10 de setembro de 2015

Frase do dia

Seja o tipo de pessoa que, quando acorda e bota o pé no chão, o diabo diz: droga ele (ela) acordou. (Anônimo)

Utilidade pública

Corre nas redes sociais uma informação de que ocorreu, ontem, um assalto nos correios. Foram roubados coletes, crachás e bolsas de agentes de controle da dengue. Suspeita-se que serão usados para furtos em residências.

Peças no tabuleiro

Aconteceu, ontem, uma primeira reunião com os possíveis pré-candidatos do PDT e dos partidos que podem vir a apoiar a candidatura da Andréia do Charlinho. Foi significativa a presença de lideranças políticas de todos os distritos. O ex-prefeito Charlinho também participou. Todos consideraram que não se deve tomar qualquer posição antes que o congresso nacional decida, nos próximos dias, quais serão as reais mudanças na legislação eleitoral.

A propósito

A ex-deputada Andréia do Charlinho assegurou aos presentes que ainda tem alguns aspectos a considerar, antes de se declarar candidata. Disse ela: “Se alguém disser por aí que eu não serei candidata, estará mentindo. Se alguém disser por aí que serei candidata, também estará mentindo.Só decidirei essa questão após a divulgação das regras eleitorais para 2016.”

A propósito II

Quanto à possível candidatura do deputado estadual Pedro Augusto à prefeitura de Mangaratiba, o ex-prefeito Charlinho afirmou tratar-se de mera especulação da jornalista Berenice Seara. Charlinho, que é membro do diretório estadual do PMDB e amigo pessoal do presidente Jorge Picciani, assegurou que a possibilidade sequer chegou a ser cogitada.

E os outros?

Os movimentos políticos dos demais partidos ainda são internos. O que se sabe é que já há vereadores que não pretendem disputar a reeleição. Há outros que vão mudar de partido, pretendendo disputar por outra legenda. Há até um que “pediu” para ser expulso do atual partido para poder se filiar a outro, sem perder o mandato.

A importância do voto

É muito comum ouvirmos que todos os políticos são iguais e que o voto é apenas uma obrigação. Muitas pessoas não conhecem o poder do voto e o significado que a política tem em suas vidas. As eleições são de fundamental importância, além de representar um ato de cidadania. Possibilitam a escolha de representantes e governantes que fazem e executam leis que interferem diretamente em nossas vidas. Escolher um péssimo governante pode representar uma queda na qualidade de vida. Sem contar que são os políticos os administradores dos impostos que nós pagamos. Desta forma, precisamos dar mais valor a política e acompanharmos com atenção e critério tudo que ocorre na cidade. O voto deve ser valorizado e ocorrer de forma consciente. Devemos votar em políticos com um passado limpo e com propostas voltadas para a melhoria de vida da coletividade.  Fiscalizar o mandato do político é muito importante, assim saberemos se ele está atuando em benefício dele mesmo ou para o povo. A cobrança também é um direito que o eleitor tem dentro de um sistema democrático. Não vale ficar pedindo favor! Político não foi eleito para fazer favor, tudo que ele fizer deve ser voltado para toda a comunidade. Qual a consequência quando você vende o seu voto? Os políticos vão achar que não têm a obrigação de cumprirem seus mandatos corretamente. Já pagaram para conseguirem o que queriam. Pessoas vão morrer por falta de médicos, remédios e atendimentos.Escolas vão ficar sem merenda, materiais e professores. Obras e melhorias não serão realizadas e muito mais coisas. (Publicado no grupo em rede social Mangaratiba, combatendo a corrupção com renovação)

Tiro no pé (de fuzil)

Alem de querer novamente aumentar impostos, o Palácio do Planalto decidiu criar problemas com a área militar. Segundo uma matéria publicada no jornal Estado de São Paulo, a presidente Dilma Rousseff assinou na quinta-feira passada o Decreto n.º 8.515, que estava na gaveta da Casa Civil há mais de três anos. O ato tira poderes dos comandantes militares e delega ao ministro da Defesa competência para assinar atos relativos ao pessoal militar, como transferência para a reserva remunerada de oficiais superiores, intermediários e subalternos, reforma de oficiais da ativa e da reserva, promoção aos postos de oficiais superiores e até nomeação de capelães militares, entre outros. Na atualidade, tais atos são assinados pelos comandantes militares sem precisar de tanta burrocracia de modo que a medida foi recebida com “surpresa”, “estranheza” e “desconfiança” pela cúpula das Forças Armadas, que não foi informada que ela seria assinadas.

Afundando

A perda do grau de investimento na Standard & Poor’s surpreendeu o governo e deverá reforçar as posições do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, no embate com os colegas Aloizio Mercadante) e Nelson Barbosa. Na semana passada, em reunião com Dilma, Mercadante e Barbosa, Levy fez um alerta sobre o risco de perder o grau de investimento, que é o selo internacional de bom pagador. Hoje, a agência internacional de avaliação de risco e classificação S&P reduziu a nota de crédito do país. Retirou a recomendação de grau de investimento e colocou o Brasil no grau especulativo, no qual haveria risco de calote. A gota d’água teria sido o envio ao Congresso de um Orçamento Geral da União para 2016 com previsão de deficit primário (R$ 30,5 bilhões). A retirada do grau de investimento na S&P é a maior derrota econômica da presidente Dilma Rousseff no segundo mandato. O governo perde margem de manobra política e vê a crise econômica se agravar. A solução, diz um ministro, é reforçar, de fato, uma política fiscal dura, como tem pregado Levy. Integrantes do mercado financeiro também se disseram surpresos com a decisão da S&P. Não esperavam que fosse tão repentina. Há previsão de estresse na Bolsa brasileira hoje.

Segue

Partidos da oposição prometem lançar uma campanha a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff. Erros do governo na última semana, sobretudo na condução da economia, incentivaram a oposição a insistir no assunto. A decisão da S&P deverá dar mais munição aos oposicionistas. Integrantes da oposição avaliam que está crescendo novamente uma onda política contra o governo. No mínimo, o tema desgasta mais a presidente Dilma. Já o PMDB, que hoje se colocou contra a possibilidade de criar impostos, poderá ser obrigado a rever essa posição. Além de corte de gastos, talvez seja necessário elevar tributos para fortalecer a política fiscal. (Kennedy Alencar, rádio CBN)

Vem mais chumbo

Pistas dadas pelos ministros do Tribunal de Contas da União sugerem que o colegiado deverá aprovar a rejeição das contas do governo da presidente Dilma Rousseff, referentes ao ano de 2014. Perguntado sobre o julgamento, esperado para meados de outubro, o relator do processo, ministro Augusto Nardes, teria dito que “as instituições têm que funcionar”. As informações são de reportagem dessa quarta-feira do jornal Valor Econômico. A publicação revela ainda que a inclinação da maioria dos ministros do TCU é a de acompanhar o voto do relator. De acordo com o novo cronograma do processo, o governo tem até o dia 11 de setembro para entregar a sua defesa. Os auditores do TCU terão então 15 dias para avaliar o material e emitir um parecer. O relator terá uma semana para preparar o seu voto, e a expectativa é que o julgamento ocorra na segunda quinzena de outubro. Caso as contas sejam reprovadas, a matéria segue para avaliação no Congresso Nacional.

Anúncios

2 respostas em “10 de setembro de 2015

  1. Bom dia,

    Estamos ansiosos para sabermos o desfecho do julgamento dos acusados de Mangaratiba.

    Será que vai acabar em pizza?

    O Capixaba apareceu ( de uniforme)?

    Aguardamos notícias

  2. Cresce em todo o município a informação da pré candidatura à Vereador do Zé Antônio, administrador de Itacuruçá, do Jordãozinho de Jacareí e o que mais surpreende, do Moisés Rodrigues que é Agente de Trânsito em Muriqui; o que mais surpreende é que Moisés é “Cabo eleitoral” do atual Secretário de Segurança Anderson Quadros. Será que em breve veremos mais uma das tradicionais “Pernada” política de Mangaratiba??? Acompanhemos novas informações à respeito.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s