19 de dezembro de 2014

Frase do dia

Tropa de elite, osso duro de roer… pega um, pega geral… também vai pegar você. (Música do filme Tropa de elite)

MIB – homens de preto

Agentes da Polícia Federal realizaram, na manhã de ontem, uma operação na sede da Prefeitura de Itaguaí. O objetivo era desarticular uma quadrilha que atuava na prefeitura desviando verbas públicas. Segundo a PF, o grupo seria liderado pelo prefeito Luciano Mota. Além do prefeito, estão sendo investigados três secretários municipais e um gerente de empresa de coleta de lixo que presta serviço na região. Os policiais procuravam cumprir onze mandados de busca e apreensão e cinco mandados de condução coercitiva em outros municípios além de Itaguaí, como Mangaratiba e Niterói. Em Mangaratiba, os policiais foram até na casa da mãe do prefeito Luciano Mota. As buscas, de acordo com a Polícia Federal, visam localizar e apreender documentos, valores de origem ilícita e bens móveis adquiridos com o dinheiro desviado. Em setembro, a PF já havia apreendido uma Ferrari, avaliada em cerca de R$ 1,5 milhão, que era usada pelo prefeito. O luxuoso carro, modelo 458 Itália, seria um dos indícios de desvio de verba pública que está sendo investigado no inquérito 0345/2014. Herdeiro de um areal, Luciano, segundo sua assessoria, alugou o carro no ano passado e o teria devolvido agora em dezembro.

Em pauta

Em março do ano passado, o Tribunal de Contas do Estado pediu explicações ao prefeito sobre o aluguel de 185 carros para o município. A locação chegava ao valor de R$ 7,1 milhões por ano. Com toda esta quantia, calcula-se que era possível adquirir 200 carros populares. Em paralelo, a Polícia Federal estava investigando o prefeito por diversas irregularidades, incluindo desvio de verba pública e enriquecimento ilícito. Se comprovadas tais irregularidades, caracteriza-se o crime de peculato, com penas que podem variar de 2 a 12 anos de prisão. Outros órgãos do governo também estão sendo investigados e viaturas da PF foram vistas na secretaria de transportes e outros locais. Tudo leva a crer que a Polícia Federal tenta comprovar e levar a prisão algumas pessoas que possam estar envolvidas em um suposto esquema de desvio de dinheiro público. Operação semelhante está sendo realizada na prefeitura de Mangaratiba desde o mês passado.

Amplitude

De acordo com o noticiado nos principais telejornais do Rio de Janeiro, o “esquema” desviava cerca de dez milhões de reais por mês dos cofres públicos, algo em torno de cento e vinte milhões de reais/ano. A “operação gafanhoto” consiste em onze mandados de busca e apreensão e condução coercitiva. O desvio de verbas estaria, principalmente, nas verbas dos royalties e da saúde. O delegado responsável pelas investigações comentou que o prefeito usa diversos “laranjas”, inclusive para usar dois helicópteros e a tal Ferrari, que estaria no nome de um ex-frentista de posto de gasolina.

Vertente

Outra linha de investigação da Polícia federal, conforme noticiado, refere-se à existência de um “esquema” de apoio político ao prefeito através da cessão de trinta cargos comissionados a cada um dos vereadores que o apoiam. Os beneficiados, indicados por esses vereadores, não precisavam comparecer ao trabalho e, de acordo com a reportagem, causavam um rombo de mais de um e meio milhão de reais/mês, aos cofres públicos.

O capo

Na campanha eleitoral que terminou em outubro último, o então candidato a governador Pezão veio a Itaguaí para uma caminhada. O prefeito Luciano Mota, mesmo sendo de partido diferente, tentou aparecer ao lado do governador. O então candidato a deputado estadual Picciani, ao opor-se à sua presença, foi empurrado e quase agredido por seguranças do prefeito. No dia seguinte, Jorge Picciani ingressou com diversas ações nos órgãos competentes denunciando o prefeito de Itaguaí. À ocasião, o blog já alertava que ele havia “comprado briga” com um dos mais influentes caciques políticos do Rio de Janeiro. Ou será que essa ação literalmente “desmoralizadora” da gestão Luciano Mota também não teria o “dedo” do “capo de tutti capi”?

Quem diria!

O Tribunal Superior Eleitoral decidiu na última quarta-feira, aprovar o registro de candidatura do deputado federal Paulo Maluf, o que o autoriza a assumir um novo mandato na Câmara, a partir de 2015. A decisão derruba decisão anterior do próprio TSE e do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, que haviam barrado o parlamentar com base na Lei da Ficha Limpa. O Ministério Público ainda pode recorrer da decisão no TSE ou no Supremo Tribunal Federal. Em setembro, por um placar apertado, de 4 votos a 3, o TSE havia negado recurso de Maluf e barrado a sua candidatura à reeleição na Câmara dos Deputados com base na Lei da Ficha Limpa. O parlamentar, no entanto, ainda podia recorrer da decisão no próprio TSE e no Supremo Tribunal Federal, o que permitiu que ele pudesse continuar em campanha. O procurador-geral eleitoral, Rodrigo Janot, chegou a enviar, em setembro, parecer ao TSE recomendando que a corte negasse o registro eleitoral para o parlamentar. Na decisão dessa quarta, o resultado anterior do TSE foi revertido pelo ministro Tarcísio Vieira, que substituiu Admar Gonzaga na sessão. No julgamento feito em setembro, além de Gonzaga e da ministra relatora do caso, Luciana Lóssio, votaram contra Maluf os ministros Luiz Fux e Maria Thereza de Assis Moura. A favor de Maluf haviam votado o presidente do TSE, Dias Toffoli e os ministros Gilmar Mendes e João Otávio de Noronha.

Para quem não viu

Siga o link http://tinyurl.com/m3qqhnh e veja como foi a repercussão da matéria sobre Itaguaí no noticiário.

Anúncios

Uma resposta em “19 de dezembro de 2014

  1. Repetindo meu post de 18/12/2014

    Discordo desses babacas paraquedistas que chegam em nosso município achando que aqui só vivem idiotas e mortos de fome que vendem seus votos por pipoca, bicicletas, festinhas para crianças, cigarros, bebidas, “caridades”, fogos, “passeatas, “etc… O tempo de tirar fotos com crianças carentes e velinhos já passou. Isso não cola mais.

    Estamos em 2015 e ninguém mais faz caridade a troco de nada. Esses pré candidatos super-homens estão achando o quê? Será que irão resolver o problema do município e do mundo? Não é dessa forma.

    Tenho pena desse tipo de gente e ao mesmo tempo fico envergonhado de ver pessoas desse nível desfilando em nossa cidade. São pessoas muito interesseiras e pobres de espírito.

    Fica a dica.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s