5 de novembro de 2014

Frase do dia

Alguns ouvem com as orelhas, outros com o estômago, outros ainda com o bolso e há aqueles que não ouvem absolutamente nada. (Kalil Gibran)

Barbas de molho

Vem tormenta por aí para os vereadores da atual e da anterior legislatura de Mangaratiba. O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, conselheiro Jonas Lopes, determinou auditoria para examinar a legitimidade e a legalidade das despesas feitas pelas 91 câmaras dos vereadores do estado com passagens aéreas, hospedagem e traslados para a participação dos políticos e servidores em cursos de capacitação em cidades turísticas do país. A investigação foi determinada depois que 20 dos 21 vereadores de São João de Meriti viajaram no último dia 30 para um curso de quatro dias em um hotel na paradisíaca praia de Cabo Branco, em João Pessoa, na Paraíba, organizado pelo Instituto Capacitar, ao custo de R$ 107.300. A apuração dos gastos municipais com esses cursos de capacitação para vereadores será retroativa a 2010. Em todas as inspeções especiais que serão feitas nos 91 municípios, os auditores do TCE-RJ verificarão, além da legitimidade e da legalidade das despesas, a pertinência dos cursos de capacitação para o exercício do mandato dos vereadores. Chama atenção o fato de que já ocorreu em outras câmaras, sempre ou quase sempre com o mesmo instituto, sempre em balneários turísticos e sempre nos fins de semana.

Fiscalização

A lei é clara. Só podem atuar no trânsito agentes qualificados para tal e contratados através de concurso público, mas, ao que parece, o prefeito de Itaguaí, Luciano Mota, está se lixando para o que a lei determina. Pelo menos é o que sugere o fato de ele manter como guardas municipais e agentes de trânsito 753 funcionários admitidos através de contratos temporários. Esse descaso com a lei, entretanto, se depender do Ministério Público, está com os dias contados, pois a  2ª  Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva núcleo de Angra dos Reis ajuizou ontem uma ação de improbidade administrativa contra Luciano e o ex-prefeito Carlos Busatto Junior, o Charlinho, por conta das contratações irregulares de servidores entre os anos de 2010 e 2014. (Fonte: Elizeu Pires)

A propósito

Apesar de alguns adversários políticos do ex-prefeito Charlinho aproveitarem a notícia para misturá-lo no mesmo pote que o atual, Luciano Mota, há que se considerar que o prefeito anterior firmou um Termo de Ajustamento de Conduta junto ao Ministério Público objetivando regularizar a situação e que o cumprimento desse TAC seria de responsabilidade do atual prefeito.

Turismo com proveito

Com propostas que valorizam ingredientes locais, Búzios, na Região dos Lagos, e Paraty, no sul do estado, vão receber consagrados chefs do Brasil e do exterior nas próximas semanas. Em Paraty, o “Folia Gastronômica”, que será realizado de 1º a 16 de novembro, congrega 33 restaurantes, cafés e hamburguerias locais em torno de um objetivo: celebrar a cozinha caiçara com receitas à base de mandioca. A Praça da Matriz concentrará as oficinas com chefs convidados como Roberta Sudbrack, Alex Atala, Mônica Rangel, César Santos e Juarez Campos. (Fonte: O Globo)

Depois das eleições

A Agência Nacional de Energia Elétrica determinou nessa terça-feira o aumento das tarifas da Light em 17,75% para os clientes residenciais de baixa tensão. O reajuste entrará em vigor a partir da sexta-feira em todas as regiões atendidas pela empresa, com atuação no estado do Rio. Segundo a Light, o reajuste pedido à Aneel foi na faixa de 20%. No entanto, a agência informa em seu site que o pedido foi de 25,04%. Na semana passada, Roraima teve reajuste superior a 50%. (Fonte: O Globo)

Depois das eleições II

Durou pouco o sonho da presidente Dilma Rousseff, que pensava em ter mais liberdade para governar em seu segundo mandato. Na reunião da noite de segunda-feira, dia 3, a Comissão Executiva do PT aprovou uma Resolução Política que impõe à presidente a adoção das principais diretrizes do partido e desde já adverte que a legenda vai opinar até nas definições da política econômica. “O PT deve buscar participar ativamente das decisões acerca das primeiras medidas do segundo mandato, em particular sugerir medidas claras no debate sobre a política econômica, sobre a reforma política e em defesa da democracia nos meios de comunicação. É preciso incidir na disputa principal em curso neste início do segundo mandato: as definições sobre os rumos da política econômica”, diz o documento aprovado pela Executiva. (Carlos Newton – tribuna da internet)

Anúncios

3 respostas em “5 de novembro de 2014

  1. Sr. Editor,
    com a construção de uma escola de lata, sim, de lata, onde era a rodoviária de Mangaratiba, na Praia do Saco, o desprefeito não só não cumpriu promessa de sua primeira eleição que era construir uma nova rodoviária, como acabou com a que tinha, embora esta só fosse utilizada pela Viação Cidade do Aço com a linha Mangaratiba – Barra Mansa e que agora para em algum lugar qualquer.
    A propósito, se olharmos para trás e usarmos um termo tão utilizado recentemente, percebemos que Mangaratiba vem sendo desconstruída a cerca de 10 anos. Primeiro foi o Dr. Niltinho quem abandonou a cidade ao nada fazer e nem lixo coletar, depois foram cerca de 6 anos de Aarão que nada fez e agora já são mais de 3 anos de Capixaba que não só nada faz como ainda destrói coisas que estão feitas. Sugiro que as placas que indicam Mangaratiba e seus distritos como destino sejam tampadas com tarjas pretas num sinal de luto por uma cidade que está morrendo em passos largos através das mãos de seus próprios filhos, os saqueadores e os coniventes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s