01 de setembro de 2015

Frase do dia

Se a meta principal de um capitão fosse preservar seu barco, ele o conservaria no porto para sempre. (São Tomás de Aquino)

Cancelado

Considerando o estado de saúde de uma de suas participantes, a Babi Mello, o grupo que estava organizando manifestações de protesto para o próximo final de semana contra a atual gestão do município decidiu cancelar o evento. Há quem diga que o cancelamento ocorreu por influência direta do fato de a Babi ter sido acudida e socorrida com forte empenho pessoal justamente daqueles contra quem o grupo iria protestar, o prefeito Dr. Ruy e o secretário José Luiz do Posto. A mãe da Babi, senhora Iara Mello, acusa os desertores de “aproveitadores” que não têm coragem de “botar a cara” e se aproveitavam da ousadia da filha.

Complicou

Pela primeira vez em muitos anos os servidores de Mangaratiba viram passar o último dia do mês sem receberem salário. Para piorar o cenário, não há notícias, ou sequer boatos internos, de quando conseguirão receber seus proventos.

A propósito

Para manter suas contas pessoais em ordem, assim cobra uma servidora: “Bom dia! Gostaria de reivindicar o direito de saber qual o dia correto do pagamento dos servidores. Além de servidora, sou dona de casa e tenho filhas para sustentar. Preciso me programar para o dinheiro durar até o final do mês, pois não tenho outra renda. Não quero receber notícias de surpresa, por isso exijo o meu direito, que consta em Lei Municipal. Obrigada.” (Elizabeth Antunes)

Sacos vazios

Publicado em diário oficial e cancelado alguns dias depois, os servidores da área da saúde se perguntam como vai ficar a questão do vale alimentação dos plantonistas do HMVSB e dos postos de saúde? O valor em questão era pouco, insuficiente, mas já era alguma coisa.

Saúde

A área da saúde continua sendo o “calcanhar de aquiles” da atual gestão municipal. Na manhã dessa segunda-feira não havia médico de plantão na emergência do posto de saúde de Itacuruçá. Outro morador reclamava: “Chegou até a mim a notícia de que estariam faltando novamente os talonários de receita azul na rede pública de saúde de Mangaratiba. Soube disto hoje através deuma paciente que teria sido atendida dia 25 no anexo e não teria recebido do médico a receita do seu remédio. Em junho, a Câmara já aprovou indicações sobre o assunto e o problema está voltando a se repetir no município. Além das receitas azuis, estão faltando vários medicamentos entre os quais o Rivotril. Precisamos reivindicar a solução da prefeitura.” (Rodrigo Âncora  da Luz)

Continua

E continua outro: “É brincadeira! Soube hoje que mais uma vez o equipamento de raio-X da UBS Muriqui não está funcionando. Parece que ontem também não. Assim fica complicado cuidar da saúde em Mangaratiba. Nós munícipes não podemos concordar com isso já que se trata de uma unidade de saúde na qual são prestados serviços de pronto-atendimento em que a radiografia muitas vezes é necessária para diagnosticar determinadas lesões. Até quando situações assim vão ficar se repetindo?”

Será manobra?

Corre uma informação, ainda sob a forma de “ouvi dizer”, que a empresa “Braso Lisboa”, proprietária da viação Breda e concessionária de várias linhas na cidade do Rio de Janeiro, estaria em tratativas para adquirir a Expresso Mangaratiba. Há quem diga que, sendo a Braso Lisboa parcialmente controlada pelo empresário Jacob Barata e seus dois amigos portugueses, o Constantino e o Zé do pau, poderia, através dessa aquisição, evitar que o Detro faça nova licitação das linhas. Vale ressaltar que o empresário tem fortes ligações com o ex-governador Sérgio Cabral, o que poderia viabilizar, politicamente, a manobra.

Enquanto isso

As queixas continuam: “Eu juro que não entendo como os órgãos responsáveis deixam a Expresso rodar pelo Rio de Janeiro. Faço faculdade na UFRRJ de Nova Iguaçu. Na sexta-feira tinha ficado mais de uma hora em pé esperando um ônibus de Nova Iguaçu-Itaguai. Hoje fiquei uma hora no ponto esperando o ônibus e nenhum passou, ou seja, voltei pra casa. Com isso perdi aula, perderei matérias importantes na faculdade e vou receber falta. Até quando essa máfia da Expresso vai continuar reinando pelo Rio? Não tem um pingo de compromisso com horários, os ônibus são sucateados, poucos motoristas educados. Difícil! Difícil, porque vivemos em uma cidade que não tem uma graduação decente, e pra você estudar, tem que sair do município. Mas as empresas de ônibus não querem saber disso. Alguém sabe como resolver isso? Porque ouvidoria não adianta com a Expresso.” Fonte: Boca no trombone)

Torquemadas

Na última quarta-feira um juiz da Comarca de Seropédica, ao bater o martelo determinando o retorno do prefeito Alcir Martinazzo ao cargo, sacramentou: “a Câmara de Vereadores não tem competência para afastar liminarmente o chefe do Executivo, antes de concluído o julgamento”. Essa afirmação, além de baixar a bola dos vereadores daquele município, ecoou como recado direto estado a fora, onde sob ameaça de um afastamento temporário muitos prefeitos acabam cedendo à pressões e fazendo o jogo de presidentes de Câmaras mal intencionados, que querem ser, a um só tempo, investigadores, promotores e juizes. (Fonte: Elizeu Pires)

Utilidade pública

O INSS revisou automaticamente aquelas pensões que, concedidas nos termos da MP 664, tiveram o valor da renda mensal reduzido. Isso significa que nenhum beneficiário precisa se deslocar até uma Agência da Previdência Social para solicitar a revisão. Quem quiser ver o valor da nova renda e o valor das diferenças pode acessar o extrato de pagamento que está disponível na internet, no site da Previdência.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s