14 de maio de 2015

Frase do dia

A competitividade de um país não começa nas indústrias ou nos laboratórios de engenharia. Ela começa na sala de aula. (Lee Iacocca – empresário)

Procurando Wally

Na noite de ontem, por volta das oito da noite, as entradas de Itacuruçá ficaram fechadas por blitzens da Polícia Militar. Uma barreira foi montada na praça do sapo e outra nas proximidades do viaduto e do DPO. Ao que tudo indica, foi uma operação para evitar a entrada (ou saída) de bandidos que poderiam estar agindo no distrito.

Vem por aí

Noticias que chegam de Angra dos Reis, oriundas do Ministério Público, apontam que cerca de vinte candidatos a vereador no pleito de 2012 estão na lista de funcionários fantasmas e que serão chamados para prestar depoimentos. Alguns, nem mais residem no município.

Ladinos

Enrolados até o pescoço nas investigações da Polícia Federal a respeito da gestão do prefeito afastado de Itaguaí, nove vereadores votaram pelo arquivamento do relatório da comissão processante da câmara que investigava o caso da empresa Tristars. Esses vereadores disseram “não” ao relatório, cuja conclusão é pela força das evidências de que a prefeitura sob o comando de Luciano Mota cometeu uma série de irregularidades ao contratar a empresa coletora de lixo, criada dias antes dele assumir o poder. “Eles nem leram o relatório”, disse o presidente Abeilard Goulart. Quem disse “não”: vereadores Silas Cabral, Roberto Lúcio Espolador Guimarães, Marco Barreto, Vicente Rocha, Márcio Pinto, José Domingos, Eliezer Lage Bento, Carlos Kiefer e Jorge Luis da Silva Rocha. Para estes parlamentares, a Câmara não tem nada a discutir sobre o que Mota fez ou deixou de fazer.

Enquanto isso

A Procuradoria da Prefeitura de Itaguaí deu entrada numa Ação Civil Pública contra a ex-secretária de saúde Andréa Moreira da Costa Lima por improbidade administrativa na contratação de parentes. O processo corre na 2ª Vara Cível de Itaguaí. Eram empregados na prefeitura a mãe, a filha, o companheiro, os irmãos e tios, num total de sete parentes. Eles exerceram cargos de confiança durante mais de dois anos, mas foram todos exonerados pelo atual prefeito Weslei Pereira. A ação pede a condenação e o ressarcimento dos cofres públicos. O ex-prefeito Luciano Mota também figura entre os réus.

Utilidade pública

Informações úteis não divulgadas: Certidões: quem quiser tirar uma copia da certidão de nascimento, ou de casamento, não precisa mais ir ate um cartório, pegar senha e esperar um tempão na fila. O cartório eletrônico, já esta no ar. Nele você resolve essas (e outras) burocracias, 24 horas por dia, on-line. Copias de certidões de óbitos, imoveis, e protestos também podem ser solicitados pela internet. Para pagar e preciso imprimir um boleto bancário. Depois, o documento chega por SEDEX. Auxilio à Lista: Telefone 102, não.
Agora é: 08002800102. Na consulta ao 102 o consumidor para R$ 1,20 pelo serviço. O número 0800 é gratuito. No caso de multa por infração leve ou média, se você não foi multado pelo mesmo motivo nos últimos doze meses, não precisa pagar multa. E só ir ao DETRAN e pedir o formulário para converter a infração em advertência com base no Art. 267 do CTB. Levar Xerox da carteira de motorista e a notificação da multa.. Em trinta dias você recebe pelo correio a advertência por escrito. Perde os pontos, mas não paga nada. A base jurídica é o Art. 267 do Código Brasileiro de trânsito que diz: “Poderá ser imposta a penalidade de advertência por escrito à infração de natureza leve ou média, passível de ser punida com multa, não sendo reincidente o infrator, na mesma infração, nos últimos doze meses, quando a autoridade, considerando o prontuário do infrator, entender esta providencia como mais educativa.”

Direito de resposta

As emissoras de televisão Rede Record e Rede Mulher foram condenadas a produzir e exibir, cada uma, quatro programas de televisão, a título de direito de resposta às religiões de origem africana, em razão das ofensas proferidas contra elas em suas programações. Cada programa deverá ter a duração mínima de uma hora e as rés empregarão seus respectivos espaços físicos, equipamentos e pessoal técnico para produzi-los. A decisão é do juiz Djalma Moreira Gomes, da 25ª Vara Federal Cível em São Paulo/SP. O Ministério Público Federal, o Instituto Nacional de Tradição e Cultura Afro-Brasileira e o Centro de Estudos das Relações de Trabalho e da Desigualdade ajuizaram a ação civil pública contra as emissoras, alegando que as religiões afro-brasileiras vêm sofrendo constantes agressões em programas por elas veiculados, o que é vedado pela Constituição Federal, que proíbe a demonização de religiões por outras. Tanto a Rede Record quanto a Rede Mulher deverão exibir cada um dos quatro programas em duas oportunidades, totalizando oito exibições por emissora, em horários correspondentes àqueles em que foram exibidos os programas que praticaram as ofensas. Além disso, deverão realizar três chamadas aos telespectadores na véspera ou no próprio dia da exibição. (Fonte: Yahoo notícias)

Trilha difícil

Ontem, a emissora BBC, da Inglaterra, teve acesso ao relatório parcial da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) sobre a educação em 76 países do mundo. O Brasil ficou com a 60ª posição, atrás do Chile (48°) e do Uruguai (55°). De acordo com o jornal Estado de São Paulo, Argentina (62°), Colômbia (67°) e Peru (71°) ficaram entre os 15 piores colocados. Os resultados têm base na pontuação alcançada por estudantes de 15 anos em testes de ciências e matemática. Apesar do desempenho no ranking, outra estimativa feita pela instituição apontou que o Brasil tem potencial para multiplicar por sete o seu PIB nas próximas décadas, caso todos os adolescentes de 15 anos tenham acesso à educação básica. O país que teve a melhor colocação no ranking foi Cingapura, que nos anos 60 tinha altos índices de analfabetismo. Segundo a OCDE, o país asiático é um bom exemplo de como é possível ter resultados positivos com investimento no setor. A Finlândia, referência internacional em educação, ficou em 6° lugar no ranking, antecedida de outras quatro nações asiáticas, além de Cingapura.

Anúncios

4 respostas em “14 de maio de 2015

  1. Trilha difícil
    Mas como 60ª posição, se segundo nossa governanta,após 12 anos de amargos petismos,somos uma “Pátria Educadora”?
    Município educador,isto nos somos desde o Aarão.(várias medalhas)
    Acredite Se Quiser!

  2. Provavelmente o ex vereador Marquinho da Ilha deva estar entre os vinte, visto que admitiu ter ficado nove meses ganhando sem trabalhar. Aliás, me preocupa a manobra que conduzirá o referido acima ao cargo de Vereador. Se a justiça determinou que ele não fosse nomeado para cargo publico, e ainda tornou indisponível seus bens, poderá ser percebido que o prefeito está dando um drible na própria justiça que o conduziu ao cargo, para favorecer seu histórico aliado político. E o Dr Ruy que tem sido bastante cuidadoso, e digno de elogios, com a probidade de sua administração, precisa tomar cuidado com essas armadilhas da política.

  3. A Justiça ta mandando super bem…As religiões Afro Brasileiras merecem o respeito devido..Afinal seculos atras eram eles Africanos que usaram de seu suor e sangue para poder construir do Café uma potencia…O Brasil é um Esrado Laico e sempre tem q ser observado esse referencial.

  4. ouvi dizer que a esposa do presidente do conselho de saúde,também estava nomeada no gabinete do prefeito.alguém sabe o nome dela?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s