10 de março de 2015

Frase do dia

Quando ouvi a cidade de noite batendo as panelas, eu pensei que era ela voltando pra minha cabeça de noite batendo panelas. Provavelmente não deixa a cidade dormir. (Pelas tabelas – Chico Buarque)

Prestando contas

Pela primeira vez, em mais de quatro anos de governo, o prefeito Capixaba prestou esclarecimentos à população de Mangaratiba com relação às fortes chuvas da noite de domingo. A nota, elaborada pela secretaria municipal da defesa civil, foi divulgada pelo prefeito nas redes sociais e na página da prefeitura. Segue a nota: “Bom dia, amigos e amigas, A chuva que caiu em Mangaratiba neste fim de semana foi muito forte, o volume atingiu 299 mm nas últimas 48h, sendo inevitável a ocorrência de alagamentos. É muito desagradável o transtorno, mas felizmente não há registro de feridos, e até o momento uma família ficou desabrigada, já acolhida pela Secretaria de Ação Social. Pequenas barreiras que caíram não serão removidas totalmente neste momento, pois o solo ainda está muito encharcado. Nossas equipes estão trabalhando na limpeza e desobstrução dos locais para deixar a cidade limpa o mais breve possível. Gostaria de explicar a vocês que, por causa da chuva intensa, foram acionadas sete, das dez sirenes do Sistema de Alerta e Alarme. Dois pontos de apoio aos moradores foram abertos, em Itacuruçá, e no Centro, mas não houve encaminhamento de pessoas para abrigos. Agentes da Defesa Civil estiveram em todos os locais onde há sirenes instaladas, para orientar os moradores e encaminhar aos pontos de apoio. O órgão também enviou mensagem via SMS aos moradores das áreas de risco, avisando sobre a previsão do tempo e os riscos. Mesmo com as sirenes acionadas, muitas pessoas não quiseram deixar suas casas. O trabalho de prevenção que vem sendo realizado pela Prefeitura, como limpeza de canais, ralos e bueiros, continuará permanente, visando preservar vidas e prevenção de enchentes. Seguiremos em atenção, disponibilizando nossas equipes para atender aos moradores, sempre que necessário.” A Defesa Civil atende nos telefones 2780-4155 e 199, tem ainda o email defesacivil@mangaratiba.rj.gov.br. (Evandro Capixaba – prefeito)

A propósito

Pelo teor da nota, andaram “contando mentiras” para o povo do Axixá, quando disseram que a sirene tinha disparado sem motivo. De acordo com a nota, sete das dez sirenes instaladas em Mangaratiba dispararam, o que significa dizer que houve sim perigo real e imediato.

Polícia Federal

Ontem, agentes da PF voltaram a Itaguaí, dessa vez levando mandados de “condução coercitiva” objetivando colher o depoimento de pessoas identificadas como funcionários fantasmas nas investigações a respeito das irregularidades na administração Luciano Mota. Haviam rumores de que um dos chamados a depor teria sido o vereador Marcos Barreto, que deverá prestar depoimento hoje à PF e pode sair indiciado, tal como a vereadora Miriam Pacheco. Além disso, segundo reportagem do RJTV, mais dois inquéritos foram abertos para apurar outros crimes em Itaguaí e divulgados no noticiário noturno. Veja como foi aqui: http://tinyurl.com/mdjkdn8

Todos iguais

A Polícia Federal também cumpriu, ontem, mandado de busca e apreensão na casa do juiz federal Flávio Roberto de Souza, que cuidava do caso Eike Batista e foi flagrado usando o Porsche Cayenne apreendido do empresário.  O magistrado também teve o seu passaporte apreendido. É que ele tinha viagem marcada para o exterior.

Panelas e buzinas

O pronunciamento da presidente Dilma Rousseff em rede obrigatória de rádio e TV, na noite de domingo, foi marcada por vaias e panelaços em todo o País. Foram registrados gritos, vaias, panelas batendo e buzinas em inúmeras cidades e ao menos doze capitais de estados. O panelaço foi uma resposta à convocação que circulou no domingo nas redes sociais, convidando as pessoas para protestar durante a fala da presidente. Em seu pronunciamento, Dilma admitiu a crise e pediu paciência aos brasileiros. “Entre muitos efeitos graves, esta seca tem trazido aumentos temporários no custo da energia e de alguns alimentos. Tudo isso, eu sei, traz reflexos na sua vida. Você tem todo direito de se irritar e de se preocupar. Mas lhe peço paciência e compreensão porque esta situação é passageira”, declarou. Segundo ela, o Brasil tem condições de vencer os “problemas temporários”, e afirmou que a vitória “será ainda mais rápida se todos nós nos unirmos neste enfrentamento”. (Fonte: Diario do poder)

Análise

O Brasil enfrenta uma das maiores crises políticas de sua história, desencadeada pela descoberta de um gigantesco esquema de corrupção envolvendo o Partido dos Trabalhadores. Há poucos dias, no lugar de tentar manter um pouco de dignidade e enfrentar como homem as consequências dos erros de seu partido, o Líder máximo do PT ousou ameaçar seu povo com guerra. Em um ambiente seguro, repleto de simpatizantes, Lula quis “parecer” valente, quando prometeu convocar o “exército” do MST para combater nas ruas os cidadãos que tentassem se manifestar contra a corrupção. Diante das fortes repercussões de repúdio à sua ameaça, inclusive de setores do Exército Brasileiro, Lula se acovardou, assim como o líder do MST, que tentou desconversar sobre a clara ameaça feita ao povo em seu nome e de seu movimento. Desde então, Lula tem evitado a imprensa. Após a divulgação da lista de nomes envolvidos nos desvios da Petrobras, onde absolutamente todos possuem algum tipo de ligação com o PT e o governo, Lula resolveu se esconder de todos. É como se um chefe de família fosse parar debaixo da cama diante de uma ameaça contra seus filhos. São em momentos como este que se conhece o verdadeiro caráter de um homem. (Fonte: Domínio do fato)

Pelas tabelas

A música tem mais de trinta anos, foi composta à época da campanha pelas eleições diretas e o fim da ditadura militar. O retorno do “panelaço” na noite de domingo demonstra a grande insatisfação da população com os rumos do país. Nos anos oitenta, o presidente Figueiredo preferiu não enfrentar a insatisfação das ruas, o que levou ao fim do ciclo militar. Agora, no entanto, o ex-presidente Lula ameaça “colocar o exército do Stédile” nas ruas. Podemos ter tempos bem difíceis a partir do próximo dia 15.

Anúncios

4 respostas em “10 de março de 2015

  1. Mangaratiba twrra do abandono..Aqui nada acontece ou ao menos se tem um desfechoo…Cade a PF ….cade o Promotor….Nada mais é visto!…Mem se falam em mais nada…Nada na televisao….E assim continua a familia capixaba junto com sua tropa de tiranos a fazerem o quizerem…

  2. Embora a publicação da nota prestando esclarecimentos à população seja um avanço, é triste ver que seu teor não é totalmente verdadeiro. A Prefeitura diz: “O trabalho de prevenção que vem sendo realizado pela Prefeitura, como limpeza de canais, ralos e bueiros, continuará permanente, visando preservar vidas e prevenção de enchentes “.
    Que trabalho é esse? Há algum tempo venho pedindo SOCORRO, por meio do blog, de ouvidoria da Prefeitura, jornais … e nada!! Ahh..só no facebook da Prefeitura que não posso comentar nada, acho que eles bloqueiam quem não os elogiam! rs
    A Rua São Luiz na Praia do Saco enche quase que diariamente. Em frente a minha casa, a rua, devido ao péssima engenharia na construção, é mais baixa, e forma uma bacia, o que por si só já impediria o correto escoamento da água. Para piorar, todos os ralos e bueiros estão entupidos. O canal (valão de esgoto e sujeira) está assoreado e transborda a qualquer subida da maré. Já fizemos diversos pedidos a Prefeitura e nada. Passam um draga rasa no canal e acreditam que o problema está resolvido.
    Há tempos atrás, após uma denúncia ao jornal Atual, a secretária de meio ambiente prometeu obras no canal para novembro de 2013 e até agora NADA!!! (o blog tem esse registro).
    E aí, dá para acreditar?? Estamos perdendo nosso sossego e nosso patrimônio também. A cada dia a situação piora. Novamente entrou água em nossas casas…Dessa vez, ainda choveu…E quando nem chove e água suja avança para nossos quintais?
    Agora, quando a maré sobe, ela traz junto as imundices do valão, e depois de horas, quando a água escoa, a rua está preta e com um fedor insuportável!!
    No Carnaval os moradores que tiveram que abrir os ralos para tentar desentupi-los e água escoar. Tenho registro desse absurdo.
    E a Prefeitura contando estorinhas….É triste né?

  3. A verdade é que o exército do Stedile já entrou em campo, destruindo anos de pesquisa com uma espécie de eucalipto semana passada.

  4. Dia 15 de Março estaremos nas ruas de mangaratiba reivindicando nossos direitos. #AmanhãVaiSerMaior #VemPraRua #15/03

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s