22 de janeiro de 2015

Frase do dia

‎Não considere nenhuma prática como imutável. Mude e esteja pronto a mudar novamente. Não aceite verdade eterna. Experimente. (B.F.Skinner)

Ação da cidadania

Realizou-se, ontem, na praça da igreja, em Itacuruçá, uma reunião dos moradores que pretendiam discutir caminhos em busca da solução dos problemas com a empresa Expresso Mangaratiba. Para azar dos que se organizaram através das redes sociais, bem na hora prevista o tempo fechou e começou a chover no distrito. A princípio, a chuva parecia que iria “pegar”. Não pegou. Durou menos de vinte minutos. Muita gente que pretendia comparecer acabou não indo.

A propósito

Em resposta a um leitor que reclamou que o blog estaria fazendo “política” ao apontar os gestores públicos do município como responsáveis pelas dezenas de mazelas que acontecem por aqui, assim lhe respondeu outra leitora: “Amigo, a gestão é do executivo e do legislativo. Quem representa a população são eles. Quem deve negociar aumento de efetivo da PM com o governo estadual, são eles! Quem faz propaganda do estado são eles! Quem dá moção ao Comandante do Batalhão, são eles! Quem deve também dar moção de repúdio ao abandono, são eles! Quem deve levar nossas reivindicações, são eles! Quem deve ser cobrado por omissão em assuntos da população, são eles! E quem deve trabalhar em todas as competências que dizem respeito a população, são eles! A nós, população, cabe o direito de cobrar daqueles que elegemos, justamente para fazer valer nossos direitos de cidadania!”

Se fosse na Indonésia!

A Polícia Federal prendeu na última segunda-feira um brasileiro de 22 anos de idade desembarcando com aproximadamente quatro quilos de metanfetamina em pó no Aeroporto Internacional de Guarulhos/SP. O suspeito desembarcou de um voo oriundo de Barcelona com destino a Curitiba e escala em São Paulo. Assim que ele pegou a mala, os policiais federais o conduziram até o scanner de raio-x para análise do conteúdo da bagagem. As imagens deram indícios de que havia material suspeito no interior. A mala foi aberta perante testemunhas e num fundo falso foram localizados três tabletes que, após serem perfurados, revelaram a existência de um pó azul-cinzento sem odor. Os federais levaram o suspeito à delegacia onde foi confirmado que se tratava de metanfetamina. Ele foi preso em flagrante por tráfico internacional de drogas e conduzido ao presídio estadual onde permanecerá à disposição da Justiça.

Na China é assim

O ex-ministro chinês das Ferrovias Liu Zhijun foi condenado à morte por corrupção, com pena suspensa por dois anos. Essas sentenças são geralmente comutadas para prisão perpétua, se o prisioneiro mostrar bom comportamento. Liu é o mais alto nível oficial julgado e considerado culpado de corrupção desde que Xi Jinping tornou-se chefe de Estado, em março. O tribunal de Pequim que emitiu a pena diz que os crimes de Liu têm a ver com “uma quantia de dinheiro, especialmente enorme”, “ter causado perda colossal de bens públicos” e “violou os direitos e os interesses do Estado e do povo”. Considerado o “pai” do sistema de trens de alta velocidade na China, Liu foi considerado culpado de usar sua posição para ajudar 11 conhecidos a conseguir contratos e promoções, e de aceitar 64 milhões de yuans (trinta milhões de reais) em subornos entre 1986 e 2011. O tribunal também o condenou a 10 anos de prisão por abuso de poder e confiscou todos os seus bens.

Voltaram atrás?

Apesar da comunicação direta aos coordenadores de blocos de carnaval que, neste ano de 2015, a prefeitura não os iria apoiar, a secretaria de turismo e eventos divulgou nota a respeito dos preparativos para o Carnaval. “Mangaratiba se prepara para a maior festa popular do mundo. Cidade terá blocos carnavalescos desfilando em todos os distritos, palcos com shows ao vivo e muita música, além do tradicional Carnamar. No total serão 61 blocos carnavalescos e palcos com shows ao vivo e muita música, de Itacuruçá a Jacareí, além do famoso Carnamar, que já caiu no gosto de moradores e visitantes que vem de todos os cantos do Estado. A folia na cidade começa na sexta-feira, dia 13 de fevereiro. Além dos desfiles, a secretaria de Turismo e Eventos colocará música ao vivo durante os quatro dias de festa, ao final das apresentações dos blocos nos palcos montados em Muriqui, Itacuruçá, Centro, Conceição de Jacareí e Praia do Saco, e som mecânico em Ibicuí, Sahy, Gamboa, Serra do Piloto, Flexeiras, Junqueira, Praia Grande e Jaguanum. Mais uma vez as agremiações terão circuitos definidos em pontos estratégicos para desfilarem, garantindo segurança e fluidez ao trânsito de cada localidade. Serão instalados cerca de 250 banheiros químicos distribuídos por todo o município. As secretarias de Segurança, Trânsito, Defesa Civil, Obras, Fazenda e Saúde atuarão no apoio durante o evento, além das polícias Militar e Civil e a Marinha do Brasil. O Carnamar promete ser um dos melhores. O secretário de Turismo de Mangaratiba, Roberto Monsores, anunciou também o valor da premiação do Carnamar. Este ano serão distribuídos em prêmios R$ 21,5 mil para as melhores embarcações nas categorias Animação, Alegoria e Originalidade.”  (Fonte: Mangaratiba.rj.gov.br)

Bom dia, prefeito

Repercutindo o que disse a Leila Castro através de uma rede social. “Sabe, prefeito, existem salas de aula no município que não possuem ventilação, nem mesmo janelas, pois foram adaptadas para alocar crianças, já que por aqui, não se constroem escolas e a demanda só aumenta a cada ano. Sabe, prefeito, tem salas de aula com mofo, salas de aula com fiação elétrica exposta, sala de aula com ventiladores com defeito, salas de aula, onde bate sol a pino. Também tem escolas que não possuem condições adequadas de armazenamento de merenda escolar em suas despensas. E os banheiros? Nossa, alguns são nojentos em suas instalações! O TCE já deu as dicas todas em 2011, orientando sobre as pendências em várias escolas e olhe que eles nem foram em todas! Rejeitou as instalações de todas as que visitou, imagine se forem em algumas que gritam por socorro faz anos! Escolas de educação infantil que só funcionam pela dedicação dos profissionais que minimizam as deficiências de suas instalações. Não precisa nem ir longe. Dê uma passadinha na Escola Professa Maria de Lourdes Pereira da Silva, profissionais de qualidade, tirando leite de pedras. Fique trinta minutos em uma das salinhas. Ah! Mas, não vale pegar a melhor. Vá lá nas salinhas dos fundos, ou as laterais que de vez em quando, cheiram a esgoto! Pegue a Secretária, profissional de “carreira” no município e visitem as escolas do município. Pode ser que toque o coração e a mente desta profissional e vocês entendam o mal que fazem com a educação de Mangaratiba, a começar pelo aspecto de infraestrutura. Vamos trabalhar, prefeito e trupe bem paga! Educação é mais que fotos e confraternizações doentias! Bom dia, prefeito!”

Era verdade

Antes das eleições do ano passado a presidente Dilma deixou escapar a frase: “Na campanha eleitoral nós fazemos o diabo.” Pois, ela não estava mentindo. Neste começo de ano, a presidente e sua nova equipe econômica anunciaram medidas como aumento de energia, alta de impostos, elevação dos juros e mudanças em direitos trabalhistas, tudo aquilo que a então candidata Dilma, durante a campanha eleitoral, afirmou que seria feito por seus adversários. Os brasileiros foram enganados.

A propósito

A presidente Dilma faz questão de ser chamada de “presidenta”. Leiam o que diz uma professora a respeito. “No português existem os particípios ativos como derivativos verbais. Por exemplo: o particípio ativo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte, o de cantar é cantante, o de existir é existente, o de mendicar é mendicante. Qual é o particípio ativo do verbo ser? O particípio ativo do verbo ser é ente. Aquele que é: o ente. Aquele que tem entidade. Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação que expressa um verbo, há que se adicionar à raiz verbal os sufixos ante, ente ou inte. Portanto, a pessoa que preside é presidente, e não “presidenta”, independentemente do sexo que tenha. Diz-se: capela ardente, e não capela “ardenta”; se diz estudante, e não “estudanta”; se diz adolescente, e não “adolescenta”; se diz paciente, e não “pacienta”. Um bom exemplo do erro grosseiro seria: “A candidata a presidenta se comporta como uma adolescenta pouco pacienta que imagina ter virado eleganta para tentar ser nomeada representanta. Esperamos vê-la algum dia sorridenta numa capela ardenta, pois esta dirigenta política, dentre tantas outras suas atitudes barbarizentas, não tem o direito de violentar o pobre português, só para ficar contenta”. (Miriam Rita Moro Mine – Universidade Federal do Paraná.)

Si non e vero!

O texto acima é interessante e bem articulado. No entanto, a professora Miriam Rita nega que seja de sua autoria.“Nunca escrevi absolutamente nada sobre a existência ou não da palavra “presidenta”. Meu nome está sendo usado indevidamente como autora de um texto que circula na internet e na imprensa. Sou professora da Universidade Federal do Paraná – UFPR, Departamento de Hidráulica e Saneamento, graduada em “Engenharia Civil“ e com pós-graduação em cursos de “Engenharia“ (Mestrado e Doutorado) e professora de cursos de “Engenharia” na UFPR (ver meu Curriculum Lattes – http://www.cnpq.br/ – plataforma lattes) Eu jamais escreveria um texto que não fosse da minha área de atuação. Miriam Rita Moro Mine”

Anúncios

4 respostas em “22 de janeiro de 2015

  1. Era verdade

    Faço parte da turma que nunca acreditou nesta incompetente, desastrosa, sempre me senti enganado após a frase: “Na campanha eleitoral nós fazemos o diabo.” e mentor dela o nove dedos disse: ‘Eles não sabem o que somos capazes de fazer para reeleger a Dilma”.

    Importar energia da Argentina, realmente é o fim do mundo.

    Ela devia pelo menos pagar “royalties” ao Aécio, pois na campanha ela dizia que quem ia praticar estas ações que em 21 dias já assustam o país era ele.

  2. Supõe-se que as pessoas que vão passar o período de carnaval numa ilha, é porque não querem “brincar” carnaval, ao contrário, querem ficar longe dele. Mas aqui, nem isto é respeitado: onde já se viu som mecânico em JAGUANUM? Ninguém merece tantos absurdos…

  3. Que o município está no fundo do poço todo mundo sabe e, temos a esperança de que não dá para piorar entretanto ficamos pasmos ao saber que a Prefeitura de Mangaratiba optou por gastar alguns milhões em um carnaval para os mal educados da baixada fluminense se divertirem, me perdoem as familias oriundas da baixada vem em busca de paz e diversão sadia, enquanto nós moradores ficamos reféns em casa, sem poder sair sob pena de levar um soco, tiro etc. Ao invés disso nosso prefeito festeiro deveria investir esse dinheiro na climatização de nossas escolas pois a lei diz que a temperatura numa sala de aula NÃO pode ultrapassar os 23° e se formos medir a temperatura nas salas de aula veremos que vai ultrapassar os 30° pela manhã e os 40° na parte da tarde. Como os alunos vão aprender nessas condições? Como professores vão ensinar? Fora a falta de água, onde não pode-se usar banheiros e a merenda também fica comprometida. Nós professores estamos muito preocupados com o inicio das aulas. Senhor prefeito e senhora secretária eu lanço um desafio, trabalhar somente por 24 horas SEM ar condicionado em seus gabinetes e depois relatar essa experiência aqui no blog. Desafio lançado!

    • Ao povo de Mangaratiba que adora um protesto…….

      Por que não fazer um protesto já para os próximos dias, contra a realização do carnaval no município. Mas um protesto bem feito..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s