28 de outubro de 2014

Frase do dia

Não deixe uma pequena disputa ferir uma grande amizade. (Dalai Lama)

Inconformado

Ao contrário do senador Aécio, que assim que soube não ser mais possível superar sua adversária na apuração telefonou-lhe dando os parabéns, o senador Crivella preferiu espernear. Após deixar jornalistas esperando sua presença e colocar seu candidato a vice, general Abreu na “saia justa” de dar explicações, ele finalmente apareceu dizendo que vai à justiça contestar o resultado. Rejeitado nas urnas pela maioria dos eleitores do estado do Rio de Janeiro, o senador e bispo da Igreja Universal do Reino de Deus, Marcelo Crivella, não está aceitando o resultado da eleição e disse que é cedo para o PMDB comemorar a vitória porque foram impetradas 13 ações por abuso de poder econômico contra a candidatura vencedora. Crivella confirmou que pretende recorrer ao Supremo Tribunal Federal para ver julgados os pedidos de cassação do registro de candidatura de Luiz Fernando Pezão.  A afirmação do candidato derrotado causou risos entres os caciques do PMDB fluminense, que entendem a situação e apontam que em termos judiciais a posição de Crivella não é nada confortável, pois a fiscalização do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), fez vários flagrantes em templos da Igreja Universal, constatando abusos e crimes eleitorais, tendo, inclusive, lacrado um deles no último sábado, em Duque de Caxias, onde foram apreendidos materiais de campanha que seriam distribuídos entre os fieis, possivelmente para a boca de urna no dia seguinte. (Elizeu Pires)

A maioria

Não foi só na distribuição geográfica dos votos do segundo turno, nem nos mais de cinquenta milhões de votos dados ao candidato derrotado que ficou caracterizado o inconformismo da população. Pelas “regras do jogo”, Dilma Roussef venceu com cinquenta e quatro milhões de votos, de um total de cento e quarenta e dois milhões de eleitores habilitados. O fato a ser observado com atenção é que a soma dos votos dados ao candidato Aécio, mais as abstenções, os votos em branco e nulos, alcançaram em torno de oitenta e oito milhões de votos que não foram para a candidata petista.

Reflexo imediato

No “day after”, o índice Bovespa, principal indicador da bolsa de valores de São Paulo, caiu 5,18%. As ações ordinárias da Petrobrás despencaram 11,72%; as preferenciais caíram 12,15%. As ações do Banco do Brasil caíram 4,43%. A cotação do dólar fechou em alta, a R$ 2,525.

Reflexo imediato II

 A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo revisou para baixo sua projeção de aumento de vendas no Natal deste ano, em comparação com igual período no ano passado.  Caso a nova projeção se confirme, o patamar de elevação nas vendas relacionadas ao Natal seria quase a metade do observado na mesma data em 2013, quando o faturamento do comércio cresceu em relação a 2012. A entidade também reduziu suas projeções de contratação de temporários para a data, bem como a estimativa de retenção de temporários para vagas fixas após o Natal, devido à possibilidade de continuidade de ritmo de vendas mais fracas no comércio, para os próximos meses. (Fonte: Valor Econômico)

Enquanto isso

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, literalmente “demitido” em plena campanha eleitoral, disse nessa segunda-feira que está feliz com o resultado das eleições. Segundo ele, depois das eleições, tudo fica mais fácil porque se tem o fim das disputas. Ele observou ainda que após o pleito há o fim da paixão e a volta da racionalidade. Segundo ele, “o resultado das urnas mostra que a população está aprovando a políticas que estamos praticando”.

Fragmentos

Um dos reflexos da gestão errática do prefeito de Itaguaí, Luciano Mota, que é do mesmo partido do candidato Aécio, foi que, no município vizinho, a presidente Dilma obteve 36.297 votos, enquanto ele ficou com 23.230. Já em Mangaratiba, Aécio venceu com 52,08% contra 47,92% de Dilma.

E se fosse aqui?

Acusado de ter recebido R$ 22,5 milhões em propina e condenado pelo Tribunal Intermediário número 2 de Pequim, o ex-ministro de Ferrovias chinês Liu Zhijun foi condenado à pena de morte, adiada por dois anos, o que no sistema judiciário de seu país equivale a uma prisão perpétua. Liu foi responsável pelo gerenciamento da gigantesca rede de ferrovias chinesas entre 2003 e 2011, até que a Comissão Disciplinar do Partido Comunista da China abriu uma investigação contra ele por violações da disciplina. O veredito do tribunal considerou o ex-ministro culpado de suborno e de abuso de poder.

O Zoto

Você conhece o Zoto?Zoto

 

Anúncios

2 respostas em “28 de outubro de 2014

  1. Enquanto isso

    O ministro zumbi, só esqueceu de dizer que não foi a população que trabalha e paga imposto, que concordou com ele.

  2. discordo prof,pois não se pode computar as abstenções para nenhum lado,pois para esses tanto faz um ou outro,já o voto branco não aceita nenhum candidato

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s