Cotidiano

Frase do dia

O jogo da vida é como o jogo de xadrez. No final da partida, rei e peão são guardados na mesma caixa. (Anônimo)

IPTU

Circula a informação de que a atual gestão municipal planeja reestruturar o sistema de cálculo do IPTU. Pelo novo modelo, o município será dividido em zonas de cálculo diferenciado. Para algumas dessas áreas, o aumento será de trinta por cento, para outras, quarenta por cento. Para áreas onde houver empreendimentos comerciais e/ou condomínios, o aumento pode chegar a sessenta por cento.

Peixe

Diante do comentário de um visitante que, há muitos anos não vinha a Itacuruçá e que tinha o desejo de comer um peixe da baía, mais especificamente uma sororoca, seu interlocutor apontou uma verdade inquestionável. Há muitos anos, nem as peixarias locais dispõe de pescados oriundos da baía. São todos comprados na Ceasa, e os preços ao consumidor são os mesmos do Rio de Janeiro. Até a nova peixaria, construída para ser ponto de apoio aos pescadores da colônia de pesca, foi arrendada e não mais atende a essa função. Os poucos pescadores artesanais que se mantém em atividade vendem seus produtos na beira da praia, nos finais de semana.

Cubanos

Dos 146 profissionais esperados pelos municípios da Baixada Fluminense através do programa “Mais Médicos”, do governo federal, até agora, encerrada a segunda etapa do processo de inscrição, menos da metade vai efetivamente trabalhar nas unidades de saúde da região. Foram definidos 61 profissionais, dez deles de outros países. Vão atuar em 12 dos 13 municípios inscritos no programa e Itaguaí é a cidade escolhida por mais médicos estrangeiros, três profissionais. (Fonte: Elizeu Pires)

Suplício de uma Educadora!

Vale a pena repercutir o desabafo. “Povo de Mangaratiba. Literalmente estamos no fundo do poço. O prefeito que não sabe administrar, ou melhor, não quer administrar a cidade, a não ser em beneficio próprio. Câmara omissa e vendida ao executivo sem exceção, pois mesmo aqueles eleitos por partidos de oposição como PT e PDT claramente venderam suas almas ao executivo. O judiciário municipal parece estar vendo a banda passar. O que nos resta então? Se manifestar, falar, gritar da maneira que pudermos, pois alguém uma hora vai ouvir a nossa voz. Em 20 anos de magistério nunca vi Mangaratiba vivendo um estado de verdadeira calamidade pública. Não tem papel ofício nas escolas e quando quase imploramos pelo mesmo nos olham como tivéssemos a obrigação de comprar e quando isso não mais acontece, pois estamos fartos de tanta decadência e autoritarismo, nos olham como se fossemos, ‘mão de vaca’‘. Mas o que está em questão não é o simbólico valor de cinco reais referentes a 100 folhas de papel ofício, não é isso. O que está em pauta é sermos mal pagos, sem aumento salarial e sem diálogo com o executivo. É trabalharmos diariamente sem condições de trabalho, sem material didático, merenda de péssima qualidade e em quantidade insuficiente para atender alunos e funcionários. É justo um professor ganhar um salário base de R$ 822,00 e ainda ter que comprar papel (no mínimo 3 resmas /mês) onde cada resma com 500 folhas custa em torno de 15 reais? Faz as contas. Sem falar em lápis, borracha e cola branca (encontra-se em extinção na educação). É justo para um professor arcar com esses custos mesmo amando o que faz e seus alunos? Não, não e não. Não compro mais nem um alfinete pois vejo o dinheiro público sendo gasto em festas e mais nada. Não tem obra, não tem saúde, não tem educação. Professores , vamos protestar, não comprando o que deveria ser dever do município, porque o nosso, fazemos todos os dias, que é ensinar. Um abraço!” (De uma professora em uma rede social)

Desabafo II

Em relação ao assunto das enchentes e inundações de muitas casas na praia do saco, gostaria de saber qual o verdadeiro motivo destes alagamentos. Tenho uma casa na rua Maranhão e este ano já alagou várias vezes. Deixei de vender a casa por causa deste alagamento. Aluguei a casa e o inquilino colocou a válvula de retorno e a casa alagou mesmo assim. O nível da água subiu no joelho, o inquilino perdeu quase todos os móveis. Minha casa não está abaixo do nível da rua, a altura é normal. O que tem que ser feito? Qual a responsabilidade da prefeitura neste caso? Estou supertriste com esta situação. Pensei até em morar em Mangaratiba, já que não tenho casa própria no Rio, mas, como posso morar em uma casa que alaga até o joelho? A outra opção é vendê-la, mas essas enchentes desvalorizam muito os imóveis na praia do saco. Tristeza. (De um veranista com casa na Praia do Saco)

4 respostas em “Cotidiano

  1. bom dia professor,
    NR. AO DESAFETO II
    sou morador da praia do saco a 54 anos….
    porem ao longo dos anos a praia do saco NUNCA MUDOU E Nem VAI MUDAR, sera sempre assim!! sempre sera culpa dos governantes e nunca do mar !!! os compradores não procuram saber dos problemas dos bairros depois querem culpar A OU B.
    ** tenho uma casa pra vender na praia do saco, na parte de cima a cem metros da rua da praia, próximo A UMA NASCENTE… golfinho d`água natural, o motivo é: tenho cavalos e asfaltaram toda as ruas do meu bairro, vou me mudar, porem estou a procura em outro municipio já arranjei varias, porem apos buscar informações a coisa é outra…. aqui passa enchente quando chove…ali a força da água potável não sobe….em fim na compra se buscarmos as informações teremos algo melhor creiam!!!
    fique com deus e um grande abraço

  2. SOU MORADOR DA PRAIA DO SACO HÁ 40 ANOS E NUNCA VI A MESMA NA SITUAÇÃO CALAMITOSA EM QUE SE ENCONTRA. DOMINGO FUI TOMAR UM SORVETE COM MINHA FAMÍLIA NA ORLA E QUASE NÃO CHEGUEI NA SORVETERIA POIS INSUPORTÁVEL ERA O MAU CHEIRO DO VALÃO QUE CORTA A PRAIA. NUNCA VI UM MAU CHEIRO DESSE NA PRAIA., OUTRO DIA PASSANDO POR IBICUI E CENTRO DE MANGARATIBA PERCEBEMOS O MAU CHEIRO DA CIDADE E CHEGAMOS A CONCLUSÃO QUE MANGARATIBA ESTÁ VIRANDO UM ESGOTO. AGORA, NA PRAIA DO SACO HA O PROBLEMA DAS MARÉS. MAS SERÁ QUE SE A PMM LIMPASSE AS MANILHAS E CÓRREGOS ESSE PROBLEMA NÃO SERIA AMENIZADO? POIS EM 40 ANOS NUNCA VI A PS INUNDAR COM TANTA FREQUÊNCIA. E PARA PIORAR NÃO VEMOS A PMM IMPLANTAR NENHUM TIPO DE PLANEJAMENTO PARA AS CHUVAS DE VERÃO. DE SANEAMENTO E DESPOLUIÇÃO DE NOSSOS RIOS E PRAIAS. É LAMENTÁVEL E TRISTE VER O MUNICÍPIO QUE ESCOLHI PARA VIVER SER TRANSFORMADO EM UMA SÃO JOÃO DE MERITI.

    • moro na praia do saco a 24 anos nuca tinha entrado agua na minha casa mais na ultima chuva de janeiro entrou duas vezes ficamos sem luz e o mais engrazado nao tivemos algum representante da prefeitura andando pelas ruas verificando se avia pessoas em risco naveguei da minha casa ate o canal ou seja ao redor da escola (RUA AMAZONAS E RIO DE JANEIRO )rua SAO PAULO ,mais com tudo foi pedido limpeza de bueiros o canal da orla dragagem do canal do rio da praia do saco mais a engenharia da prefeitura dragou o rio e aterrou a praia colocou uma vareira maior para que as aguas da chuva nao tenham como escoar para o mar pois a mare recua mas a chuva nao e ate agora continua na mesma os politicos entram de ferias as chuvas nao sera que teremos que procurar a lei ou trocar de cidade ou melhor trocar os politico ou passar a conta para eles das perdas de moveis etc…

      • A situação da Praia do Saco é realmente vergonhosa. Há tempos venho fazendo inúmeras solicitações à Prefeitura para a dragagem do rio, limpeza do valão e nada! Já utilizei o blog e jornais também como forma de desabafo e o que mais me entristece é não ver nenhuma ação da Prefeitura. Tenho até minhas dúvidas se esse prefeito realmente existe, porque diante de tudo que temos vendo acontecer na cidade e a sua falta de pronunciamento, fica difícil de acreditar que temos governante. Estou esperando ansiosamente o mês de novembro, pois conforme prometido pela Secretária Nathália, após ter feito uma reclamação no jornal Atual, iniciarão obras na Praia do Saco. Aguardemos…..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s