11 de dezembro de 2014

Frase do dia

Muitos se lamentam de ter memória curta, mas ninguém se lamenta de ter pouca inteligência. (provérbio ídiche)

Mutatis mutandis

A crise em Meriti parece não ter atravessado a rua. Alheios ao caos que toma conta da cidade, os vereadores se reuniram na câmara, em frente à prefeitura, para eleger o novo presidente da Casa. E Carlos Alberto Rodrigues, que faz parte da base aliada de Sandro Matos, foi escolhido por unanimidade. Conhecido como Bebeto, ele toma posse no dia 1º de janeiro. Enquanto isso, a prefeitura de Meriti não soube informar quando o mês de setembro será pago, mas disse que outubro está sendo regularizado. E prometeu pagar novembro até o fim de dezembro. Já em Mangaratiba acontece, hoje, a eleição do novo presidente da câmara. Como o blog antecipou há mais de quinze dias, o atual presidente Pedro Capixaba afirmou, na sessão da última terça-feira, que não será candidato. Aliás, a câmara vai devolver cerca de três milhões de reais aos cofres da prefeitura.

Pantomima

A penúltima sessão do ano da câmara municipal de Mangaratiba caracterizou-se pela tragicomédia. Se o projeto era a favor do governo, eram seis votos favoráveis a três contra. Se fosse de interesse da oposição, eram seis votos contrários e três favoráveis.

Última sessão

Acontece hoje a última sessão do ano da câmara municipal de Mangaratiba. Na ocasião. Deve ocorrer a eleição da nova mesa diretora da casa. Todos os indicadores apontam que o vereador Rodrigo Bondim será eleito presidente da casa para o ano de 2015, principalmente em vista da recusa do vereador Pedro Capixaba em concorrer. Todavia, há informações de que o vereador Vitinho já ameaçou o grupo do atual prefeito de se passar para a oposição, caso o Bondim seja eleito com o apoio do governo.

A propósito

O sumiço do vereador André Banana das últimas sessões e articulações políticas se deve, como foi informado ao blog, de problemas familiares envolvendo o estado de saúde de sua mãe. Não se trata, portanto, de nenhum movimento de caráter político.

Prevenção nas praias

Do vereador Alan Bombeiro: “O verão se aproxima e a temática prevenção nas praias de Mangaratiba foi um dos assuntos que levantei discussão no plenário da Câmara Municipal. Mais uma vez, questionei até quando vão ter que morrer pessoas para que providências sejam tomadas com relação a importância de guarda-vidas nas praias, ou simplesmente a colocação de placas de sinalização informando aos banhistas que as mesmas não são guarnecidas.
Na tribuna, usando o Tema Livre, lembrei que desde início do mandato fiz indicações para o Executivo colocar placas indicativas informando não haver guarda-vidas nas praias. Será difícil fazer isso? Mais uma vez, reforcei esse pedido no Legislativo, não como oposição, mas como pessoa, cidadão e pai. Na minha fala, recordei de uma recente tragédia em Praia Grande, quando uma criança de seis anos perdeu a vida. Destaquei que se os pais tivessem sido orientados, teriam tomado mais cuidados com o seu filho. Infelizmente, as pessoas acham que a praia por ser calma não tem risco, mas é perigosa sim. Por isso, são necessários profissionais para, pelo menos, orientar as pessoas. Quanto guarnecer as praias com guarda-vidas enfatizei que o estado deixou bem claro que se conversasse antes, existia sim uma parceria. No entanto, esse governo não está tendo o cuidado com o ser humano, com a vida. Em 1997, quando entrei no Corpo de Bombeiro, criamos o primeiro grupo de salvamento em Mangaratiba. O município resgatou esse projeto de GVMs que funcionou muito bem no verão de 2013, mas em 2014 foi extinto.Como tenho dito nas sessões, na reunião de hoje reforcei que “Prevenir é melhor do que salvar”. Argumentei que minhas ideias não são para me reeleger, o que não quero é discutir na câmara estatística de mortes por afogamento. No entanto, se continuar do jeito que estar, isso será inevitável.

Turismo com proveito

Dando seguidas “aulas” de como deve ser explorado o atrativo turístico, começou ontem o 1º Festival Águas, em Paraty. Na programação estão apresentações de música e teatro, além de exposições de arte, com objetivo de valorizar a identidade local e a diversidade de linguagens e formatos.  As atividades serão realizadas até sábado na Casa da Cultura, que fica na Rua Dona Geralda, nº 177, no Centro Histórico. Entre as atrações está uma mostra de trabalhos de um projeto educativo desenvolvido no local. Serão expostas obras a partir de materiais como carimbos, modelagem em argila, desenho e pintura, informa nota da assessoria da Casa da Cultura. Além disso, estão previstas apresentações teatrais com foco no improviso, envolvendo ritmo, voz, consciência corporal e espacial. A entrada do público é de graça.

Corrupção

Agora as informações da atuação do Ministério Público Federal no combate à corrupção estão organizadas em um só lugar. O MPF lançou ontem o Portal de Combate à Corrupção. No site, você vai encontrar tutorias das ferramentas de controle, estatísticas, um glossário da corrupção, além de uma linha do tempo com os principais casos. Siga o link: http://combateacorrupcao.mpf.mp.br>

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s