19 de novembro de 2015

Frase do dia

Sobre a imensa nação brasileira, nos momentos de festa ou de dor, paira sempre sagrada bandeira, pavilhão de justiça e de amor! (Hino à bandeira – Olavo Bilac)

Bope em Mangaratiba?

A notícia correu na manhã de ontem em Itaguaí. O Batalhão de Polícia Especial estaria realizando operação na Praia do Saco em apoio à determinação de reintegração de posse do terreno particular invadido na região e cujos ocupantes asseguraram que um certo candidato a prefeito lhes havia assegurado que poderiam invadir que ele iria legalizar.

Expo 2015

A atual gestão municipal precisa explicar, de que modo e de onde vieram os recursos para a realização da Expo Mangaratiba do próximo final de semana. Há rumores de que a contratação de artistas do porte de Daniel, Lulu Santos e Zé Ramalho, além da estrutura que eles exigem, custaram ao município cerca de oito milhões de reais. De outra parte, dizem que a festa foi terceirizada. Terceirizada para quem? A que custo? Qual a vantagem de quem assumiu o risco?

Culex ou Aedes?

O acúmulo de lixo nas ruas e esquinas do município está trazendo outro problema para os moradores, além do aumento da presença de ratos. Em todos os distritos aumentam as queixas do aumento de mosquitos. O fato pode ser constatado em Itacuruçá, em Muriqui e, em especial na Praia do Saco, como assegura essa moradora.”Sr prefeito, gostaria de informar o alto índice de mosquitos aqui na Praia do Saco. Esse evento vem ocorrendo ultimamente, já que há alguns meses atrás, foi promovido a passagem do carro fumace, aliviando e se mantendo assim por um bom tempo. Porém, não mais sendo rotineiro esse evento, voltou a ser alto a proliferação. Gostaria da devida atenção, não só por mim, que sou alérgica, mas por ser uma questão de saúde pública. Desde já agradeço a compreensão e o apoio para sanar o citado problema.”

À venda

Um dos pontos da melhor comida caseira de Itacuruçá está à venda. A Eliane, que mantém seu restaurante de comida caseira no distrito, na rua Boa Vista, decidiu que até 22 de dezembro próximo vai deixar o negócio. Ela está passando o “ponto”. Esperamos que seus sucessores mantenham o padrão e os preços camaradas.

Mas como?

Ontem, no tema livre da câmara de Mangaratiba, chamou a atenção o discurso do vereador Pedro Capixaba. O vereador alegou que o município já comunicou aos pais de alunos que estudam em tempo integral que no ano que vem este serviço estará suspenso. Essa atitude vai na contramão da ideia defendida pelos maiores estudiosos do assunto. O recomendado seria que tivéssemos gradativamente um aumento no número de matrículas do modelo de educação em tempo integral. A educação´deve ser prioridade na gestão pública pois, uma má gestão nesta área atinge toda a população comprometendo um geração inteira. (Leonardo Freitas, via facebook, editado)

Mas como? II

Olá Prefeito , sou universitária residente no município de Mangaratiba e utilizo o ônibus da prefeitura para ir para a faculdade Estácio West shopping através da via Mangaratiba/ Itacuruça. E venho por meio desta demonstrar uma insatisfação que não é só minha, mas de todos os alunos que fazem essa mesma linha . Primeiramente ,acho que há um erro de planejamento no trajeto , pois o ônibus vem de Mangaratiba e entra em Itacuruçá, o que não é uma alternativa legal para os alunos que moram em Mangaratiba pois principalmente durante a volta terem de passar em itacuruçá antes de irem para casa. Mas isso não é o principal , desde o inicio do semestre , temos enfrentado problemas com o ônibus que vez ou outra quebra e nos deixa na mão, muita das vezes em dias de trabalhos na faculdade , e não temos a quem recorrer pois a responsável pelo transporte nunca sabe o que acontece ou qual medida tomar . Essa semana o ônibus da linha muriqui quebrou e por conta disso nos foi enviado um micro ônibus apertado que nem ao menos atende a demanda de alunos cadastrados nessa linha . A semana de avaliações se aproxima e não podemos ficar nessa incerteza quanto a ida do transporte .Acredito que um assunto tão sério quanto a educação dos jovens do nosso município deva ser tratada com mais respeito e dedicação.Falo ,não só no meu nome mas em nome dos meus colegas do transporte universitário. Grato desde já. (Stefani Baptista)

Mas como? III

Continua outra moradora. “Sem contar que corremos atrás de fazer a carteirinha pra não termos que usar o ônibus da linha Expresso. Vc faz a carteirinha começa a viajar no ônibus. Até que “alguém ” faça você sair imediatamente por você não ter o “carimbo ” da tal renovação. Agora te digo, o tempo que eu perdi fazendo a carteirinha correndo atrás, não mostra que sou viajante universitário? A carteirinha com a minha foto já não diz tudo? E quando você vai fazer a tal renovação da carteirinha tenho que entrar na fila de espera, pois é grande. Perco a minha vaga, perco a carteirinha. E enquanto ao ônibus? Continua indo praticamente vazio e só na semana das provas vejo gente que nunca vi na vida. Temos que revisar isso. Acho que a prefeitura tem que se preocupar com coisas mas graves e não se preocupar com alunos que querem apenas estudar. E enquanto ao ônibus? Já tive que passar pro micro ônibus lotado vindo de Itacuruçá. Precisamos de mais respeito! Somos universitários.” (Mayara Paula)

Assim, sim

A 15ª Câmara Cível do Rio determinou que a prefeitura carioca indenize em R$ 25 mil e aposente por acidente de trabalho uma professora que sofreu danos físicos e psicológicos após ser agredida por um aluno em sala de aula. O jovem escutava música e, ao ser repreendido, encarou a professora, gritou e deu-lhe um soco na mão esquerda, fraturando um dos dedos da vítima. (Fonte: Ancelmo Góis)

Terrorismo

O Estadão trouxe uma reportagem horripilante no domingo. O Estado Islâmico recruta jovens na América Latina e estende seu proselitismo ao Brasil. O risco é, sim, grande. Hoje, milhares de europeus sem vínculo original com o islamismo participam de ações terroristas na Síria e no Iraque. Trata-se de uma espécie de fenômeno cultural maligno. Parece que o relativismo que tomou conta da cultura ocidental — ambiente que tende a considerar todas as escolhas justificáveis e igualmente válidas — empurra frações da juventude para a busca de um valor absoluto, ainda que seja o terror. (Reinaldo Azevedo, revista Veja)

Acredite, se quiser

O grave acidente ambiental e social de Mariana, em Minas Gerais, quando uma barragem se rompeu e provocou mortes e destruição que ainda nem sequer foram completamente avaliadas, provocou a edição de um decreto da presidente Dilma que passa a considerar “natural” o desastre ou rompimento de barragens.

Subchefia para Assuntos Jurídicos

DECRETO Nº 8.572, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2015

Altera o Decreto nº 5.113, de 22 de junho de 2004, que regulamenta o art. 20, inciso XVI, da Lei nº 8.036, de 11 de maio de 1990, que dispõe sobre o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS.

A PRESIDENTA DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere art. 84, caput, inciso IV, da Constituição, e tendo em vista o disposto no art. 20, caput, inciso XVI, da Lei nº 8.036, de 11 de maio de 1990,

DECRETA:

Art. 1º  O Decreto nº 5.113, de 22 de junho de 2004, passa a vigorar com as seguintes alterações:

“Art. 2º  ……………………………………………………………….

………………………………………………………………………………….

Parágrafo único.  Para fins do disposto no inciso XVI do caput do art. 20 da Lei nº 8.036, de 11 de maio de 1990, considera-se também como natural o desastre decorrente do rompimento ou colapso de barragens que ocasione movimento de massa, com danos a unidades residenciais.” (NR)

Art. 2º  Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 13 de novembro de 2015; 194º da Independência e 127º da República.

DILMA ROUSSEFF

Miguel Rossetto

Gilberto Magalhães Occhi

Não acredita? Veja aqui no site do planalto: http://tinyurl.com/q6uj7dk

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s