14 de dezembro de 2014

Frase do dia

O dinheiro que irriga a corrupção falta na prestação de serviços adequados para a população. (C.G.U.)

Paradoxo

Observa um morador antigo do distrito que a falta de planejamento de médio e longo prazo quanto à questão turística, acabou criando um paradoxo aparentemente sem solução, qual seja: somos um município de vocação eminentemente turística; já fomos a terceira atração mais procurada do Rio de Janeiro, perdendo apenas para Corcovado e Pão de Açúcar. Todavia, como aconteceu neste final de semana, quando chove a partir de sexta-feira, a população bate palmas e dá “vivas”, porque os turistas não virão. Mais que a necessidade de atrair turistas e dinheiro novo para o município, o que está em jogo é o bem estar da população permanente, que sofre demasiado, nos dias de “cidade cheia”.

Enquanto isso

Iniciada em novembro e com duração até abril de 2015, a temporada de cruzeiros no Brasil tem como destino preferido o Nordeste, seguido do Rio de Janeiro. A Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos acentua que os passeios de três ou quatro noites representam 47% dos 115 roteiros. Nossa vizinha Angra dos Reis deve receber sessenta e dois navios. Mangaratiba, nenhum.

Alerta geral

Publicado em uma rede social: “Atenção Senhor Prefeito de Mangaratiba, vereadores, autoridades, moradores de Vila Muriqui e quem possa ajudar a nossa comunidade. Encontra-se na nossa comunidade pessoas em um carro invadindo terrenos. Ontem dia 12/12/2014, pela manhã, cortaram o cadeado e as correntes de um terreno em frente à minha residência em Muriqui, onde eu tenho as chaves do cadeado para cuidar do mesmo há pelo menos 30 anos, porque antes quem cuidava era meu falecido pai. Tenho fotos e gravações de tudo e todos, o mentor que se identifica por Aldecir Rigueiras Monsores, como dono do terreno, sem nenhuma prova, onde fomos todos parar delegacia de Mangaratiba e esse senhor não apresentou nenhum documento do terreno. Solicitou na Ampla um relógio, ilegalmente, porque sabe-se que só pode pedir luz com a autorização da prefeitura com o documento de licença para obra, e isso eles não têm. Na saída da delegacia esse mesmo senhor ameaçou meu marido de morte, tendo então voltado à delegacia e fazendo um boletim de ocorrência com testemunhas. Quero deixar claro que o IPTU deste terreno foi negociado na prefeitura de Mangaratiba juntamente com um advogado da família dos herdeiros, onde meu marido teve que apresentar o seu CPF para ser o responsável pelo mesmo e o IPTU de 2014 foi pago integral. Não temos nenhum interesse em tomar posse desde terreno e sim comprá-lo, e já estamos negociando com o advogado da família dos herdeiros. Por isso fica o aviso pessoas que têm terrenos ou que morem próximos a terrenos vazios.”  (Dayse Mendes Walter Oliveira)

Nadar, nadar…

O vereador Rodrigo Bondim apostou suas fichas no projeto da Clínica da Família, uma parceria do governo do estado com a prefeitura municipal. Conforme suas publicações nas redes sociais, ele tem acompanhado o desenvolvimento das obras com muita atenção: “Estive hoje na Praia do Saco acompanhando as obras da Clínica da Família do município, que ficará localizada próximo ao Corpo de Bombeiros. Os operários estão trabalhando diariamente na obra, e segundo o encarregado Marcelo Ferreira, a previsão de entrega é para o mês de fevereiro. Para quem ainda não conhece, na Clínica da Família a prefeitura cedeu o terreno e executou sua parte na obra, que era toda a fundação. O Governo do Estado começou a sua etapa na parceria, que é a construção e equipamentos. A Clínica da Família terá capacidade para até oito mil atendimentos. O projeto terá mil metros quadrados total. Terá recepção, atendimento ambulatorial com três consultórios, dois espaços diferenciados com sanitário para ginecologia, consultório para odontologia com duas equipes e área para escovação, sala de procedimentos, sala de reuniões, sala de imunização, farmácia, copa/cozinha, sala para administração, almoxarifado e dois vestiários para funcionários. Uma excelente notícia para a população de Mangaratiba, que necessita de uma atenção especial na área da saúde. Um abraço a todos e fiquem com Deus.” (Rodrigo Bondim)

E morrer na praia

Nada contra o empenho do vereador em tentar melhorar as condições dos equipamentos públicos capazes de atender à nossa população. Todavia, neste final de ano conturbado, especialmente com a área da saúde descendo ladeira abaixo, até com o fechamento de unidades, a sempre atenta Leila Castro “meteu o dedo na ferida”: “Quem irá pagar os funcionários da Saúde para este PSF? Se já temos postos de saúde sem médicos e pessoal técnico, se já temos postos de saúde sem medicamentos e se já temos postos de saúde que não atendem em sua capacidade normal, como termos um PSF? Queria entender! Mais um prédio para constar que “fizeram” obras neste governo ou para adiantar o serviço para outra gestão? Deve ser isso, afinal, não funcionará mesmo em sua capacidade de 8.000 atendimentos. Sem pessoal fica complicado! Sem pagar direitinho, mais ainda!” (Leila Castro)

Emagrecendo

O valor de mercado da Petrobras no fim de setembro era de R$ 229,72 bilhões, praticamente inalterado em relação ao fim de setembro de 2013, de acordo com as informações divulgadas ontem à noite pela estatal. No entanto, na comparação com o preço das ações no fechamento do pregão de sexta-feira na Bolsa de Valores de São Paulo, houve queda de 45%. Pela cotação de ontem, o valor de mercado da empresa era de R$ 127,04 bilhões. (Fonte: Valor Econômico)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s