06 de outubro de 2015

Frase do dia

Deveríamos julgar os homens mais pelas suas perguntas que pelas suas respostas. (Voltaire)

Greve dos professores

Foi significativa a adesão dos professores de Mangaratiba à paralisação que deve seguir até hoje. Escolas, como o Caetano de Oliveira, em Itacuruçá, tiveram 100% de paralisação. Além disso, os docentes contaram com o apoio explícito de muitos pais, que se manifestaram em redes sociais em apoio aos professores..

Greve dos professores II

Greve é a cessação coletiva e voluntária do trabalho realizado por trabalhadores com o propósito de obter benefícios, como aumento de salário, melhoria de condições de trabalho ou direitos trabalhistas, ou para evitar a perda de benefícios. Por extensão, pode referir-se à cessação coletiva e voluntária de quaisquer atividades, remuneradas ou não, para protestar contra algo (Consolidação das Leis do Trabalho)

Primeiro mundo

A carreira de professor, na Finlândia, tornou-se uma das principais preferências entre os jovens, à frente de profissões como medicina, direito e arquitetura. O magistério na Finlândia é uma carreira de prestígio. A profissão possui um alto status na sociedade, que tem grande respeito e consideração pelos professores. A invejável cultura finlandesa de dignidade profissional dos docentes e respeito ao professor foi forjada na revolução educacional conduzida pela Finlândia a partir dos anos 70, que alçou o país para as posições mais elevadas do ranking mundial de desempenho escolar. Leia a matéria completa em: http://tinyurl.com/pnagbxk

Vagalume

Na visão dos moradores, a empresa que faz a manutenção da iluminação pública no município está deixando muito a desejar. Já há comerciantes, que pagam cerca de quinhentos reais de contribuição para a iluminação pública, reclamando que os postes nos arredores de seus estabelecimentos não funcionam durante a  noite. De outra parte, em várias outras ruas, há lâmpadas que ficam acesas vinte e quatro horas por dia, como essa, na rua Boa Vista, que está ligada, direto, há mais de dois anos.Foto0241[1]

Regulamentação

Os barqueiros de Mangaratiba, que exploram serviços de transportes de passageiros, passarão a contar com um decreto regulamentando a atividade. A secretaria de Turismo, Esporte e Lazer realizou um levantamento para cadastrar os profissionais que atuam no município. O decreto estabelece algumas normas, com destaque para a quantidade de embarcações por localidade e a potência máxima do motor.  Foram licenciados 4 táxis para a Praia do Saco, 10 para Jacareí, 4 para Ibicuí, 8 para Ribeira, 8 para Junqueira, 8 para o Centro, e 120 para Itacuruçá. Este último distribuído em quatro pontos. As embarcações terão que possuir motor de 40HP. Quem possuir barcos com motor abaixo ou acima de 40HP terá um ano para se enquadrar. Já quanto aos preços das passagens, destaca-se que o percurso Itacuruçá x Gamboa ou Flexeira passa a ser de cinco reais para não moradores e de três reais para moradores. Já o trecho Itacuruçá x Praia Grande passa a ser de dez reais para não moradores e oito reais para moradores. (Fonte: PMM)

A propósito

Como será e ficará a cargo de quem a definição de quem é morador e de quem é visitante? Morador de Itacuruçá pagará passagem mais barata ou só morador da Gamboa, Flexeira ou Praia Grande? Quem definirá essa questão? O dono do barco?

Mentira

Apesar de andar circulando no município a notícia de que o ex-prefeito Capixaba já estaria em liberdade, é mais uma deslavada mentira. Apesar de o processo que está em julgamento ter sido bloqueado em “segredo de justiça”, não há registro de qualquer reversão quanto à prisão. Assim, ele continua no “mesmo endereço” em que esteve nos últimos cinco meses, ou seja, Bangu 8.

O favorito

Adversários do Charlinho à Prefeitura de Itaguaí devem torcer para a segunda instância da Justiça confirmar sua condenação por fraude em licitação. Assim, ele seria barrado na Ficha Limpa. Pesquisa do GPP encomendada pelo PMDB diz que ele tem 52,6% das intenções de voto. (Fernando Molica em O Dia)

Queda de braço

O governo federal informou nesse domingo, em entrevista coletiva, que pedirá o afastamento do ministro Augusto Nardes da relatoria e do julgamento do processo que analisa, no Tribunal de Contas da União, as contas do ano passado da presidente Dilma Rousseff. Na visão dos ministros Luís Inácio Adams (Advocacia-Geral da União) e José Eduardo Cardozo (Justiça), Nardes cometeu uma irregularidade ao manifestar opinião e antecipar publicamente o voto que deverá apresentar na sessão desta quarta-feira do tribunal de contas. (Fonte: G1)

Queda de braço II

Ao atacar Augusto Nardes, ministro do Tribunal de Contas da União que relata o processo de análise das contas de 2014, o governo fez um movimento ousado, mas arriscado. Não há garantia de que vá dar certo. E transmite sentimentos de urgência e desespero que podem incendiar ainda mais o tema das pedaladas fiscais. O governo já sabe que deverá sofrer uma derrota no TCU. O pedido de afastamento de Nardes da relatoria das contas do ano passado é apresentado, nos bastidores, como uma estratégia para comprar tempo. Se der certo, o governo conseguirá adiar em algumas semanas a articulação entre a oposição e o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, para dar seguimento à votação de eventual pedido de abertura de impeachment. Se der errado, o governo poderá até acelerar esse movimento. (Kennedy Alencar – rádio CBN)

Queda de braço III

O presidente do Tribunal de Contas da União, Aroldo Cedraz, entende serem remotas as chances de adiamento do julgamento das contas de 2014 do governo de Dilma Rousseff. Ele citou um precedente sob medida para barrar a tentativa de afastar o relator Augusto Nardes: o julgamento sobre os prejuízos com a compra de Pasadena. Em 23 de julho de 2014, o plenário do TCU apontou um prejuízo de US$ 792,3 milhões na compra da refinaria e responsabilizou 11 gestores e ex-gestores da Petrobras pelo mau negócio, determinando inclusive o bloqueio de bens dos responsáveis. Na sessão, o advogado do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, Edson Ribeiro, pediu a suspeição do relator do processo. Integrantes do TCU lembram que o então ministro José Jorge apresentou as explicações e disse não se considerar suspeito para atuar no julgamento, o que foi seguido pelos demais ministros em plenário. A discussão e a votação ocorreram em seguida. Nardes também já disse não se considerar suspeito e acrescentou que “as, nações fracassam quando as instituições deixam de cumprir seu papel”. Quarta-feira é dia de o TCU cumpri-lo. (Fonte: O Globo)

 

Anúncios

Uma resposta em “06 de outubro de 2015

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s