01 de fevereiro de 2015

Frase do dia

É hoje o dia, da alegria e a tristeza, não pode pensar em chegar. Diga espelho meu, se há na avenida alguém mais feliz que eu. (Samba enredo União da ilha 1982)

Janeiro passou

Fevereiro começa hoje com duas boas notícias para o município. A primeira, a chuva tão esperada e que não caiu no mês passado. De acordo com os sites especializados em meteorologia, ela deve permanecer pelo menos até o meio da semana. A segunda, a apresentação da matéria a respeito da corrupção em Mangaratiba em rede nacional, no Fantástico. Há rumores de possibilidade de sabotagem dos transformadores do Sahy, de modo a provocar um “apagão” no município na hora do programa.Tanto a emissora quanto a polícia federal já estão alertas quanto a esse eventual crime.

Milhar na cabeça?

O início do mês ficaria melhor ainda caso Mangaratiba conseguisse acertar essa “milhar” no primeiro prêmio. “A Controladoria-Geral da União fará, na próxima segunda-feira,  dia 2 de fevereiro, o 40° sorteio para a seleção de municípios a serem fiscalizados. Será examinada a aplicação de recursos recebidos para a gestão de programas federais. Os detalhes do sorteio estão em portaria da CGU publicada no Diário Oficial da União. Serão sorteados 60 municípios entre os que têm população de até 100 mil habitantes. Os auditores da CGU irão examinar contas e documentos, além de fazer a inspeção pessoal e física das obras e serviços em andamento. O sistema usado é o mesmo das loterias da Caixa Econômica Federal para definir, de forma isenta, as áreas a serem fiscalizadas.” (Fonte: EBC)

Novos tempos

O vice-prefeito de Lages, na Serra Catarinense, assumiu a prefeitura após a prisão do prefeito Elizeu Mattos. Este foi afastado das funções, após ter a prisão preventiva decretada por suspeita de integrar um esquema de propina. Elizeu Mattos é suspeito de participar de um esquema de corrupção e recebimento de propina na Secretaria Municipal de Águas e Saneamento do município. A operação, coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado, foi batizada de “Águas limpas de Lages” e a investigação começou no início de 2014. No dia 12 de novembro passado, quatro pessoas – dois empresários, um motorista da prefeitura e o secretário Municipal de Águas e Saneamento – foram presas na cidade da Serra. No dia seguinte, 13 de novembro, o prefeito disse que não sabia de nenhum esquema de corrupção envolvendo funcionários do município. As investigações da operação ‘Águas Limpas de Lages’, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, começaram há cerca de nove meses após uma denúncia. O esquema criminoso operava na Semasa. Segundo o Gaeco, empresários pagavam propinas a servidores públicos municipais para ter os seus interesses atendidos por meio do direcionamento de editais licitatórios.

Cidade inteligente

A Prefeitura Municipal de Itaguaí anunciou o adiamento, por 120 dias, da concessão do aumento decorrente da adoção das tabelas previstas nos Planos de Cargos Carreiras e Vencimentos dos Servidores da Educação e da Administração Direta. Por conta da alteração na data de implantação do novo plano, o Prefeito Luciano Mota se reuniu com membros do SEPE. No encontro ficou decidido que será feito o pagamento retroativo dos valores referentes à readequação das tabelas. O pagamento será feito de forma parcelada, tão logo seja restabelecido o cenário financeiro. Também ficou determinado que já em janeiro será concedida a revisão anual dos vencimentos para todos os servidores efetivos. O município também tomará outras medidas para adequar as despesas: promover a renegociação de todos os contratos, de forma a reduzi-los em até 20% do valor atualmente praticado;  suspender licitações e propostas de licitação referentes a serviços não essenciais e redução dos cargos comissionados em 20 %, vedada a concessão de adicional de mérito aos servidores efetivos.

Perdendo sustentação

A decisão de Luciano Mota de suspender o pagamento do PCC encontrou imediata reação da câmara de vereadores de Itaguaí que, através de seu presidente, divulgou na tarde de sábado, nota relativa ao decreto 3941/2015, de origem do Poder Executivo, o qual indica que não haverá o cumprimento da lei de implantação do Plano de Cargos e Salários dos Servidores Públicos. O Legislativo Municipal esclarece na nota que a medida do Governo é inconstitucional e que se posicionará ao lado dos servidores na luta pelo Plano de Cargos e Salários. Confira a nota: “Diante do decreto número 3941/2015 divulgado na tarde de ontem pela Prefeitura da nossa Cidade, onde o Exmo. Sr. Prefeito Luciano Carvalho Mota, informa que não cumprirá as Leis aprovadas pelo Plenário desta Casa Legislativa de implantar o Plano de Cargos e Salários dos Servidores Públicos. A Câmara Municipal de Itaguaí, através de seu Presidente, Ver. Nisan Cesar dos Reis Santos esclarece que: 1. Esta Casa Legislativa nos últimos 24 meses esteve ao lado do funcionalismo e seguiu todos os trâmites regimentais para a aprovação dos desejados Planos de Cargos e Salários dos Servidores Púbicos, hoje amparados pelos números: 3256/2014 e 3290/2014. 2. O Supremo Tribunal Federal  entende que o ato praticado pelo Governo Municipal não tem legalidade. 3. A Câmara de Vereadores não vai se furtar as suas responsabilidades e tomará todas as medidas cabíveis e constitucionais a fim de assegurar as conquistas dos Servidores Públicos que foram aprovadas por esta Casa Legislativa. Itaguaí, 31 de Janeiro de 2015. Nisan Cesar dos Reis Santos Presidente”

Pega na mentira

Pronunciamento de Dilma na TV em 2013 se mostra hoje um festival de mentiras e ilusões vendidas à população. Ao falar sobre medida de seu governo que promovia redução na conta de luz, Dilma disse que “temos baixado os juros, reduzido impostos, facilitado o crédito e aberto como nunca as portas da casa própria para os pobres e para a classe média, ao mesmo tempo em que estamos ampliando o investimento na infraestrutura, educação e saúde, e nos aproximando do dia em que a miséria estará superada no Brasil”. O melhor do pronunciamento de Dilma vem no final: “isso significa que o Brasil tem e terá energia mais que suficiente para o presente e para o futuro, sem nenhum risco de racionamento ou qualquer tipo de estrangulamento no curto, médio ou longo prazo”. E agora, presidente Dilma? Vai à TV explicar o que deu errado em seu governo para estarmos vivendo um período de aumento de tarifas, de impostos, de juros, e falta de energia? (Senador Álvaro Dias)

Anúncios

4 respostas em “01 de fevereiro de 2015

  1. Pega na mentira

    O que há de novo? A gerentona é uma mentira.

    Quero ver um dia a seguinte manchete: “Presidente da República disse uma VERDADE.”

    Tipo assim: ‘Eu sou incompetente”.

  2. Hoje é o esperado dia de ir ao ar matéria jornalistica escancarando a corrupção em Mangaratiba, mas sabe o que acho disso? Tal como o movimento de julho de 2013 em que dizia-se que o gigante havia acordado, vai dar em nada de imediato, até porque, o presidente da Câmara é sobrinho do denunciado. Resta a população a vergonha de ter reeleito o denunciado após 2 anos sem nada fazer e nada cumprir e esperar pela justiça legal. E para aqueles que acham que a salvação é o vice prefeito eleito, vale lembrar que ele é responsável direto por todas estas lambanças pois, como vereador à época, votou contra a apuração das denúncias contra o Capixaba.

    • concordo plenamente, esta corja tem que ser extirpada do nosso município capixaba, Rui, os amigos anonimos do Capixaba e não esquecer do Arão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s