04 de maio de 2015

Frase do dia

Quem engana sempre há de encontrar os que se permitem serem enganados. (Nicolau Maquiavel)

Saúde em Itacuruçá

Sem desmerecer os esforços do prefeito em exercício, Dr. Rui Quintanilha, o blog reafirma que as decisões tomadas pelo seu antecessor em meados de abril, demitindo diversos funcionários e médicos e, ao mesmo tempo, a transferência do posto para o espaço da terceira idade, na Brasilinha, interromperam, de forma significativa, o atendimento à população do distrito. Há, sim, ambulância 24 horas, mas não há mais enfermagem de emergência, nem atendimento ambulatorial. Até mesmo o único dentista que atendia no distrito foi exonerado. Além disso, no novo espaço do posto, o expediente encerra às dezessete horas.

Movimento das marés

A semana deve começar com algumas novidades no campo político. Correm rumores de que pelo menos dois vereadores deixarão a câmara municipal para assumir outros cargos: um em uma secretaria da prefeitura e outro no governo do estado. Com isso, abrirão vagas para seus suplentes na câmara e poderão buscar se fortalecer para as próximas eleições.

Expresso

Moradores de Conceição de Jacareí reclamam que a “malfadada” Expresso Mangaratiba cancelou a seção da linha entre Mangaratiba e o distrito de Conceição. Assim, os moradores do distrito que precisarem ir à prefeitura ou ao HMVSB  terão de pagar passagem cheia, no valor de onze reais.

Bangu 8

Ao contrário de boatos que andam circulando no município afirmando que o prefeito afastado Evandro Capixaba teria sido transferido para um presídio em Niterói, um morador do distrito, que é agente penitenciário no complexo de Gericinó, afirma que ele continua no chamado presídio “Bangu 8”, dividindo cela com mais trinta e um presos, usando o uniforme padrão de bermuda azul e camiseta branca, tomando banho frio, fazendo necessidades fisiológicas no “boi” (banheiro sem porta e sem vaso sanitário), comendo a mesma comida servida a todos os presos do sistema em quentinhas e dormindo em cama de concreto com um colchonete por cima. De acordo com relatos dos que já o visitaram, ele está muito deprimido e chorando todo o tempo.

Mobilização

Em Itaguaí, apesar de o prefeito Luciano Mota ter sido afastado por conta de severos indícios de corrupção, os vereadores continuam divididos a respeito de sua eventual cassação. Por conta disso, haverá mobilização popular amanhã, dia 5 de maio, a partir das cinco horas da tarde em frente ao Banco do Brasil. Aliás, há indicativos de que sua prisão também pode acontecer em breve.

Relações estranhas

No dia 13 de novembro do ano passado, o engenheiro Léo Pinheiro, sócio e presidente da empreiteira OAS, não imaginava que sua rotina estaria prestes a sofrer uma reviravolta em algumas horas. Era noite de quinta-feira. Trocando mensagens com um amigo, ele parecia tranquilo e informava: “Estou indo para a África na segunda”. Depois, perguntou: “Você vai ao aniversário do ministro Toffoli no domingo?”. O amigo respondeu que ainda não sabia se compareceria à festa. Marcaram um encontro para o sábado no Rio de Janeiro e outro para segunda-fei­ra, 17, em São Paulo. Léo Pinheiro acabou não indo à África, ao Rio, a São Paulo nem ao aniversário do ministro. A Polícia Federal prendeu o engenheiro horas depois da troca de mensagens. Seis meses se passaram e esse diálogo, aparentemente sem relevância, ganhou outra dimensão. Léo Pinheiro foi solto na última semana no fim de um julgamento dividido, em que o voto do ministro Toffoli foi decisivo para sua libertação. Toffoli votou com o relator, ministro Teori Zavascki, para conceder habeas corpus ao empreiteiro Ricardo Pessoa, da OAS – decisão logo estendida aos demais presos da Lava-Jato. Se Toffoli tivesse votado contra a concessão do habeas corpus, Pessoa e Léo Pinheiro teriam sido mantidos atrás das grades. (Fonte: Revista Veja)

Utilidade pública

Termina hoje o prazo para que os eleitores que deixaram de votar ou não justificaram a ausência nas últimas três eleições regularizarem a situação com a Justiça Eleitoral. Quem perder o prazo terá o título de eleitor cancelado automaticamente. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, há 1.782.034 eleitores nessa situação. Desse total, somente 46.042 já tinham se regularizado até a última quarta-feira. O TSE esclarece que a regra vale para quem deixou de votar ou não justificou a ausência nas três últimas eleições, sendo cada turno eleitoral considerado uma eleição. Para regularizar a situação, o eleitor deve procurar o cartório eleitoral mais próximo de sua residência, portando documento oficial com foto, título eleitoral e comprovantes de votação, de justificativa e de recolhimento ou dispensa de recolhimento de multa, se houver. (Fonte: TSE)

Curta na escola

O “Curta Na Escola” reúne vídeos gratuitos, feitos por brasileiros, que podem ser aplicados ao ensino de crianças e adolescentes. O objetivo é promover e incentivar o uso curtas-metragens brasileiros como material de apoio pedagógico em salas de aula. Além de disponibilizar informações pedagógicas básicas, como os níveis de ensino e as disciplinas às quais o vídeo é adequado, o site tem uma plataforma colaborativa, em que professores podem compartilhar seus planos de aula e seus relatos. Até agora, o filme mais exibido é o Ilha das Flores, dirigido por Jorge Furtado. O curta de 13 minutos faz um ácido retrato da sociedade desigual em que vivemos ao acompanhar a trajetória de um tomate. O projeto é da Synapse Produções, que comercializa o cinema independente brasileiro para o exterior. Já foram lançados três DVDs com os curtas, distribuídos a mais de três mil escolas. (Fonte: Canal do Ensino. http://www.curtanaescola.org.br/)

Anúncios

3 respostas em “04 de maio de 2015

  1. é com pesar que venho informar que faleceu ontem a noite um morador de Itacuruçá mais conhecido como “BIANCA”, e está sendo velado no cemitério de ITACURUÇÁ. vá com deus e descanse em paz.

  2. Com relação ao “movimento das marés”, a manobra caso o vereador Edu Jordão aceite seria para beneficiar o ex -vereador Marquinho da Ilha, pois este não pode ser nomeado para cargo público por fazer parte como réu e denunciante nos processos contra o Prefeito, mas pode, como suplente que é do PSD, assumir a cadeira de vereador.

    • Prof. Lauro:
      Boa Tarde.
      Com referência ao epígrafe “Movimento das marés”.
      è oportunidade de que outros vereadores eleitos,mas que ficaram como suplente possam assumir vaga na Câmara.
      Espero que se isso acontecer, há um nome qe eu gostaria de ver voltar aquela Câmara
      chama-se JOSÉ CARLOS COSTA.
      Dr. Plinio .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s