” e parecia muito íntimo do então ministro de Minas e Energia.

Anúncios

Uma resposta em “17 de dezembro de 2015

  1. Nao seria somente a Praia de Itacuruca que anda entulhada. Por esses dias, tenho observado o mesmo em Muriqui perto do primeiro quiosque (pro lado do Iate Clube). Alo, prefeito!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s