02 de outubro de 2015

Frase do dia

Na política não existem verdades absolutas, mas as circunstâncias. (Víctor Paz Estenssoro)

Velhas práticas

As novas regras que conduzirão as eleições a partir do ano que vem não afetaram práticas antigas, especialmente em municípios pequenos. Pelo menos três pessoas, em momentos distintos, denunciaram que o atendimento e/ou marcação de consultas em alguns postos de saúde dependem de uma “conversa anterior”onde é necessária a apresentação do título de eleitor. O cartão do Sus não basta.

Velhas práticas II

Dando visibilidade à manifestação da categoria, os professores de Mangaratiba realizaram um dia de paralisação das atividades e um grupo deles foi à prefeitura para reivindicar questões como respeito à data base, recebimento 13 ° salário e concurso público, entre outras, já que não obtém respostas com a assessoria. Não conseguiram ser recebidos pelo prefeito, Dr. Ruy Quintanilha. Entretanto, a segurança, representada pela guarda municipal, tentou evacuar a recepção da prefeitura. Os professores resistiram. A diretora do SEPE e a Secretária de Educação conversaram amistosa e inteligentemente e os ânimos foram acalmados. Todavia, durante algumas horas, os profissionais da educação foram mantidos em “cárcere privado” na área da recepção, impedidos de entrar ou sair, nem para comer, nem para ir ao banheiro.

 O efeito

Quanto ao episódio, assim se manifestou um morador: “O prefeito nos deu hoje uma prova de que é um péssimo político e mal educado. Um grande grupo de professores do município estiveram na prefeitura com o objetivo de conversar com o prefeito em busca de soluções para os vários problemas da Educação no município, porém para a surpresa de de todos o prefeito saiu pelos fundos da prefeitura sem ao menos receber os professores. O pior é que para quem quer ser reeleito o prefeito tem primeiro que aprender a ser político e ter o mínimo de educação. Mas essa atitude não nos surpreende, pois ele não é diferente do seu antecessor. Sr prefeito o senhor tem a obrigação de receber os funcionários e quem sabe ter uma aula de boas maneiras.” (José Justiceiro, via facebook)

Só para lembrar

Outubro é o mês em que se comemora o dia do servidor público. Pelo andar da carruagem, os de Mangaratiba não terão muito o que comemorar, já que em 2015 não tiveram aumento salarial na data-base, nem metade do décimo terceiro, nem auxílio alimentação e, mais ainda, muitos perderam isalubridade, dobra e horas extras.

Rainha da Inglaterra

Ao assumir o seu segundo mandato, Dilma tomou duas providências que considerou prioritárias na época. Numa, acomodou amigos em poltronas que eram ocupadas por olheiros de Lula no Planalto. Noutra, deflagrou um plano para esvaziar o PMDB. Decorridos nove meses, Dilma descobriu-se sitiada por Lula e pelo PMDB. Para não cair, rendeu-se. Ao ampliar a participação do PMDB num gabinete que prometera enxugar, Dilma entregou os anéis. Ao incluir a pasta da Saúde na cota do pseudo-aliado, ela sacrificou os dedos. Ao mexer na trincheira da Casa Civil, trocando Aloizio Mercadante, seu mais fiel assessor, por Jaques Wagner, um chapa de Lula, Dilma repassou sua alma ao padrinho político. Está entendido que a maior influência sobre Dilma na redefinição do gabinete ministerial veio de Lula. Afora o fato de ter retomado espaços físicos que perdera, além da Casa Civil, a coordenação política, com Ricardo Berzoini, o morubixaba do PT orientou a elevação do cacife do PMDB. O que vem por aí depende de duas respostas: 1) como Dilma vai lidar com a ideia de ser uma espécie de ex-presidente da República no cargo? 2) o que Lula planeja fazer com a política econômica do governo? Já se sabe que o dono de Dilma não está satisfeito com o ajuste fiscal de Joaquim Levy. (Fonte: Carlos Chagas)

Rainha da Inglaterra II

A presidente Dilma pretende entregar ao PMDB não apenas sete dos maiores ministérios, mas o próprio governo, numa espécie de “renúncia branca”. Refém do PMDB de Eduardo Cunha, que a ameaça com impeachment, e dependente do PMDB do Senado, ela deve transferir oficiosamente o governo para o vice, Michel Temer, e o chefe da Casa Civil, para cuidar de agenda amena, priorizando “assuntos de Estado”. Dilma viu que é real o risco de impeachment ao ouvir de Lula que “é melhor entregar ministérios ao PMDB do que perder a presidência”. Dilma está abatida com o apoio da população ao impeachment. Impedir que isso ocorra é o principal compromisso que ela espera do PMDB. O Ibope mostrou ontem que Dilma “parou de cair” porque, a rigor, já está no fundo do poço. A rejeição dos eleitores a ela chegou a 82%. Sob “parlamentarismo à brasileira”, não formal, e sem vocação para “rainha da Inglaterra”, Dilma se dedicaria à Defesa e política externa. (Fonte: Diário do poder)

Anúncios

2 respostas em “02 de outubro de 2015

  1. Ontem constatamos sermos governados por uma ‘pessoa” totalmente desprovida de ética e senso de responsabilidade pois o seu dever como gestor era de pelo menos estar em negociação com a categoria, coisa que se recusa a fazer. Como ele quer uma educação de qualidade com professores desmotivados, sendo massacrados diariamente por falta de condições dignas e minímas de trabalho? Onde o gestor, despreza a categoria se negando até, a dar um sonoro Não. Um gestor que não respeita seus funcionários não respeita seu povo. E o mais incrível é que participa de reuniões cujo único objetivo é promover festas. Esses pastores que apóiam essa marcha deveriam ficar envergonhados de participar de tal evento em um momento tão delicado como o que estamos passando, afinal de contas seus fiéis também são professores,merendeiras, médicos etc. É muito triste saber que no dia 15 de Outubro, nosso glorioso dia, ao invés de festa e reconhecimento teremos senzala e chibata. É melhor um Não amigável que um Sim forçado! Cadê a educação que estava aqui!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s