25 de março de 2015

Frase do dia

Mangaratiba tem tudo para ser uma cidade-modelo, mas se contenta em ser uma cidade-vergonha. (J.L. Monteiro – via facebook)

Gamboa

Algumas dezenas de moradores da Gamboa foram a Mangaratiba na tarde de ontem para estarem presentes na sessão da câmara na qual o vereador José Luiz do Posto falaria a respeito da situação do bairro frente à ação de demolição de construções irregulares promovida pelo Inea. A maioria deles não conseguiu lugar nas galerias. Muitos reclamaram que os poucos lugares disponíveis estavam ocupados por assessores dos próprios vereadores, impedindo maior presença de público. Ao que parece, a única providência concreta foi a convocação do secretário de obras para explicar a situação, o que deve ocorrer na próxima segunda-feira.

Carnê Mei

Corre, nas redes sociais, um boato infundado sobre o que seria um possível “golpe”, praticado através do envio de “carnês da cidadania do MEI”. A afirmação não tem nenhum fundo de verdade. Para facilitar a vida dos micro empreendedores individuais, especialmente os que não dispõem de acesso à internet, desde o ano passado o Ministério da Micro e pequena empresa decidiu enviar os carnês diretamente aos contribuíntes via Correios. O boato gerou nota da SMPE que pode ser lida no link: http://tinyurl.com/pqscm23

Como ter certeza?

Quem dispõe de internet pode acessar a página da Receita Federal e consultar o número de CNPJ que está na primeira linha do carnê. Desse modo, descobrirá “se” e desde “quando” está inscrito como micro empreendedor individual. Estando cadastrado e, ainda assim, continuar com a dúvida, deve ir ao “programa gerador de DAS” para verificar quais contribuições estão em aberto e, lá mesmo, imprimir outra guia, para o mês em curso ou todo o ano.

HSBC

Observação interessante na lista de nomes divulgada pelo “swissleaks” sobre brasileiros que têm conta na Suíça, Há, pelo menos, um sobrenome bem conhecido no município, “Bertino Maciel”. São três poessoas citadas sendo que um certo Ernani Bertino Maciel foi alvo de investigação da Polícia Federal em 2007 sobre sonegação fiscal. Ficou preso quarenta dias e pagou multa de quinhentos mil reais.

Retaliação

Circula a informação que pelo menos parte das demissões dos últimos dias de funcionários da prefeitura ocorreram em retaliação a pessoas que “curtiram” a manifestação de moradores de Mangaratiba na Alerj, na última quinta-feira.

Desastre ambiental

Por conta do vazamento de petróleo que ameaça as praias da região e futura reserva de botos-cinza, a Transpetro foi multada em mais R$ 25 milhões, além dos R$ 50 milhões impostos pelo Inea. Há marcas de óleo no costão rochoso e diversas praias do município. O óleo atingiu a costa de algumas ilhas, onde se encontram a APA Guaíba e a futura APA Marinha Boto-Cinza. O Inea confirmou que, após o acidente, o óleo foi levado pela maré e atingiu áreas próximas a Porto Galo, Caetés, Garatucaia, Porto Real, Club Med, e as ilhas Furtada, Guaíba, Jaguanum, Siri Pestana e Praia de Araçá. (Fonte: O Dia)

Toma que o filho é teu

Menos de um ano depois da Copa do Mundo, que rendeu um lucro recorde para a Fifa, a entidade não quer nem ouvir falar do Brasil. Nesta semana, a Fifa reuniu a sua cúpula em Zurique e, na agenda, apenas os Mundial de 2018, 2022 e 2026. Questionados pela reportagem se haviam discutido os estádios vazios do Brasil, os cartolas foram claros: “Esse problema é de vocês”. Para a Fifa, o Brasil de fato garantiu a “Copa das Copas”. A renda e os lucros bateram todos os recordes, como o jornal Estado de S. Paulo revelou na quinta-feira. A Copa foi o evento esportivo mais lucrativo da história. Enquanto isso, pelo menos seis dos 12 estádios estão com sérias dificuldades para se financiar, fecharam ou foram pegos no meio de escândalos de corrupção. Para a Fifa, porém, esse é agora um problema do Brasil. Segundo cálculos de diversos governos estaduais, porém, a realidade é que a Copa do Brasil vai perseguir as contas públicas ainda por anos. (Fonte: Época Negócios)

Anúncios

4 respostas em “25 de março de 2015

  1. Caro professor Lauro, pelo que sei o espaço das galerias superiores da Câmara,àqueles cujo acesso deveria ser restrito até por questões de segurança, são destinados aos assessores que estão ali a trabalho (NEM TODOS SÃO “aspones”). Ainda que eu esteja errado, acho que um assessor interessado nas coisas do município tem tanto direito quanto qualquer outro munícipe. A despeito dos resultados da mobilização, fui informado que mesmo antes da sessão plenária um grupo foi recebido pelo vereador CHICÃO DA ILHA, o secretário de Obras, e um representante do jurídico, ocasião em que foi agendada essa reunião na próxima semana, sendo este grupo já munido de informações sobre o motivo do acontecido, os atores diretos da demolição e o que está sendo feito para que todos fiquem satisfeitos, inclusive a natureza e sua preservação.

  2. Meu querido gostaria de ressaltar a grande festas q foi na última sexta feira,a historia passada a limpo parabéns aos idealizadores, foi muito bonito ver a população participando do evento!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s