16 de dezembro de 2014

Frase do dia

Por que distribuir armas é tão fácil e distribuir livros é tão difícil? Por que construir tanques é tão fácil e construir escolas é tão difícil? (Malaia Yousafzay – em seu discurso de aceitação do prêmio Nobel)

HMVSB

Mais um relato indicando o quanto o nosso hospital municipal mais parece um caminhão sem freios descendo a ladeira: “Já aconteceu comigo de levar meu filho no hospital e eles me disseram para aguardar em casa. Não quiseram tirar uma agulha que meu filho enfiou no pé. Tive que levá-lo no hospital geral da Japuíba, em Angra, e lá removeram a agulha em dez minutos.” (Gionani Morais, via facebook)

Coisas da vida

O primeiro ganhador do Big Brother Brasil, o Kleber Bambam, com a simplicidade típica de interiorano, costumava escapar das perguntas mais incômodas com um bordão que, à época, ficou famoso, inclusive com o registro do sotaque caipira: “faz parrrte”. Pois não é que, mais de uma década depois do primeiro BBB, Itaguaí nos remete ao conceito embutido no bordão? Faz parrrte! Pois, faz parte da política da região coisas como a notícia abaixo, fato ocorrido ontem, segunda-feira dia 15 de dezembro.

Baile de máscaras

“A câmara municipal de Itaguaí recebeu a deputada Andréia do Charlinho e o ex-prefeito Charlinho. O vereador Jailson entregou moção de congratulação à deputada Andréia pelo seu retorno ao mandato. O vereador Jailson disse que Itaguaí sente orgulho de ter tido Charlinho como prefeito e que no que depender dele esse sol vai voltar a brilhar. O vereador Abelardinho respondeu que aceita a ajuda que Andréia ofereceu em seu futuro mandato e afirmou que vai querer sim toda a ajuda possível da deputada e do ex-prefeito Charlinho, que segundo ele, é um grande professor no quesito política. O vereador Vicente Rocha afirmou que Charlinho foi o melhor prefeito que Itaguaí já teve em sua história. O vereador professor William afirmou que mais um ano se foi e Itaguaí não tem o que comemorar. Afirmou que é uma vergonha o CEMES ser despejado por falta de pagamento do aluguel. E assegurou que a cidade clama pelo retorno de Charlinho. Destoando do clima, o vereador Marco Barreto tentou defender os feitos do atual prefeito e causou mal estar entre os presentes na sessão. Em seu discurso Andréia afirmou que sua luta por uma cidade melhor não acabará com o final de seu mandato e que muito em breve os moradores de Itaguaí vão voltar ter orgulho de dizer que moram na cidade. (Com o Jornal I+)

Enquanto isso

Denuncia o “Portal Mangaratiba”: “Esta semana, no apagar das luzes, o prefeito de Mangaratiba enviou mensagem à câmara municipal solicitando alterações no código de obras. O que ele esqueceu que agora tem uma oposição de verdade e atenta às tentativas de um governo que visa interesses próprios e não coletivos. Em um dos quesitos, o vereador José Luiz do Posto percebeu que a manobra em transformar a tabela antiga de construção padrão de 75 ufirs pra 100 despertou seu tirocínio político. De imediato e mais atento, constatou que a construção padrão média passaria de 150 para 300 ufirs cerca de 100% de aumento. Na primeira, um aumento de 25% e na segunda 100%, estranho demais. O pior ainda estava a ser percebido é que numa das taxações o tamanho do metro quadrado cairia de 300 para 100 metros atingindo a classe popular da cidade. Ou seja, toda construção, reparo e acréscimo nas casas seriam taxados, dificultando ainda mais aqueles que se encontram desprovidos de dinheiro. Diante disso, o vereador entrou com uma emenda modificativa solicitando a permanência da metragem antiga, além do menor valor de cobrança. Dessa vez seu pedido foi aceito por todos os vereadores.” (Portal Mangaratiba – editado)

Conjecturas

Há informações de que pelo menos quatro secretários perderam suas pastas mais cedo do que o esperado, inclusive o da Defesa Civil. Informações não oficiais dão conta de quem irá assumir a pasta da Defesa Civil é o atual secretário de segurança. Será que o mesmo está dando vaga a um ex-secretário em que seu filho assumiu a cadeira de presidente da câmara municipal e em seu discurso declarou que várias pessoas clamam pelo retorno de seu pai a secretaria de segurança? No momento há muita fumaça nisso tudo, sabemos que aonde há fumaça existe fogo, ou pelo menos, um princípio de incêndio. Esperamos que as composições para 2015 sejam definitivamente boas para o povo de nossa cidade e não para um grupo de asseclas do mandatário local. Que venham as boas novas porque das velhas e das lorotas estamos cansados. (Fonte: Portal Mangaratiba)

Hamlet – Shakespeare

A trágica história conta que Hamlet, após constatar as conspirações e traições que se praticavam no palácio, se fez de louco para parecer não compreender o que estava acontecendo. Agiu assim para sobreviver. Um dos oficiais teria dito que ele não queria ver que “há algo de podre no reino da Dinamarca”. E assim, a expressão passou a ser usada quando há indícios de que algo grave e indecente está acontecendo nos bastidores de um governo. O odor que exala da podridão nos ambientes oficiais, não permite mais que se esconda o quanto está comprometido um governante com as tenebrosas ações praticadas ao seu redor. Nem as cortinas de fumaça, estrategicamente colocadas, conseguem encobrir o lamaçal em que se vê atolado. O poder econômico e político já não é capaz de encontrar meios que possam vedar a percepção da ineficiência, da incompetência e da imoralidade no trato da “coisa pública”. O que se faz “intramuros”, “por debaixo do pano”, “às escondidas”, termina por ser, aos poucos, denunciado. E, para tal situação, não há outra afirmação a ser dita: “há algo de podre no reino da Dinamarca”. Ninguém engana todo mundo o tempo todo.

Enigma

A imagem abaixo é de uma suposta publicação oficial da última quinta-feira, dia 11 de dezembro. O interessante lembrar é que, quando o “escândalo” aperta, o primeiro exonerado é o Humberto Vaz e o segundo o indicado pelo Sandro Matos. Foi assim no caso da MC Engenharia, quando o então secretário de obras foi exonerado e o então secretário de turismo e eventos teve o mesmo destino. Passaram a ocupar novas pastas e agora são, novamente, exonerados?Exonerações

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s