14/15 de outubro de 2015

Frase do dia

Façamos da interrupção, um caminho novo. Da queda, um passo de dançaDo medo, uma escada. Do sonho, uma ponte. Da procura, um encontro! (Fernando Sabino)

Sem conexão

Apesar dos esforços do André Carvalho, continuam as dificuldades de conexão de internet em Itacuruçá através do provedor Infosmart. Nos últimos dias, foram pelo menos três significativas interrupções, a maior delas se iniciando na tarde do dia 13 de outubro e demorando mais de vinte e quatro horas para o restabelecimento. Como não existem alternativas possíveis, a população está refém dessa situação.

Dia do professor

Hoje, dia 15 de outubro, comemora-se o “dia do professor”. No Brasil, essa é uma das profissões mais desvalorizadas. Em vários municípios, como Mangaratiba por exemplo, o salário base da categoria esbarra no mínimo nacional. Em países desenvolvidos, é a profissão mais importante a ponto de, no Japão, o professor ser a única categoria social que não precisa se curvar diante do imperador.

Nota de falecimento

Mangaratiba perdeu mais um tradicional morador e comerciante, o Ílcio Neves da Silva, mais conhecido como “Gaguinho”, da peixaria de Mangaratiba. Segundo consta, um dos poucos a continuar vendendo frutos do mar pescados na baía e na Marambaia, sem se render aos produtos oriundos da Ceasa.

Uma no cravo

Como prometido, a atual gestão municipal efetuou o pagamento do décimo terceiro do pessoal da educação. Deve, também, cumprir a promessa de pagamento desse direito ao restante do pessoal até a próxima semana.

Outra na ferradura

Na área da saúde, também foi cumprido o pagamento do vale refeição para o pessoal dos postos de saúde que trabalham em plantões de vinte e quatro horas. No entanto, enquanto médicos, enfermeiros, pessoal administrativo e de apoio receberam o benefício, estranhamente os motoristas das ambulâncias ficaram de fora. Será que os motoristas das ambulâncias têm trabalho diferenciado dos demais?

Utilidade pública

A secretaria de Educação da prefeitura de Mangaratiba informa aos pais que participaram do processo de pré-seleção para o ingresso dos alunos nos Centros de Educação Infantil Municipal (CEIM) no ano de 2015 ou anteriores, que deverão comparecer no prédio do CEID, que fica na Rua Coronel Moreira da Silva, no Centro, no período de 19 a 30 de outubro, das 9 às 15 horas, com o objetivo de confirmar o interesse pela vaga. (Fonte: PMM)

O Papa e a política

O Papa Francisco recordou um ensinamento da Igreja acerca da participação dos leigos na política. Respondendo à pergunta de um jovem, o Santo Padre afirmou que “temos que nos envolver na política, porque ela é uma das formas mais altas de caridade”. Questionou ainda as razões pelas quais ela está “suja”: “está suja por quê? Por que os cristãos não se envolveram nela com espírito evangélico?”. Para o Pontífice, o fiel não pode se fazer de Pilatos e lavar as mãos. “É fácil colocar a culpa nos outros, mas e eu, o que faço?”, perguntou Francisco ao grupo de estudantes do Colégio Jesuíta da Itália, durante um encontro no Vaticano. (Padre Ricardo)

Precisão Suíça

Investigadores próximos da Operação Lava Jato afirmaram que existem mais de cem contas bloqueadas que ainda não tiverem seus nomes divulgados. Todas são de investigados pela força-tarefa. O volume do dinheiro movimentado nas entidades financeiras no exterior pode chegar a R$ 1 bilhão. Os investigadores suíços dizem que as referidas contas bloqueadas ainda não tiveram os nomes de seus proprietários revelados para não impedir que a apuração chegue à origem do dinheiro e seu destino final. Segundo eles, as contas eram conduzidas por diversos operadores, que criaram uma rede de empresas de fachada e fundos abertos em paraísos fiscais para camuflar o nome dos beneficiários finais. A informação é do jornal O Estado de S. Paulo.

Impeachment adiado

Se o ministro Teori Zavascki barrou manobra acertada entre Eduardo Cunha e a oposição para viabilizar o impeachment, a colega Rosa Weber travou a possibilidade de uma decisão do presidente da Câmara sobre impedimento até que seja analisado o mérito de um mandado de segurança apresentado ao STF. Em resumo,Zavascki concentrou o poder nas mãos de Cunha, mas Rosa Weber atou as mãos do presidente da Câmara. Nesse contexto, as duas decisões de hoje são uma vitória do governo na batalha do impeachment. A oposição sofreu derrotas. Eduardo Cunha ficará imobilizado. Dois ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) tomaram decisões que mostram que será mais difícil para a oposição levar adiante o impeachment da presidente Dilma Rousseff com base apenas em argumentos políticos. Como a ministra determinou que seja julgado o mérito desse mandado de segurança, Cunha não poderá tomar nenhuma decisão sobre impeachment até que essa análise aconteça. (Kennedy Alencar)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s