08 de outubro de 2015

Frase do dia

O poder não corrompe o homem. É o homem que corrompe o poder. O homem é o grande poluidor: da natureza, do próprio homem, do poder. (Ulysses Guimarães)

Deu no DOM 542

Extrato do Contrato nº. 011/2015 – Pregão Presencial n° 016/2015 Partes: O MUNICÍPIO DE MANGARATIBA E SIBELLY TRANSPORTES LTDA – (CNPJ: 40.217.234/0001-00). Objeto: PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE TRANSPORTE ESCOLAR, com motorista, combustível, seguro total, em atendimento aos alunos da rede pública de ensino do município. Prazo: O prazo de vigência do contrato será de 12 (doze) meses, a partir da assinatura do Contrato. Valor: O valor total estimado do contrato é de R$ 2.789.000,00 (Dois milhões setecentos e oitenta e nove mil reais).

Sibelly

Como a empresa se define em seu site: “Com mais de 30 anos atuando no transporte de cargas e de pessoas, a Sibelly Transportes é uma empresa brasileira com especialização em Terceirização de Frotas e Transporte de Carga geral. Com tecnologias de ponta e investimentos em segurança, oferecemos serviços de excelência em transportes. A Sibelly Transportes destaca-se ainda nos serviços de transporte de executivos, transporte para condomínios, fretamento de vans, transporte de conteineres e alocação de mão-de-obra especializada. Valorizamos o compromisso com o cliente, a proteção ao meio ambiente e o respeito com a nossa equipe de colaboradores, o que resulta no desenvolvimento de um trabalho contínuo com o cliente para identificar maneiras de oferecer o melhor serviço com a tecnologia, qualidade e segurança necessárias.”

Costeira

Fica a pergunta. E a viação Costeira, braço da Expresso Mangaratiba que até hoje realiza parte do transporte escolar no município irá continuar com sua “fatia” ou perdeu o contrato?

Notas

– As contas de consumo dos moradores de Itacuruçá continuam custando pelo menos sete reais a mais do que deveriam. Isso porque não há no distrito nenhum local para pagamento. Quem não tem conta bancária para colocar as contas em débito automático, têm que se deslocar para Muriqui ou Itaguaí para cumprir a obrigação.

– Moradores do condomínio “Solar de Itacuruçá”, mais conhecido como “fazendinha”, reclamam que há um cidadão, munido de uma “autorização” da prefeitura, derrubando árvores nativas e destruindo ninhos e refúgios de animais silvestres.

– O secretário de estado de Administração Penitenciária , coronel Erir Ribeiro, assinou ontem a transferência de propriedade da lancha Tenente Loretti para a prefeitura de Angra dos Reis. Ela será restaurada e funcionará como museu a céu aberto. (O Globo )

Tenente Loretti

É um velho barco cargueiro, de madeira, construído em 1910 que servia no trabalho de suporte aos faróis e faroleiros da costa e ilhas do Estado do Rio e também na tarefa de destruição de cercos irregulares, montados por pescadores na baia de Sepetiba. Em 1937, foi doado pela Marinha para o Governo do Estado do Rio de Janeiro, sendo transferido para a Ilha Grande onde operou no transporte de material e mantimentos para a construção do presídio de Dois Rios. Essas missões duraram até 1942. Na década de 70, foi transferido da Administração Penitenciária para o Corpo Marítimo de Salvamento. Continuando baseado na vila do Abraão, serviu ao presídio Cândido Mendes por longos anos, com viagens quase que diárias entre Ilha Grande e Mangaratiba, realizando o transporte de soldados, presidiários, mantimentos, combustíveis, máquinas, equipamentos e cargas diversas. Transportou muitos turistas e moradores da ilha. Nele morreram doentes em viagem para o hospital no continente e também houve nascimentos a bordo. Nos últimos tempos em operação continuava servindo ao Corpo de Bombeiros, tendo participado de várias missões de salvamento e resgate nas costas da Ilha Grande.  Desde 2006 está aposentado.

Saúde

É um absurdo você sair de casa da ilha da Gamboa com seu filho pra toma vacina e não ter ninguém para substituir a encarregada. Imagina quem vem de Jaguanum ou outra ilha mais longe? Deveria ter vacinação na ilha para as crianças, porque toda vez não tem quem vacine na semana, todos os dias tem desculpa! Que vergonha. O que vocês tem pra me dizer sobre isso Chicão da Ilha? (De uma moradora em rede social)

Saúde II

Resposta de uma servidora da área. “Por favor dirija se à Secretaria de Saúde pra formular uma queixa. Se há um erro, é de quem esta acima de nós. Somente cumprimos ordens. Não tiro sua razão, mas não cabe a nós resolver, e sim ao Secretário de saúde disponibilizar agentes de imunização nos locais de difícil acesso, como as ilhas. Na ilha tem vacinação sim. Uma vez por mês, um profissional da saúde vai até o posto de saúde de Jaguanum e volta sem realizar uma vacina porque ninguém procura.”

A propósito

Desde a campanha eleitoral de 2008, vários candidatos, alguns eleitos, pprometeram se empenhar para implantar um serviço médico especial para as ilhas com a introdução de uma “Ambulancha”. Todavia, sete anos depois, os doentes e acidentados nas ilhas continuam sendo socorridos, de forma bastante precária, pelos taxi-boats.

Peças no tabuleiro

Com o apoio de Anthony Garotinho e Marcelo Crivella,  Alexandre Valle é pré candidato à prefeitura de Itaguaí. O apoio foi dado em reunião na última sexta, em um encontro em Brasília entre o deputado e o senador Crivella. Com a confirmação, Alexandre Valle tentará pela segunda vez ser eleito prefeito de Itaguaí. Com um papel de suma importância em Brasília, Valle vem com uma boa possibilidade de conquista no pleito municipal. Além dele, Carlos Bussato (O Charlinho) também já lançou sua pré candidatura para a prefeitura da cidade e o atual prefeito Weslei Pereira possivelmente tentará a sua reeleição.  2016 promete. (Fernando Molica em o Dia)

Na beira do abismo

O governo Dilma considera esta semana “decisiva” para o processo de impeachment, por isso tentou “melar” o julgamento de suas contas, advogando a substituição do relator do caso no Tribunal de Contas da União. A estratégia é carimbar como “parcial” o julgamento no TCU, considerado perdido, e neutralizar ou ao menos reduzir sua influência na abertura de processo de impeachment. O presidente da Câmara, a quem cabe aceitar ou não o processo, avisou que a condenação de Dilma no TCU “turbina” o impeachment. Além das pedaladas, Dilma recebeu informações sobre a gravidade de uma nova fase da Operação Lava Jato, que estaria por ocorrer. A investida do governo Dilma contra o TCU, via Advocacia-Geral da União, foi mal recebida no TCU. Verdadeiro tiro no próprio pé. (Claudio Humberto)

Na beira do abismo II

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, negou nessa quarta-feira o pedido da Advocacia-Geral da União para suspender o julgamento das contas de 2014 da presidente Dilma Rousseff no TCU. Os ministros da corte de fiscalização julgaram as contas no fim da tarde de ontem.

Na beira do abismo III

O plenário do Tribunal de Contas da União aprovou nessa quarta-feira, por unanimidade, o parecer do ministro Augusto Nardes pela rejeição das contas do governo federal de 2014. Devido a irregularidades, como as chamadas “pedaladas fiscais”, os ministros entenderam que as contas não estavam em condições de serem aprovadas. Para Nardes, ao adotar manobras para aliviar, momentaneamente, as contas públicas, o governo desrespeitou princípios constitucionais e legais que regem a administração pública federal. O cenário no ano passado foi classificada por ele como de “desgovernança fiscal”. Em seu voto, Nardes defendeu que houve uma política expansiva de gastos “sem sustentabilidade fiscal e sem a devida transparência”. Para o relator, as operações passaram ao largo das ferramentas de execução orçamentária e financeira instituídas. O parecer do TCU será encaminhado ao Congresso, que dará a palavra final sobre o tema. A análise da corte não tem efeito prático, já que funciona como uma recomendação aos parlamentares. A rejeição, porém, poderá ser usada como argumento para abertura de processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Na beira do abismo IV

Em conversas com parlamentares na última semana passada, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu que o Congresso preservasse os empresários Mauro e Cristina Marcondes de convocações para que expliquem sobre a suposta compra de uma Medida Provisória editada no seu governo. Lula teria argumentado que isso abalaria muito a família do casal. Os dois são donos da consultoria Marcondes & Mautoni, investigada pela Operação Zelotes por suspeita de comprar decisão no Conselho de Recursos do Contribuinte e de ter operado pela edição da MP 471, que prorrogou incentivos fiscais para montadoras de veículos com fábricas no Norte, Nordeste e Centro Oeste. A LFT Marketing Esportivo, empresa de Luís Claudio Lula da Silva, filho do ex-presidente, recebeu R$ 2,4 milhões dessa consultoria. Segundo ele, o valor se refere a projeto contratado na área de esporte. A CPI do Carf no Senado, que investiga esquema de compra de votos no órgão recursal da Receita Federal já aprovou requerimentos de convocação de Mauro e Cristina Marcondes em julho, mas ainda não marcou a data das audiências. Na terça-feira, 6, o presidente da CPI também apresentou requerimentos para convocar Lula; o filho do petista, o empresário Luís Claudio Lula da Silva e os ex-ministros Gilberto Carvalho e Erenice Guerra. Os requerimentos apresentados na CPI são de convocação, o que significa que se forem aprovados na sessão desta quinta-feira todos serão obrigados a comparecer, ao contrário do que ocorreria se fossem convites. Segundo Ataídes Oliveira, a ampliação do objeto da CPI nesse caso esta respaldada em decisões tomadas pelo Supremo Tribunal Federal. (Fonte: Revista Isto É)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s