24 de junho de 2015

Frase do dia

Eu acredito no respeito às crenças de todas as pessoas, mas gostaria que as crenças de todas as pessoas fossem capazes de respeitar as crenças de todas as pessoas. (José Saramago)

Exéquias

Ontem pela manhã, por ocasião do sepultamento, a família do jovem advogado Bruno Olivieri recebeu o consolo de centenas de pessoas que compareceram ao velório no iate clube de Muriqui, além de mais de trezentos amigos que estiveram no enterro, no cemitério de Itacuruçá. Entre ilustres e anônimos do município, destaque para a presença do ex-prefeito Aarão e sua esposa Mônica, os vereadores André Banana e Pedro Capixaba, a ex-deputada Andréia Busatto e toda a direção executiva do PDT Mangaratiba, ao qual Bruno havia se filiado há cerca de um mês. Também merece registro a participação do novo secretário de Trânsito e Ordem Pública da cidade, Vitor de Carvalho Santos que compareceu junto com equipes da GM e trânsito objetivando coordenar a intensa movimentação de pessoas e veículos.

Coração de mãe

Gostaria de agradecer do fundo do meu coração a todos que compareceram neste até breve ao meu amado filho! Hoje tive a certeza de que fomos bons pais, pois, todos davam depoimentos do homem de bem que meu filho era! Deus os abençoe! (Márcia Maralhas – via facebook)

Coisas de Mangaratiba

Um servidor municipal, efetivo, pediu aposentadoria em junho do ano passado. O processo foi aprovado dois dias depois do pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário dos inativos. No final do mês, quando foi depositado o décimo terceiro salário dos servidores ativos, o dele não constava da relação, já que já estava aposentado há mais de quinze dias. Como consequência, ele não recebeu o que lhe era devido nem como servidor ativo, nem como aposentado. Solução sugerida por alguém da área de pagamentos “arranje umas pernas para carregar seu processo”. Em outras palavras, você só vai conseguir receber se arranjar algum político para interceder.

Quinta-feira quente

A primeira pena pesada a ser imposta ao prefeito afastado Evandro Capixaba deverá acontecer, amanhã, na Câmara de Vereadores. Três sessões extraordinárias estão marcadas para apresentação e votação dos pareceres das três comissões processantes. Às dez da manhã, a que trata do tema Previ-Mangaratiba, que sofreu recentes cancelamentos. Às treze horas, será a sessão extraordinária que trata do caso dos sacos de lixo, e posteriormente, às quinze e trinta horas, a que trata do caso mais antigo, do primeiro mandato, por fraude junto as empresas de engenharia, comissão esta composta por Chicão da Ilha, Cecília Cabral e Charles Graçano e a mais complexa de todas e que, no âmbito judicial, foi a que resultou na prisão do prefeito e de dois de seus secretários.

A propósito

Lá de Bangu 8, onde está acautelado há quase setenta dias, o prefeito afastado Evandro Capixaba, que tem alternado estados emocionais de esperança, tristeza e desespero, já mandou dizer a diversos vereadores que não aceitará ser cassado passivamente.

Último da lista

A Federação de Indústrias do Estado do Rio de Janeiro realizou sua pesquisa anual que avaliou os municípios com melhor gestão fiscal através do Índice Firjan de Gestão Fiscal. A ferramenta leva em conta vários fatores, como a receita da cidade, o gasto com funcionários e os investimentos. De acordo com a Firjan, o objetivo é estimular a cultura da responsabilidade administrativa, possibilitando maior aprimoramento da gestão fiscal dos municípios, bem como o aperfeiçoamento das decisões dos gestores públicos quanto à alocação dos recursos. Lançado em 2012, o IFGF traz o debate sobre um tema de grande importância para o país: a forma como os tributos pagos pela sociedade são administrados pelas prefeituras. O índice é construído a partir dos resultados fiscais das próprias prefeituras – informações de declaração obrigatória e disponibilizadas anualmente pela Secretaria do Tesouro Nacional. De acordo com esse último relatório, os municípios que menos investiram foram: Mangaratiba  1,7%; Teresópolis   2,1%; Trajano de Morais  2,4%; Itaperuna   2,5%; Cambuci   3,5%. (Fonte: Firjan)

O vazamento

É preciso maior comprometimento da Petrobras e das empresas ao entorno da Costa Verde. Apesar de não sermos produtores de óleo e minério, o território de Mangaratiba é cortado de Norte a Sul no transporte desses bens por terra e mar. Os riscos de acidentes são iminentes. As equipes econômicas dos governos estadual e federal têm obrigação de resgatar os royalites que foram reduzidos dos municípios da Costa Verde e oferecerem maiores compensações pelos transtornos rotineiros e eventuais. Esse vazamento, por exemplo, ocasionou deslocamento e atenção da nossa Defesa Civil, que já estava sobrecarregada com a chuva que estacionou na região e nossos pescadores estão reféns dessa nova agressão a já tão agredida baía de Sepetiba. Precisamos protestar com maior veemência. Entendo que a solução seria um protesto ordeiro, porém impactante, como por exemplo paralisação parcial da Rodovia Rio Santos ou dos trens de minérios. Dependendo do desfecho desse acidente, alguma providência vamos precisar tomar. Apelo para que as lideranças estudantis, de moradores ou política pensem numa maneira ordeira de expressarmos nossa insatisfação! (Severo Diniz – via facebook)

Atualização

Estamos acompanhando em tempo integral as medidas de contingência em Itacuruçá. A vegetação da faixa marginal de proteção do rio Itinguçu, está sendo removida, pois com o risco de novas chuvas o óleo impregnado pode voltar a contaminar o corpo hídrico, devido a este risco, decidimos remover a vegetação e parte do solo contaminado. Notificamos a empresa a remover o solo contaminado próximo a válvula que vazou, participamos do plano de trabalho que direciona, quais medidas serão necessária para amanhã. Talvez amanhã terminem as medidas emergências e se iniciem as medidas pós emergência. Continuaremos mantendo a população atualizada, a respeito de todas as medidas que vêm sendo tomadas. (Cláudio Maia)

A propósito

A Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Rio, presidida pelo Deputado Thiago Pampolha, vai realizar hoje às 10 horas, na sala 316 do Palácio Tiradentes, uma reunião extraordinária para discutir os impactos ambientais causados pelo vazamento de óleo no duto entre as praias de Coroa Grande e Itacuruça, que atingiu também a Baía de Sepetiba. A reunião contará com a presença de representantes da Transpetro, Secretaria do Estado de Ambiente, INEA, IBAMA, Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, Associação dos pescadores, Ong Boto Cinza e a Secretaria do Meio Ambiente de Mangaratiba.

Utilidade pública

Se conhecerem pessoas que estejam precisando de cadeiras de rodas, há 500 unidades disponíveis pra doação. Para receber uma cadeira a pessoa precisa ter um laudo médico e estar cadastrada no CRAS. Depois disso feito é só telefonar para Vilma Wosiach. 21 3297-7426 ou 98117-7426. Repassem, por amor! Grato!”.  (Valeria Machado)

Anúncios

3 respostas em “24 de junho de 2015

  1. Completando a informação que passei ontem e o senhor reproduziu hoje com algumas adaptações, há a possibilidade de, a partir da cassação já na primeira sessão extraordinária, as outras duas serem suspensas e arquivadas.

  2. Fato é que o prazo para que fossem finalizados os trabalhos das três comissões se encerra dia 27, e mesmo com todas as dificuldades, o legislativo e principalmente os sorteados estarão cumprindo com sua missão neste caso complexo e único na história do Município.

  3. Enquanto isso em Volta Redonda foi resgatado o mandato pelo prefeito eleito e afastado. Luciano Mota a todo momento anunciam que a qualquer hora pode voltar e tem maioria no legislativo. Parece que só os edis de Mangaratiba vão seguir o caminho indicado pelo judiciário, e clamado pelo povo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s