01 de outubro de 2015

Frase do dia

Não deixes o amigo antigo, porque o novo não será seme­lhante a ele. O amigo novo é um vinho novo; ele se fará velho, e tu regalar-te-ás de o beber. (Eclesiástico, 9-14, 15)

Caixa preta

O morador Leonardo de Freitas, amparado pelo que determina a lei de acesso à informação, deu entrada no protocolo da câmara municipal de Mangaratiba com pedido de informações detalhadas sobre os recursos e gastos sob a rubrica “Verba de gabinete”. Ele quer saber quanto, quando e como são gastos os recursos alocados a cada vereador e confessa: “estou até com medo do que irei encontrar.”

Minério

Acerca da questão do minério, nós já temos a Lei Municipal de n.º 859/2013, a qual estabelece a obrigatoriedade de proteção das cargas transportadas em vagões ferroviários abertos de minério de ferro, que trafegarem dentro da área geográfica pertencente ao Município de Mangaratiba, sendo obrigatória a utilização de lonas como forma de proteção que impeça o derramamento do material transportado ou a dispersão de partículas na atmosfera. O seu descumprimento importa no pagamento de uma multa de 500 UFIR- RJ por vagão irregular. Havendo reincidência, a pena será aplicada em dobro! Porém, tenho visto os vagões trafegarem descobertos pela via férrea num flagrante desrespeito ao meio ambiente e à saúde humana. (Rodrigo Âncora da Luz, via área de comentários)

Só que não

Pelo menos quatro vezes por dia os distritos de Itacuruçá, Muriqui e Praia Grande são cortados pelos trens da MRS transportando minério para o terminal da Guaíba, sem nenhuma proteção ambiental ou de dispersão de resíduos.

Regras do Jogo

A presidente Dilma sancionou e o Diário Oficial da União de terça-feira publicou a Lei nº 13.165 que trata das regras para as eleições já a partir do ano que vem. Pelo texto, não teremos mais carros de som, nem jingles, nem placas nas ruas, faixas ou bonecos. De outra parte, apesar de a campanha oficial só começar a partir do dia 15 de agosto, estão liberadas reuniões de “proselitismo político”, apresentação e debate de ideias promovido pelo partido entre seus précandidatos, sem que sejam consideradas propaganda eleitoral antecipada, desde que não haja pedido explícito de votos. Conheça as principais mudanças aqui: http://tinyurl.com/obn8p2c e o texto completo aqui: http://tinyurl.com/qa42cjw

Termômetro

Trimestralmente, o Ibope mede o sentimento da sociedade em relação à atitude do governo em nove tópicos. Desde o fim do ano passado, a maior reclamação das pessoas é sobre os impostos. O percentual dos que reprovavam esse item aumentou de 72% em dezembro para 90% a partir de abril. E ali ficou. Em dezembro, saúde e segurança só perdiam para impostos. Apareciam em segundo lugar no ranking de descontentamento. No ano passado, 68% reprovavam os juros. A partir de abril, essa taxa subiu para 90%. Hoje, 84% reprovam a ação do governo na saúde, e 82% estão insatisfeitos com a segurança. Índices também piores, diga-se. A reprovação era de 71% em dezembro. (Lilian Witte Fibe)

Mudando para não mudar

Se as mudanças já combinadas pela presidente Dilma Rousseff com líderes dos partidos aliados e os futuros subordinados não caírem por terra mais uma vez, o governo passará a ser comandado por um ministério ainda pior e igualmente dispendioso. Na prática, o enxugamento da máquina pode nem sequer alcançar os 200 milhões de reais por ano anunciados no pacote fiscal do governo. As últimas novidades nos bastidores de Brasília são a possível realocação do chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, na pasta da Educação. Em seu lugar, assumiria Jaques Wagner, hoje na Defesa. A dança das cadeiras é uma tentativa da presidente de manter Mercadante, seu fiel escudeiro, protegido por um cargo no governo enquanto é investigado pelo Supremo Tribunal Federal por uso de caixa dois na campanha de 2010. Politicamente, a permanência de Mercadante como articulador político do Palácio do Planalto é considerada insustentável por partidos aliados e sua cabeça já havia sido cobrada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No caso de Wagner, ser alçado ao cargo mais importante da Esplanada é um indicativo de que seu amigo e principal padrinho, o ex-presidente Lula, terá forte influência nas negociações com o Congresso Nacional. Nesse cenário, sobraria a degola do professor Renato Janine, o “técnico” que Dilma escalou para comandar a “Pátria Educadora”, depois de apenas cinco meses no posto.

Mudando para não mudar II

Outra mudança desastrosa pode ser a extinção da Controladoria Geral da União, responsável pela fiscalização da corrupção no Poder Executivo. Dilma cogita a incorporação de parte das atividades de controle interno do Executivo pela Casa Civil, tradicionalmente ocupada por um quadro partidário do PT. Desde que o ex-presidente Lula chegou ao poder, as investigações dos maiores escândalos de corrupção bateram à porta da Casa Civil, inclusive derrubando ministros em série. Em outra hipótese, a CGU seria fatiada: a Ouvidoria ficaria sob o comando do novo Ministério da Cidadania, ainda em negociação com aliados do governo, e a parte da Corregedoria ficaria com o Ministério da Justiça. O xadrez ainda inclui a realocação de Aldo Rebelo do Ministério de Ciência e Tecnologia para a Defesa, instalando um ex-deputado comunista na chefia das Forças Armadas. A atual pasta de Aldo ficaria com o PSB, que a comandou por mais de uma década com Lula e Dilma, mas que atualmente não integra o governo. O resultado da dança na Esplanada deverá ser o corte de dez pastas, reduzindo para 29 o número de ministérios. Pior: o gigantesco e custoso quadro de funcionários comissionados será mantido. Nos Estados Unidos, Barack Obama comanda a maior economia do planeta com 22 secretários com status semelhante ao dos ministros de Dilma Rousseff. (Fonte: Revista Veja)

Anúncios

2 respostas em “01 de outubro de 2015

  1. Não li nenhum comentário deste blog sobre a noticias publicada no jornal o dia do dia 21/06 de 2015 sobre a condenação do ex prefeito charlinho no escândalo dos sangue sussugas, pelas compras de ambulâncias superfaturadas .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s